Florianópolis está completando 346 anos em 23 de março de 2019.
E nós, da Alkasoft, temos orgulho de ser uma empresa legitimamente florianopolitana, nascida e criada na famosa “Ilha do Silício” brasileira. Esse apelido da cidade traduz muito o nosso DNA, a tecnologia e a inovação estão mais do que presentes no nosso negócio!
Por falar em Ilha do Silício… Queremos aproveitar este post para apresentar alguns dados que comprovam que Floripa é um dos maiores pólos tecnológicos do Brasil. Confira:
Polo tecnológico de Santa Catarina
A Grande Florianópolis é o maior polo tecnológico de Santa Catarina, destacando-se também nacionalmente. Com quase 4 mil empresas, seu faturamento total é de R$ 6,4 bilhões e emprega 16,5 mil pessoas.
Em faturamento médio dos polos nacionais, Florianópolis está em 4º lugar, atrás de Manaus, Rio de Janeiro e Campinas, com R$ 1,8 milhões de receita.
Densidade de colaboradores, empresas e empreendedores
Em relação à densidade de colaboradores, Florianópolis é o maior polo do país, com 2.552 colaboradores para cada 100 mil habitantes.
Florianópolis é o 2º polo com maior densidade de empresas por habitantes: mais de 541 empresas a cada 100 mil habitantes.
Também é o 2º polo em densidade de empreendedores, com mais de 750 empreendedores a cada 100 mil habitantes, ficando atrás somente de São Paulo.
Empresas associadas a ACATE
Atualmente, as empresas associadas à ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, contam com 1.670 empreendedores e 43.430 empregos gerados, sendo que a maioria deles está na região da Grande Florianópolis. A cada 4 empreendedores, 3 são dessa região e que a cada 5 empregos, mais de 4 estão na região do polo de Florianópolis.
***
Como você pôde comprovar com os dados acima, Florianópolis possui uma grande representatividade no ecossistema de tecnologia e inovação no cenário nacional, com grandes possibilidades de desenvolvimento nos próximos anos.
Parabenizamos Floripa pelo seu dia e desejamos que em 2020 tenhamos estatísticas ainda mais relevantes para lhe apresentar sobre o nosso mercado!
* Os dados são do Observatório ACATE: Panorama do Setor de Tecnologia de Santa Catarina 2018.