Alkasoft: 25 anos desenvolvendo inovação voltada ao cliente

Alkasoft: 25 anos desenvolvendo inovação voltada ao cliente

Neste ano de 2019, a Alkasoft, empresa de tecnologia voltada a negócios jurídicos, cartórios e monitoramento de marcas, sediada em Florianópolis/SC, completa 25 anos de história.

Nessas bodas de prata, gostaríamos de compartilhar um pouco mais sobre nossa trajetória e os momentos mais especiais desse um quarto de século de desenvolvimento de soluções tecnológicas e de interação valiosa e prolífera com nossos clientes. 

Histórico da Alkasoft

A trajetória da empresa tem início em 1992. Mesmo de modo informal, o desejo de empreender e de ajudar o segmento a se modernizar incentivou os sócios Alexandre Martins, Cicero Triches e Jeferson Martins a iniciar a então chamada Alka Software.

A empreitada tinha como objetivo desenvolver um sistema de registro de imóveis para o 3º Ofício de Florianópolis/SC, e, para isso, o trio utilizava uma sala cedida pelo próprio cartório.

Como o desejo era realmente modificar o cenário do setor, em 1994 houve a formalização da empresa, que passou a se chamar Alkasoft Informática LTDA, mantendo a mesma composição societária. Com isso, o empreendimento passou a contar com sala própria e uma estrutura que permitiu, neste mesmo ano, o lançamento do LAWYER, um sistema para escritórios de advocacia. Esse foi um passo bastante inovador, visto que o software foi o primeiro do gênero para o sistema operacional Windows. 

No ano seguinte, o sistema CART Imóveis, voltado à digitalização de cartórios, já estava sendo utilizado em beta-teste no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Florianópolis, se diferenciando bastante das demais soluções que ainda utilizavam o padrão MS-DOS e suas tradicionais telas pretas e limitações gráficas.

Em 1997, o CART Imóveis foi oficialmente lançado para o mercado, sendo comercializado prontamente em três cartórios, além do 3º Ofício. Em ritmo de constante inovação, no ano posterior, a empresa desenvolveu a solução denominada TEOREMA, voltada à realização de cálculos e atualizações monetárias, já sendo comercializada em 1999.

Outro lançamento importante ocorreu no ano 2000: o TJ on LINE, sistema para captura de andamentos processuais de Tribunais, que serviu de embrião para o Lawyer CAPTURE.

Sempre alinhada às tendências do mercado, ainda em 2005, a Alkasoft percebeu as demandas que seriam trazidas pela mobilidade a partir da popularização do uso da internet. Com isso, a empresa iniciou a comercialização de seu primeiro sistema via internet, o Lawyer Web, que trazia as mesmas facilidades do Lawyer, porém com a vantagem de poder ser acessado a partir de qualquer computador conectado à rede.

Para a Alkasoft, facilitar a rotina dos cartórios sempre foi uma prioridade. Por isso, em 2007, o CART Imóveis começou a passar por ajustes para atender as mudanças demandadas pela normatização exigida pelos Tribunais, iniciando pelo Selo Digital no RS que, em 2011, também foi lançado e implementado em toda a base de cartórios de SC, e, em seguida, de outros estados. 

A fim de profissionalizar ainda mais sua gestão e tornar a empresa mais competitiva, em 2013, suas instalações físicas foram ampliadas e a estrutura organizacional ganhou modificações, passando a contar com equipes especializadas para os diferentes segmentos de atuação, com salas tecnológicas (para desenvolvimento e suporte), salas de negócio e sala administrativa. 

No ano de 2014, a empresa fechou uma parceria importante com a Tagmatec, o que deu início à comercialização do sistema SigaSuaMarca, uma solução inovadora no monitoramento de marcas registradas no INPI. Com isso, a Alkasoft passou a atuar, também, no segmento de Propriedade Industrial/Intelectual.

Em busca da excelência operacional, em 2017, a empresa passou por nova reestruturação, a fim de torná-la ainda mais competitiva e tornar seu negócio mais escalável. 

Visão de futuro

Neste momento, a Alkasoft está completando 25 anos de história, marcados pelo lançamento do produto Lawyer ELEVEN, que traz consigo não apenas uma solução moderna para escritórios de advocacia, como também uma nova plataforma de desenvolvimento, que está servindo de base para o Alkaflow – sistema de controle de atividades e fluxo de trabalho.

E isso é apenas o começo. Em breve, novos lançamentos e aperfeiçoamentos vão ser disponibilizados, visando agregar valor aos nossos clientes, fazendo aquilo que mais gostamos de fazer: desenvolver tecnologia com foco nas reais demandas de mercado.

Clientes: o principal ativo da Alkasoft

Em toda a trajetória da Alkasoft, houve um elemento que estimulou cada lançamento, inovação e melhoria: nossos clientes. Eles são nossos principais ativos e os propulsores de cada movimento da empresa, que sempre teve em seu DNA a orientação ao mercado.

Por isso, nesse momento tão importante, não poderíamos deixar de agradecer a cada cliente que fez e faz parte de nossa história, e que confia nos sistemas desenvolvidos pela Alkasoft e em nossa equipe. Finalizamos com o nosso muito obrigado a todos vocês e votos de mais conquistas e sucesso. 

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