fbpx
networking

Realizar networking em eventos para advogados é uma prática fundamental para alavancar e consolidar uma carreira. Todo profissional do Direito bem-sucedido possui muitas relações profissionais que agregam valor de alguma forma. Os profissionais de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que demonstram preocupação em cultivar e ampliar uma rede de contatos já estão em vantagem competitiva. 

Mas como realizar networking em eventos para advogados? Inicialmente, é preciso compreender como funciona o networking na advocacia e como ele é considerado uma estratégia importante. Confira!

Networking na advocacia

Ter uma boa rede de contatos profissional é uma vantagem em qualquer área de atuação ou segmento. Se ela é bem estabelecida, é possível usufruir dessas conexões em diversas frentes em uma carreira. Quando falamos de networking na advocacia, isso assume uma importância fundamental na prestação dos serviços. Não basta o conhecimento técnico sobre sua área de atuação. É preciso ter uma rede de conexões que podem trazer novos clientes e firmar novas parcerias.

Um advogado que conhece muitas pessoas é alguém que se torna visto no mercado. E quem é visto é lembrado. Ele pode aproveitar essa visibilidade para demonstrar sua área de atuação e suas capacidades. Quando isso acontece, as chances de indicações e recomendações de clientes e empregos aumentam. 

E esse networking pode ser realizado de diversas formas. Presença nas redes sociais, participação de grupos e fóruns online para discussão de casos e eventos são algumas das oportunidades de fazer conexões e de ampliar o conhecimento e a visão do escritório. Este último ponto é encarar o networking como estratégia.

Networking como estratégia

Networking não é a mera prática para aumentar sua rede de contatos. É uma estratégia que contribui para o desenvolvimento de um negócio. Fazer networking em eventos para advogados é também ter a habilidade de dialogar e criar empatia com desconhecidos que podem alavancar sua carreira e seu escritório de advocacia, por exemplo.

Se você não tem tanto tato para realizar essa comunicação, existem técnicas estratégicas para isso.

Networking em eventos para advogados

O networking em eventos para advogados pode acontecer em seminários, congressos nacionais e internacionais, conferências e outras ocasiões de encontro do setor jurídico. Nessas oportunidades, diversas pessoas de todos os segmentos do Direito se reúnem para discutir temas da área. Advogados recém-formados, grandes doutrinadores, procuradores da República e ministros dos tribunais superiores estarão presentes para que você troque experiências, estreite vínculos e firme parcerias que podem alavancar sua carreira e aumentar sua cartela de clientes.

Se você trabalha na área de tributário, pode conseguir boas parcerias com advogados de Direito Societário. Se, por outro lado, advoga na área trabalhista, colegas de Direito Previdenciário podem fazer a dobradinha perfeita. Todos os envolvidos em uma parceria se beneficiam das conexões.

Técnicas de abordagem

Antes de falar de algumas técnicas de abordagem para fazer um bom networking em eventos para advogados, você deve ter em mente que deve, obviamente, se fazer presente ativamente nos encontros e reuniões. Em outras palavras, não seja invisível. Participe dos debates e das conversas para ser notado.

Considerando isso, veja algumas práticas que você pode adotar:

  • Faça abordagens que despertam o diálogo, ou seja, saiba puxar assunto. Tente falar de algo que o interlocutor disse ou escreveu recentemente;

  • Tenha interesse no que o colega está dizendo, demonstrando empatia e despertando a possibilidade de vínculos duradouros;

  • Conecte-se com as pessoas com quem você conversou logo após o evento, aproveitando que a conexão ainda está “fresca”;

  • Seja gentil antes de esperar por uma gentileza, como indicar um profissional colega que você admira a outras pessoas;

  • Encontre formas de se mostrar disponível para ajudar a outra pessoa para iniciar a parceria;

  • Vista-se de acordo com a ocasião, já que a imagem é muito importante;

  • Entenda que o sentido do networking na advocacia é selar parcerias;

  • Priorize sempre a qualidade, e não a quantidade de conexões;

  • Não use o celular quando outras pessoas estiverem falando;

  • Relacione-se com alguma causa social.

Fazer networking em eventos para advogados é uma ótima maneira de subir degraus na carreira. Você adota alguma tática eficiente para isso? Conte para a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *