4 erros cometidos na estratégia e organização de um escritório de advocacia

Administrar um escritório de advocacia não é tarefa fácil. É preciso um ótimo planejamento e organização para que seu negócio funcione. Afinal, seu objetivo é conseguir uma maior carteira de clientes e ser referência no seu setor.

Mas a falta de planejamento pode trazer problemas graves para a sua empresa. Um escritório de advocacia lida muito com processos e petições, todos com prazos estipulados. Dependendo do tamanho do escritório, um cliente pode ser uma grande empresa, o que exige um pouco mais de cuidado e atenção. Sem organização, alguns escritórios podem “perder o controle” e não conseguir atender toda a demanda – esse é um dos problemas mais comuns de serem vistos. Para você não se perder em toda essa administração, selecionamos quatro erros que precisam ser evitados por sócios e gestores do meio jurídico.

Falta de planejamento

É o principal erro entre gestores desta área. Muitos abrem um escritório de advocacia sem saber em que área irão atuar, que tipo de cliente vão atender e quais serviços vão oferecer. É necessário, antes de tudo, montar um plano de negócio e preparar estratégias. Lembre-se: sem planejamento e organização, sua empresa não vai conseguir crescer.

Falta de gestão financeira

Toda empresa quer garantir sua saúde financeira. É o caso do escritório de advocacia, que busca sempre preservar um equilíbrio financeiro. No entanto, para ter um controle das finanças, é necessário ter uma gestão adequada. É aí que mora o problema: muitas vezes os escritórios não estão preparados para isso. É preciso ter um controle eficaz do fluxo de caixa, bem como um controle das finanças do escritório.

Falta de modernização

A tecnologia é a sua nova melhor amiga, por isso, não tenha medo dela. Essa modernização é importante, embora muitos escritórios resistem ao uso de softwares que agilizam e ajudam na gestão da empresa. Com as ferramentas certas, você pode organizar as suas tarefas, prazos, documentos e até as finanças. Hoje, já existem softwares que ajudam a administrar todas as áreas do escritório, o que é uma grande facilidade para sua gestão.

Falta da divulgação da marca

Muitas empresas encaram a publicidade como um gasto e isso é um engano. Esse é um dos maiores erros do escritório de advocacia, que as vezes soma-se ao receio de desrespeitar o Código de Ética e Disciplina da OAB. O escritório precisa investir em sua marca com o objetivo de divulgá-la e deixá-la conhecida, e existem formas de fazer isso se mantendo de acordo com as normas. Tenha esse diferencial. Crie uma identidade para seu escritório que fará as pessoas se lembrarem da sua empresa ao longo dos anos.

A Alkasoft, empresa de tecnologia em software, tem a ferramenta perfeita para o seu escritório: o Lawyer. Uma solução completa para todas as áreas da sua empresa. Com clientes de diversos portes e segmentos, o software permite o gerenciamento da carteira de clientes e processos, financeiro, contratos e agenda de prazos. Uma ferramenta feita para facilitar o dia a dia do seu escritório.

Gostou desta solução? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos produtos. Em nosso site, você também pode solicitar uma demonstração da nossa ferramenta de forma gratuita. Não perca mais tempo! Deixe a Alkasoft surpreender você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *