Uma das matérias mais importantes na vida do advogado não está ligada diretamente ao Direito. Está relacionada a habilidades fundamentais para um bom profissional e que, dificilmente, são ensinadas nos bancos acadêmicos. O atendimento ao cliente na advocacia leva em consideração uma soma de fatores que pode impulsionar o advogado para o sucesso, colocando-o em destaque.
Estes fatores não se limitam apenas à matéria jurídica. É claro que conhecimento é necessário, mas a relação com seus clientes demanda outras habilidades que vão de uma postura e linguagem apropriada, empatia, compromisso, atenção e respeito pelo cliente. Além disso, esta relação deve ser baseada na confiança e transparência para ser sólida.
Vale lembrar que o atendimento jurídico não ocorre somente naquele primeiro contato, no momento da prospecção. É necessário investir em um bom atendimento para que o cliente se sinta seguro a fim de minimizar a tensão de um processo judicial ou qualquer outra demanda resultante de um conflito.
Para isso, preparamos algumas dicas de como ter excelência no atendimento ao cliente na advocacia e se tornar uma referência no mercado jurídico. Confira!
Faça uma boa apresentação no primeiro contato
O primeiro atendimento do advogado com o cliente pode ser um divisor de águas na relação entre eles, definindo a contratação ou apenas mais uma consulta que não resultou em nada. Por isso, chegue no horário combinado e vista-se de forma compatível com a situação. Estude o caso do seu cliente e esteja preparado para fazer as perguntas necessárias e explicar com clareza as teses e estratégias que pretende seguir.
É importante também explicar sobre as possibilidades e sobre as diferentes perspectivas, preparando-o para as inconstâncias da justiça. Contextualize o seu cliente explicando de forma mais clara possível tudo o que ele precisa saber sobre o processo ou procedimento.
Use linguagem acessível
Use uma linguagem acessível para que ele entenda o que quer dizer. Saiba que você está conversando com uma pessoa que não tem o mesmo conhecimento jurídico que você. Por isso, evite termos técnicos e caso use, explique usando a mesma linguagem do cliente para gerar esta aproximação e confiança.
Pense que o cliente está trazendo a você um problema que precisa ser resolvido e muitas vezes ele não sabe como. Se você usar uma linguagem jurídica muito rebuscada, a sensação de insegurança dele será ainda maior.
Do contrário, explicar de forma simples, expondo todas as peculiaridades com clareza e transparência vai fazer com que ele sinta mais confiança no seu trabalho, deixando-o tranquilo mesmo ciente dos riscos. Como consequência disso, seu trabalho será mais valorizado e a sua proximidade com o cliente será maior.
Mantenha a organização interna sobre informações e documentos dos seus clientes
Após o primeiro contato com o cliente, é importante ter tudo documentado na ficha de atendimento, como um breve relatório do que foi conversado, contrato de honorários advocatícios, relação de documentos necessários, andamentos processuais, para deixar tudo esclarecido e evitar divergências futuras.
Esta forma de organização vai ajudar não só internamente, mas também em um dos momentos mais importantes na hora de fidelizar o seu cliente: no envio dos relatórios com informações dos processos.
Envie frequentemente relatórios informativos dos processos
Você pode ter inúmeros processos e nem sempre consegue dar atenção em tempo integral a apenas um deles. Entretanto, muitos dos seus clientes possuem apenas um processo com você e por isso aguardam ansiosamente por notícias dele para saber se está resolvido.
Enviar relatórios com uma certa frequência vai demonstrar que você tem interesse na demanda do cliente e que está dando a atenção necessária que ele merece. O cliente ficará mais tranquilo, satisfeito e confiante no seu trabalho, afinal estará por dentro de tudo o que está acontecendo no processo.
Utilize o auxílio de um Software Jurídico
O uso de um Software Jurídico pode refletir muito no atendimento ao cliente na advocacia. Isso porque ao utilizar um sistema legal o advogado terá a sua disposição dados que vão auxiliar em uma análise mais detalhada sobre o caso do cliente de forma mais rápida e eficiente.
Ao ter informações confiáveis, baseadas em estatísticas, somado ao conhecimento jurídico, vai ser mais fácil expor as teses e orientar seu cliente. Além disso, com o software jurídico é possível manter uma boa organização sobre a ficha de atendimento, documentos e informações sobre o andamento do processo e outros detalhes sobre a demanda.
Com isso, relatórios com estas informações poderão ser enviados aos clientes de forma frequente para que eles acompanhem qual a situação do seu processo.
A Alkasoft dispõe de um dos mais completos Softwares Jurídicos do Mercado. O Lawyer Eleven possui funcionalidades que vão auxiliar em uma boa gestão do escritório de advocacia, refletindo em um atendimento com excelência desde o primeiro contato com o cliente até a resolução da demanda. O resultado: mais clientes satisfeitos que não irão medir palavras para falar sobre o seu bom trabalho a outros possíveis clientes.
Quer saber mais práticas que podem ajudar a manter um bom relacionamento entre advogado e cliente? A Alkasoft divulgou uma pesquisa completa para saber quais aspectos os clientes mais valorizam no atendimento jurídico. Confira e agregue ainda mais conhecimento à sua prática.