Blog Jurídico: o passo a passo para um blog perfeito

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Há alguns anos atrás, todos nós, ou pelo menos a grande maioria, fazia parte de alguma comunidade no Orkut ou no Facebook, e isso é normal, já que a cada dia que se passa, a tecnologia vem nos guiando para uma era repleta de descobertas virtuais.

E não seria diferente na advocacia, já que a cada dia nos deparamos com inovações no meio jurídico. 

Um bom exemplo ao citarmos essa colisão entre o meio digital e o meio jurídico são os blogs jurídicos. A única diferença dos blogs convencionais aos quais estamos acostumados é que em blogs normais você pode ver uma resenha de um livro ou filme, desabafos e depoimentos pessoais, enquanto, no mundo jurídico, um blog jurídico tem uma finalidade mais estratégica.

Hoje em dia, se você é um advogado que quer captar clientes e se destacar na frente dos concorrentes, precisa fazer mais do que apenas implementar estratégias de marketing tradicionais em sua advocacia. Você precisa estar onde o seu público está, precisa falar com eles em uma linguagem que possa aproximá-los e conquistá-los, e um blog jurídico pode te ajudar muito nisso, além, é claro, de te ajudar a se tornar um expert em seu nicho de atuação.

Neste artigo, iremos apresentar o tão comentado blog jurídico, destacando suas qualidades, além de dar bons insights para criar o seu blog jurídico e dar um up na sua advocacia. Então, que tal pegar papel e caneta e começar a anotar?

O que é e como funciona um blog jurídico?

Como já mencionamos anteriormente, um blog se resume em uma página online que é atualizada com frequência, podendo ter em seus conteúdos depoimentos e relatos pessoais, ou abordar assuntos do meio empresarial, como é bem comum. Blogs são tidos como um meio de distribuir opiniões e conhecimentos, sendo uma das maiores formas de comunicação das pessoas e de instituições com o mundo.

Ao falarmos sobre um blog jurídico, suas características não são tão diferentes de um blog tradicional. Um blog jurídico é uma página online, normalmente hospedada em um site de um escritório de advocacia ou de um advogado que atua de forma autônoma no meio jurídico.

Os blogs jurídicos são utilizados na advocacia de forma estratégica, com o intuito de captar clientes e gerar leads para o escritório. Simplificando, normalmente quando uma pessoa faz uma busca no google sobre uma dúvida jurídica, ela recebe diversas sugestões de páginas que propõem salientar suas dúvidas, essas páginas normalmente são conteúdos e artigos publicados em blogs jurídicos.

Um blog jurídico tem também como finalidade na advocacia, gerar autoridade para o advogado, pois, essa estratégia dá ao advogado a oportunidade de elaborar conteúdos mais extensos sobre determinados assuntos e publicar em uma página, sendo assim, uma pessoa pode encontrar esse advogado por meio do conteúdo que ele fez e publicou em seu blog jurídico.

Qual a importância de um blog jurídico na carreira do advogado?

Hoje em dia, o meio digital vem conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas, seja nas redes sociais, sites de serviços e produtos, ou blogs jurídicos.

O blog jurídico tem como uma de suas finalidades gerar autoridade para os advogados e/ou para seu escritório, sendo assim, quando um usuário pesquisar por uma dúvida jurídica, ele irá encontrar os conteúdos daquele advogado.

Gerar autoridade hoje em dia é muito importante na carreira do advogado, isso dá aos usuários e possíveis clientes mais confiança na hora de contratar seus serviços. Sendo assim, desenvolver conteúdos que salientem dúvidas e questões jurídicas ajudam o advogado a adquirir mais autoridade digital.

Quais os principais blogs jurídicos hoje em dia?

Bernardo Azevedo

Bernardo é conhecido por ser professor e advogado, onde o mesmo contribui para a comunidade jurídica abordando temas como Direito 4.0 e Futuro do Direito em seu blog jurídico.

Conjur

O portal Consultor Jurídico, ou Conjur, como é conhecido, também é um dos melhores blogs jurídicos disponíveis. Em seus conteúdos, eles trazem atualidades, opiniões de profissionais de diversos segmentos do direito e informações categorizadas, além de uma livraria online com títulos recentes e clássicos da área jurídica.

Sem contar que na categoria “entrevistas” dentro do blog jurídico da Conjur, é possível ter acesso a conversas sobre diversas temáticas (como direito de defesa, atuação política ou ideias inovadoras) com advogados e profissionais de destaque no setor.

IBPT Educação

Se você é um advogado que atua na área tributária ou tem interesse no tema, o IBPT Educação é um excelente blog jurídico para acompanhar. Eles têm uma pegada diferenciada com o intuito de descomplicar o Direito Tributário, com a proposta de auxiliar o advogado a se aproximar do cliente, oferecendo conhecimento de qualidade e sem excesso de juridiquês.

AB2L

O site da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) é uma ótima fonte para os advogados e advogadas que gostam de se manter atualizados e acompanhar o ecossistema das startups jurídicas, que a cada dia conquistam mais o seu espaço no meio jurídico. Além de buscar manter seus leitores informados sobre os temas mais recentes do Direito 4.0, acompanhar a AB2L pode ser uma boa forma de conseguir alguns insights relacionados à tecnologia e a forma de utilizá-las no seu escritório de advocacia.

Turivius

E claro, não poderíamos deixar de lado o blog jurídico da Turivius, que tem entre seus conteúdos temas relacionados ao Direito Tributário, Direito Digital, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Marketing Jurídico, Gestão e muito mais. 

Migalhas

O Migalhas é uma ótima opção quando se pensa em acompanhar informações jurídicas, além disso, é um ótimo canal para quem quer acompanhar notícias e reportagens, jurisprudências, agenda de eventos, artigos ou até consultar legislações.

A intenção do site é reunir em um único lugar diversas informações jurídicas, contando com o apoio de colaboradores que alimentam as variadas sessões do site.

Vantagens de investir em Marketing Jurídico no seu blog

O Marketing Jurídico hoje é essencial para todo e qualquer profissional do direito que busca crescer e conquistar o seu espaço no digital, além de ser uma das estratégias mais eficazes quando pensamos na prospecção de clientes.

O Marketing Jurídico é um compilado de ações e estratégias voltadas para o digital. Ele abrange métodos de prospecção a curto prazo, ao citar tráfego pago para advogados, assim como também abrange métodos de prospecção a longo prazo, que é quando pensamos em estratégias de captações orgânicas, como SEO para advogados, que hoje é muito importante para um blog jurídico.

Marketing Jurídico é uma das formas mais eficazes de fazer com que o seu blog jurídico conquiste os primeiros rankings no Google, que é o grande objetivo de muitos advogados. Sendo assim, para se ter destaque no digital, você precisa desenvolver um bom marketing jurídico.

Quais os benefícios de aplicar SEO no seu blog jurídico?

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma técnica de otimização de sites, ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas e processos focados em potencializar e melhorar o posicionamento de páginas de resultados de forma orgânica.

Simplificando, quando uma pessoa faz uma busca no google sobre alguma causa jurídica, os resultados que são entregues para aquela pessoa só está na primeira página do google devido a um conjunto de técnicas e estratégias de SEO que foram realizadas naquela página, para que ele fosse a primeira entrega orgânica do google para a dúvida daquela pessoa.

Ou seja, se você está constantemente produzindo e publicando conteúdos bons, se está investindo em campanhas pagas e buscando alcançar mais pessoas e até a conquistar a primeira página do google, mas não desenvolve SEO, você terá mais gastos do que resultados positivos, já que todo o seu retorno será por meio de campanhas pagas, ao invés de uma entrega de resultados orgânicos.

O passo a passo para criar um blog jurídico perfeito

Escolha com cuidado o seu segmento

Escolher o seu segmento ou nicho de atuação é muito importante na carreira do advogado, é isso o que determina as preferências de atuação do advogado, quais os tipos de conteúdos que ele vai trabalhar, o tipo de público ao qual vai se conectar e quais os clientes que vai prospectar.

Portanto, definir com cuidado o seu nicho de atuação é essencial para prosseguir na criação de um blog, onde, olhando por uma perspectiva mais estratégica, se o seu segmento tem pouca procura ou poucas causas, o alcance do seu blog jurídico poderá ser afetado. 

Um bom exemplo disso é referente a um blog que trata sobre divórcios ou causas trabalhistas, o destaque que o mesmo tem na mídia é maior do que um blog que trata sobre uma área do direito menos conhecida.

Saiba o que é domínio e como escolher

O domínio nada mais é do que o endereço do seu site, e funciona como uma identidade do mesmo no mundo digital. Dessa forma, se o seu nome ou o nome do seu escritório for Advogado trabalhista fulano, mas você colocar o seu domínio como Advogado ambientalista ciclano, as chances do seu público te encontrar com facilidade diminuem.

Então, para facilitar que as pessoas te encontrem e não desconfiem de um golpe ou algo do tipo, busque criar um domínio que te identifique, que identifique o seu escritório/negócio, ou até mesmo o seu nicho de atuação. 

Normalmente os domínios são escolhidos como nome da sua empresa/escritório + um sufixo padrão da internet, ex: nomedaempresa.com

Instale os melhores plugins para turbinar o seu blog jurídico

Os plugins nos blogs são muito benéficos para que o blog funcione corretamente. 

Existem diversos tipos destes, alguns ajudam a otimizar a velocidade, alguns ajudam no filtro dos comentários e spams, alguns ajudam a evitar fraudes, entre outros.

Os plugins são essenciais, caso você queira manter o seu blog em funcionamento, um bom exemplo de seu uso vem da otimização da velocidade, já que as chances de um usuário comprar o seu produto/serviço são muito maiores caso o seu blog carregue rapidamente, ou seja, se o carregamento do blog for muito lento, a probabilidade do cliente desistir de acessá-lo é muito grande.

Existem alguns plugins que podem facilitar, e muito, a sua vida, principalmente esses cinco:

  1. Yoast SEO, que é um poderoso plugin de otimização para mecanismos de busca, como o Google, trazendo diversas dicas para ajudar o seu conteúdo a se tornar mais legível, além de ajudar na parte do SEO do seu blog jurídico.
  2. WPForms, que é uma ferramenta de construção de formulários para sites. Por meio dele é possível criar diversos tipos de formulários para landing pages, páginas ou artigos do seu blog.
  3. Smush, que permite a otimização e compressão de imagens de uma publicação sem a perda de qualidade, o que facilita muito quando falamos sobre a velocidade de carregamento.
  4. WP Cerber Security, Anti-spam & Malware Scan, é um dos melhores plugins para WordPress quando falamos em segurança. Ele protege a sua página contra spams, ataques de hackers e malwares, usando cookies de autenticação ou limitando o número de tentativas de login.
  5. The Events Calendar, que funciona como um calendário de eventos da sua empresa no seu próprio site. Por meio dele é possível criar e configurar um calendário com eventos e acontecimentos relacionados à sua empresa, além de utilizar o Google Maps para incluir endereços.

Escolha um template com um design fantástico

Apesar do conteúdo ser muito importante em um blog jurídico, ele não é a única coisa que importa para os usuários.

Se você já ouviu a frase “o cliente compra com os olhos”, saiba que ela não poderia estar mais certa. Quando um usuário acessa um site, não basta ter um conteúdo de qualidade ou uma velocidade de carregamento excelente, você também precisa prezar pelo visual da página.

Um template serve exatamente para isso, já que o mesmo ajuda a definir o visual do seu blog, além de determinar em qual parte cada coisa deve ficar, como por exemplo o topo do blog, a coluna de conteúdos, a coluna de contatos, ou até a coluna de conteúdos recomendados.

Para garantir que o seu público terá uma experiência completa e de qualidade, você precisa escolher um template que tenha um design fantástico, deixando as informações claras, cores que remetam a sua marca, entre outros aspectos.

Crie e publique conteúdos incríveis

Um bom visual para um blog jurídico é essencial para que o mesmo faça sucesso, mas já imaginou ter um blog lindo e otimizado, mas com conteúdos ruins e irrelevantes?

Pois bem, essa parte também é muito importante, tenha em mente que o advogado ou os usuários que acessarem o seu blog jurídico estarão indo buscar informações relevantes, de qualidade e que sejam, no mínimo, informativas, já que o google vai recomendar a sua página de acordo com a dúvida de quem faz a pesquisa.

Opte por conteúdos bons, não muito longos, nem muito pequenos, lembre-se de responder a dúvida a qual o seu artigo se propõe a solucionar, e claro, não se esqueça de buscar por temas atuais, empolgantes ou que tenham informações escassas na internet.

Seja original, coloque a sua marca nas linhas dos textos e faça com que o seu público se lembre de você a cada palavra lida, isso te ajuda a gerar confiança nos seguidores da sua marca, te ajudando a criar autoridade e identificação com o usuário.

Faça SEO para o Google adorar o seu blog jurídico

Já comentamos anteriormente sobre a importância do SEO em seu blog jurídico, e quando falamos sobre isso, não foi brincadeira.

Caso suas técnicas de SEO não sejam desenvolvidas e bem aplicadas, ou ao menos existam no seu blog jurídico, o Google, ou melhor, o mecanismo/algoritmo do Google nem vai ligar para você, muito menos vai querer te recomendar nas pesquisas dos usuários.

Por isso, invista, desenvolva e aplique um bom SEO no seu blog jurídico, dessa forma o Google vai adorar a sua página, e você ser recomendado nas pesquisas feitas na plataforma, vai ficar cada vez mais recorrente.

Conclusão

Bem, chegamos ao fim de mais um conteúdo e espero que você tenha entendido um pouco sobre como criar um blog jurídico, como ele funciona e quais as melhores formas de mantê-lo no topo do Google.

De toda forma, não se esqueça de ser original e mostrar ao seu público quem é você, quais as suas intenções, dessa forma você consegue ficar gravado na mente de cada um que chegar ao seu blog.

Copiar a concorrência ou fazer mais do mesmo sempre, só vai tornar o seu blog jurídico ou os seus conteúdos, mais um em um milhão de outros blogs jurídicos ou outros conteúdos, você precisa se encontrar e mostrar que você não está de brincadeira.

Espero que tenha gostado desse conteúdo, agradecemos por estar aqui e nos vemos em breve!

Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND, a maior agência de Marketing Jurídico do Brasil, que conta com uma equipe composta por experts em Marketing Digital nas mais inúmeras formações, de Advogados a Publicitários.

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