Como ampliar os serviços do escritório de advocacia com a tecnologia?

Os serviços do escritório de advocacia que acompanham as tendências tecnológicas têm mais chances de sucesso. Mas isso nos parece óbvio dentro da ótica do Direito 4.0, que nada mais é do que a prática jurídica integrada à realidade trazida pela transformação digital (Revolução 4.0). E é essa revolução que trouxe soluções que permitem ao advogado oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes em todos os âmbitos.

Em outras palavras, é ampliar a prestação dos serviços do escritório de advocacia por meio da tecnologia. Mas como fazer isso? Confira!

Marque presença virtual para ampliar os serviços do escritório de advocacia

A dica mais óbvia para ampliar os serviços do escritório de advocacia com a tecnologia é marcar presença virtual. A internet veio para conectar pessoas de qualquer lugar, e é a melhor forma de encontrar potenciais clientes. No entanto, seu uso eficiente depende de certo conhecimento. Por isso, pode ser interessante ter alguém capacitado para fazer o marketing jurídico em ambiente digital.

De toda forma, para extrair as potencialidades dessa vitrine, os advogados devem pensar em algumas práticas de divulgação. A primeira delas é ter um site próprio para apresentar os serviços do escritório de advocacia. Nele, é possível colocar a proposta de valor oferecida, um breve currículo dos profissionais, informações de contato e um blog. Só tenha em mente que o site deve ser responsivo, ou seja, acessível por qualquer dispositivo móvel sem prejuízo de conteúdo.

O blog é, inclusive, uma ferramenta pouco utilizada por advogados, mas que traz um retorno incrível. Baseado nas técnicas de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, um post no blog, com a aplicação de SEO, é uma forma eficiente de geração de tráfego orgânico. Em outras palavras, é o que pode melhorar a posição do seu escritório nos resultados de buscadores.

Outra medida interessante é ter uma boa gestão das redes sociais. É possível, inclusive, integrar o site do escritório aos perfis nas redes. Isso gera maior visibilidade online para os advogados, contribuindo para atingir potenciais clientes.

Utilizando aplicativos de produtividade

A utilização de tecnologia na rotina do advogado é fundamental para aumentar a produtividade. E essa é uma forma prática de ampliar os serviços do escritório de advocacia, uma vez que o ponto-chave desse negócio é fazer uma boa gestão do tempo. O advogado tem um grande desafio para realizar todas as atividades administrativas enquanto trabalha em processos. Ser mais produtivo e aproveitar melhor o tempo é fundamental para ampliar a prestação dos serviços (e aumentar a possibilidade de ganho).

A tecnologia, por meio de aplicativos voltados especificamente para a produtividade, contribui bastante para isso. Veja algumas soluções para você ter à mão e otimizar sua rotina:

  • DocuSign: aplicativo de assinatura digital de documentos, algo fundamental desde o advento do processo eletrônico. O app garante segurança digital e legal para seus usuários, e acelera processos, promovendo eficiência e economia para o escritório.

  • Supremo em Ação: aplicativo de acompanhamento processual.

  • STJ: aplicativo oficial do STJ que permite consulta processual e pesquisa de jurisprudência.

  • Diligeiro: aplicativo que facilita a conexão entre advogados correspondentes e escritórios de advocacia. Basta criar uma conta, publicar uma demanda e esperar os candidatos ao trabalho.

  • WhatsApp Business: ferramenta de comunicação entre advogados e clientes, o que facilita o diálogo, aproxima as partes e traz agilidade à profissão. A diferença do WhatsApp Business para o comum é a possibilidade de configurar mensagens automáticas e separar número pessoal e comercial.

Investindo em um software jurídico

O advogado que deseja ampliar os serviços do escritório de advocacia deve utilizar um software jurídico. Essa ferramenta se enquadra perfeitamente a uma gestão eficiente e, ao lado do marketing jurídico e dos aplicativos de produtividade, pode propiciar uma alta performance do escritório.

Essa solução, inclusive, engloba algumas ferramentas que tornam os profissionais mais produtivos, como o acompanhamento processual e a pesquisa jurisprudencial. Em suma, é uma plataforma com módulos de todos os âmbitos da gestão, como:

  • Processos: gerenciamento das pastas de processos, recursos e apensos da carteira de clientes;

  • Financeiro: visão geral do plano de contas e gerenciamento de fluxo de caixa;

  • Agenda: registro e acompanhamento de todas as atividades do escritório;

  • Pessoas: gerenciamento da carteira de clientes do escritório;

  • Relatório: geração de relatórios personalizados.

Os serviços do escritório de advocacia, quando permeados por soluções tecnológicas, alcançam altos níveis de qualidade e eficiência. Por isso, o advogado deve adotar aquelas que trazem mais benefícios para suas atividades, como é o caso do software jurídico Lawyer. Que tal conhecê-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber outros conteúdos como esse?
Cadastre-se para receber as nossas atualizações!