Como abrir um escritório de advocacia? Veja o que não pode faltar

Blog

Abrir um escritório de advocacia exige organização, afinal você tratará de questões judiciais relacionadas aos direitos de diversas áreas. Para se destacar num mercado tão concorrido é preciso ser ético e apresentar boa conduta, por isso planejamento e atenção aos detalhes são indispensáveis.

Para ajudar a criar seu próprio empreendimento, listamos 5 ações indispensáveis que você deve tomar. Confira:


Faça um plano de negócios

Seu escritório é uma empresa e você é um empreendedor, portanto, trate-a e comporte-se como tal. Antes de tudo, estabeleça estratégias, faça um estudo de mercado e desenvolva estratégias de divulgação. E, por fim, crie um plano de negócios com todos os detalhes relacionados ao escritório e inclua informações como:

  • A maneira que seus serviços serão prestados;
  • Número de profissionais atuantes;
  • O perfil dos clientes que quer atender;
  • As especialidades disponíveis;
  • Valor cobrado por cada serviço;
  • Projeções de crescimento;
  • Entre outros.

Crie um planejamento financeiro

As finanças da empresa devem ser planejadas em conjunto com um contador. Dessa forma, vocês juntos definirão valores, investimentos e gastos, além de calcular prospecções de crescimento e lucro. E é com base nesse planejamento que você poderá tomar decisões estratégicas e determinar ou não mudanças de última hora.

Atraia clientes

Quem não é visto não é lembrado, especialmente num mercado concorrido como o atual. Por isso, crie um planejamento de comunicação e escreva cada ação ou etapa de forma específica:

  • Quais redes sociais terá presença;
  • O serviço será terceirizado ou interno;
  • Como será o site;
  • Se terá ou não um blog;
  • Verbas de investimento em anúncios e Google Adwords;
  • A logomarca já existe ou precisa ser criada;
  • Entre outros;

Avalie os resultados

Toda ação gera uma reação e cada reação um resultado. É importante criar, acompanhar e entender suas planilhas, métricas e tabelas de métricas e análises para então avaliar e comparar resultados. Para isso, determine um período (semanal, mensal, bimestral e/ou semestral) e com base nessas informações veja o que funciona, o que não traz resultado, o que precisa melhorar. A partir daí seja flexível: efetue as mudanças necessárias.

Contratar um Software Jurídico completo

Com a demanda e os prazos a cumprir, você precisará de um software jurídico para auxiliar nos processos e documentos. Uma vez contratado o serviço, sua empresa precisará de um menor investimento em equipe (o que gera menos impostos e gastos), terá economia de espaço físico e segurança de dados, centralizará informações, gerenciará documentos e processos, conquistará mobilidade (pode ser acessado em qualquer lugar do mundo) e será mais sustentável. Além de tudo isso, como consequência, aumentará a produtividade.

Pensando nisso, a Alkasoft desenvolveu o Software Jurídico Lawyer como uma solução completa, permitindo o gerenciamento da carteira de clientes e processos, agenda de prazos, financeiro e contratos. Os módulos opcionais para busca de andamentos processuais e recorte de publicações nos diários oficiais, além de oferecerem um portal para os clientes do escritório e uma ferramenta para cálculos judiciais, tornam a ferramenta ainda mais completa.

Clique aqui e entre em contato com nossa equipe para uma demonstração!

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários