Como fazer a gestão de um escritório de advocacia?

O Direito é uma área de conhecimento bastante antiga e, como não poderia deixar de ser, tradicional. Por isso, é bastante comum que um escritório de advocacia tenha certa resistência em criar novos processos visando a uma melhor gestão. No entanto, essa iniciativa de inovação é necessária se você busca sucesso e longevidade para a sua empresa.

Mas como fazer uma melhor gestão de um escritório de advocacia? Bem, o primeiro passo (e o mais importante!) você já deu, que foi reconhecer o problema e procurar uma forma de resolvê-lo. Pode deixar que, a partir de agora, nós ajudaremos você. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as principais dificuldades em implementar novos procedimentos que visem a uma melhor gestão e também sobre algumas dicas para colocar em prática e gerir melhor o seu escritório de advocacia. Confira!

Escritório de advocacia: organização é fundamental

A organização não é requisito apenas de um escritório de advocacia, mas de qualquer empresa que queira manter-se no mercado. No entanto, quando se trata de processos, audiências, provas, entre outras rotinas que envolvem o Direito, pode-se imaginar a quantidade de documentos existentes.

E para que você não se perca em meio a eles, é necessário criar formas de catalogá-los e de deixá-los acessíveis a qualquer pessoa autorizada. Afinal de contas, você não quer perder nenhum documento, não é mesmo? Muito menos passar horas em busca de uma informação por pura desorganização.

A fim de garantir uma melhor organização, você precisa levar em consideração duas frentes: uma mão de obra especializada e, tão importante quanto, um software que permita a automatização de algumas demandas.

A mão de obra especializada é de extrema importância, porque evita que advogados utilizem grande parte da jornada de trabalho em demandas que não são da alçada deles e que, muitas vezes, podem ter um resultado abaixo do esperado.

Já imaginou pedir a um advogado que ele organize as pastas dos clientes? Ele levaria uma tarde inteira para finalizar a atividade e, muito provavelmente, haveria erros.

É mais ou menos como se você pedisse para que um arquivologista fizesse uma petição inicial. Certamente não sairia um bom trabalho, concorda? Portanto, invista em uma equipe especializada em suas próprias atividades!

Agora, em relação a automatizar processos, acredite: isso pode melhorar e muito a gestão do seu escritório de advocacia!

Atualmente, já existem softwares jurídicos especializados em gestão. Eles conseguem gerenciar tanto a sua equipe quanto os processos e ainda geram relatórios para que você e seus clientes possam acompanhar tudo que acontece na empresa.

Sabe aquelas tarefas que você sempre deixa para depois? Com um software especializado, não precisará mais preocupar-se com elas. Essas tecnologias também aumentam a produtividade, identificam gargalos que impedem o desenvolvimento e minimizam erros por perda de prazos, por exemplo.

A equipe está resistente a modificar processos, e agora?

Conforme dito acima, o Direito é um ramo conservador e, por isso, transformar a gestão do seu escritório de advocacia pode ser mais difícil do que você imagina.

Mas não se desespere! Quase todas as mudanças, em um primeiro momento, geram estranhamentos e insegurança. Afinal, por que mudar procedimentos que, até então, funcionavam?

A primeira alternativa para contornar essa resistência é escolher bem o software de gestão para a sua empresa. Ele precisa ser intuitivo e eficiente. Toda a equipe precisa perceber, logo no início, as vantagens que ele oferece para as rotinas dentro do escritório. Do contrário, ninguém se esforçará para implementá-lo no dia a dia.

Após escolher um software capaz de causar uma boa primeira impressão, é o momento de investir em treinamento. Muitas empresas oferecem treinamento no primeiro mês, para que os principais problemas sejam identificados e, em seguida, corrigidos.

Ao seguir essas duas dicas simples, você, com certeza, conseguirá implementar o software na rotina da sua equipe. E, além de conseguir fazer uma gestão mais eficiente da sua empresa, seus colaboradores terão mais tempo livre para se dedicarem às atividades que realmente importam.

Melhorar a gestão e aumentar a produtividade. Essa é a receita perfeita para o sucesso, não acha?

A Alkasoft investe em uma solução que facilita a gestão de escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos: o Lawyer! Com ele, você gerencia as principais atividades da sua empresa, otimizando e organizando os processos internos.

Ficou interessado? Solicite uma demonstração e, em seguida, diga-nos o que achou!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *