Fazer a gestão de um escritório de advocacia é sinônimo de desafio constante. O gestor precisa estar ciente de todo o funcionamento da sua empresa, possuir um ótimo planejamento e organização para que o negócio funcione. Resumindo, ele precisa realizar a gestão do escritório de advocacia de forma eficaz e inovadora, para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
Pensando nisso, listamos os principais desafios enfrentados na gestão de um escritório de advocacia. Confira cada um deles e saiba se você está no caminho correto!
Controle de todas as atividades e prazos
O grande desafio do gestor de um escritório de advocacia é o planejamento. Sem organização, alguns escritórios podem “perder o controle” e não conseguir atender toda a demanda – principalmente quando se trabalha com prazos. Por isso, é necessário criar métodos para auxiliar a gestão desses prazos.
A solução encontrada por gestores é o investimento em softwares jurídicos. Com essa ferramenta, o gestor ganha habilidade e maior controle dos seus prazos, que são vinculados junto com as pastas dos processos e podem ser acessados a qualquer momento. É possível também consultar documentos e processos com mais facilidade, ganhando tempo e tendo maior agilidade nas atividades. O software, portanto, facilita a divisão de atividades e o acompanhamento da execução dos processos de gestão de escritórios de advocacia.
Gestão financeira
Tem um grande impacto na gestão de escritórios de advocacia, pois com as finanças bem estruturadas, passam a ter mais segurança e assertividade nas tomadas de decisões, porém exige tempo e dedicação do gestor envolvido. Sendo assim, é necessário fazer um levantamento de todos os gastos que a empresa tem. É importante prestar atenção em todas as despesas relacionadas ao trabalho, desde o pagamento de custos e deslocamentos até à cobrança de reembolso de despesas de clientes. Esse controle pode ser feito em planilhas ou com um software jurídico, sendo este último o mais indicado por oferecer um domínio amplo e acessível de todas as receitas e despesas do escritório.
Relacionamento com o cliente
Sendo um dos desafios mais importantes, o relacionamento com o cliente é essencial para o bom funcionamento de um escritório de advocacia. É importante que o cliente sinta-se prestigiado, recebendo todas as informações sobre os seus casos e tendo acesso ao andamento dos processos. Felizmente, isso se tornou possível com o surgimento do software jurídico, pois todos os arquivos ficam armazenados e podem ser acessados a qualquer momento através da internet. Além disso, é possível enviar notificações informando a situação processual.
Mudar a forma de pensar é possível
O surgimento de novas tecnologias motivou a competitividade do mundo empresarial. Assim, os escritórios de advocacia foram obrigados a se atualizarem para não serem ultrapassados pela concorrência. Essa mudança, por sua vez, trouxe uma gestão mais moderna e atualizada, na qual o gestor deve acompanhar sempre as inovações do seu setor para não ficar para trás. A meta é conseguir aumentar a cartela de clientes e ser referência na área jurídica, o que é possível com o software jurídico.
A Alkasoft, empresa de tecnologia em software, apresenta a Lawyer, solução completa para todas as áreas da sua empresa. Ficou interessado? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!