Mapeamento de marca: como a tecnologia pode otimizar o processo

Um dos maiores patrimônios de uma empresa é a sua marca. É ela que, se bem cuidada, pode gerar lucros e trazer maior confiabilidade ao seu produto. Dessa forma, é importante que empreendedores estejam sempre atentos para que outras empresas não copiem ou se apropriem de determinados elementos de sua obra, configurando plágio. Para isso, a solução é estabelecer um eficiente processo de mapeamento de marca.

Atualmente, já existem softwares com algoritmos que comparam todas as marcas e apontam as colidências entre elas. Muito mais simples e prático, você consegue monitorar marcas e fazer o mapeamento de uma marca e ser notificado sobre eventuais plágios a tempo de tomar as medidas cabíveis previstas em lei.

A tecnologia como aliada no mapeamento de marca

Conheça as principais funcionalidades que o software especializado no processo de mapeamento de marca pode oferecer:

  • Monitoramento de marcas: consiste no monitoramento constante da Revista da Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente pelo INPI, com o intuito de detectar pedidos e registros de marcas colidentes com a marca que está sendo monitorada.

Nesse processo, todos os termos que compõem o nome da marca são levados em consideração, utilizando técnicas e algoritmos capazes de encontrar e priorizar semelhanças de acordo com a sua relevância.

Ao detectar colidências com a marca monitorada, uma notificação é enviada ao usuário – por e-mail ou SMS – alertando-o a respeito. Simples e prático, não é necessário alimentar o sistema com termos de pesquisa positivos ou negativos, basta escolher a marca.

  • Palavras-chave: similar ao monitoramento de marcas, as palavras-chave servem para detectar pedidos e registros de marcas colidentes que estão sendo mapeadas. A principal diferença deste serviço é que ele permite monitorar colidências a partir de termos quaisquer.

Esse tipo de serviço é útil quando diversas marcas de um mesmo titular possuem um termo ou radical semelhante, ou quando é preciso monitorar uma marca em potencial ainda não publicada na RPI.

  • Monitoramento de processos: é o monitoramento constante dos despachos publicados na RPI de Marcas relativos ao processo que está sendo monitorado. Uma notificação é enviada ao usuário – por e-mail ou SMS – sempre que uma movimentação referente ao processo por publicada.
  • Pesquisas na base de marcas: o SigaSuaMarca, por exemplo, conta com mais de 2 milhões de marcas cadastradas, no qual você tem acesso a um motor de pesquisa com reconhecimento fonético que fica 24 horas por dia disponível para execução de consultas. É possível realizar pesquisas com base em filtros tais como termos da marca, número do processo, titular, procurador, entre outras informações.

Além disso, também é possível fazer uma busca preliminar instantânea, que emite um relatório de colidências detalhado a partir de uma expressão textual qualquer informada pelo usuário.

  • Cadastro de usuários: cada assinante pode, opcionalmente, manter seu próprio cadastro dos usuários que terão acesso ao sistema. Os usuários podem ser cadastrados como administradores, com poderes para contratar e configurar monitoramentos, ou restritos, com poderes apenas para realizar pesquisas na base de marcas e acessar relatórios. É um recurso importante para escritórios e corporações com um setor responsável pelo registro e manutenção de marcas. Não há limites com relação ao número de usuários que podem ser cadastrados.

Muito mais eficiente do que fazer o processo de mapeamento de marca manualmente! Além disso, o software possui a inteligência de puxar todos os dados e rastrear marcas sem que seja necessário cadastro. Você também pode filtrar pelo grau de  colidência e ser notificado por e-mail ou SMS.

Não gaste mais horas ou dias analisando relatórios. O SigaSuaMarca faz isso por você!

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