A concorrência em diversos setores cresceu nos últimos anos. E o segmento jurídico não foge à regra. Um meio de cativar contratantes para evitar que eles migrem para outras empresas é investir em software jurídico, o que pode trazer grande produtividade para o dia a dia.
Com essa aplicação, fica muito mais simples até mesmo superar expectativas durante o atendimento ao cliente. Agora, para que essa tecnologia cumpra ou exceda às expectativas colocadas, é fundamental contar com treinamentos especializados da equipe e com o Customer Success, ou CS.
A seguir, vamos falar mais sobre a implementação de um software em organizações contratantes e o papel desses dois recursos nesse processo.
O processo de implementação de um software jurídico
Implementar um software jurídico em um escritório de advocacia ou departamento jurídico não se trata apenas de instalar determinada aplicação em computadores. Essa etapa requer treinamento, apoio no pós-venda e até mesmo a implementação de uma cultura 4.0, orientada para a inovação, na empresa.
Durante a instalação, é necessário ainda configurar o aplicativo para que ele seja integrado a outras ferramentas já adotadas pela companhia, como sistemas de gestão de documentos. Assim, há um ganho expressivo em produtividade e praticidade ainda maior na rotina de trabalho.
Além disso, para que sejam identificados fluxos de atividades em curso, quais áreas podem se beneficiar dos atrativos do software mesmo no pós-venda e que recursos são desejados pela empresa, a figura do Customer Success se coloca como essencial.
Qual o papel do Customer Success?
O CS é um profissional ou time que representa uma estratégia de negócios que demarca uma nova relação com o contratante, após a aquisição de um produto ou serviço. O foco, neste caso, está na satisfação do cliente por meio de uma atuação proativa.
Quando esse trabalho é bem feito, é esperado não apenas que os consumidores permaneçam por mais tempo com uma empresa. Mais do que isso, essa boa experiência deve ser suficiente para que a vivência atual do escritório ou departamento com a fornecedora do software jurídico renda frutos no futuro.
Resumidamente, essa posição simboliza ir além da obrigação, ainda que bem feita, em relação ao contratado. A ideia é agir para alcançar e superar expectativas.
Como ele pode ajudar após a implementação de um software jurídico?
O Customer Success age proativamente em busca de oportunidades de aprimoramento. Sendo assim, vai além do suporte a demandas pontuais. Para alcançar tal objetivo, é preciso atuar desde o gerenciamento de onboarding, introduzindo o produto oferecido e contratado e as funcionalidades que ele contém.
Também é preciso atuar no ongoing e na implantação, quando há a adequação do serviço ou produto adquirido em um processo constante para que haja a retenção do cliente.
Não menos importante é a participação do CS no treinamento para o uso da nova ferramenta por parte do consumidor. É necessário prontidão para lidar com problemas e dúvidas que venham a surgir. Ele se torna responsável por ser um guardião da satisfação do cliente, por assim dizer.
Como tirar o maior proveito dos treinamentos durante o onboarding de implementação?
Ao buscar implementar um software jurídico em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos, o foco deve estar não apenas na introdução dos funcionários a essa nova tecnologia, mas também na implementação eficaz dela na empresa.
Para que isso ocorra de modo satisfatório, é preciso haver espaço para que dúvidas sejam sanadas e todas as funcionalidades do sistema passem por testes práticos durante atividades de treino a fim de que usuários se habituem ao sistema.
É importante frisar que o treinamento deve englobar tanto a área técnica relacionada ao uso do novo sistema como o engajamento da equipe, demonstrando que a ferramenta existe para facilitar o trabalho a ser realizado.
Até por isso, é essencial que haja atenção para que todas as funcionalidades explicadas durante cursos, palestras, workshops ou outras atividades atuem adequadamente. Ao assegurar que funcionários consigam utilizar cada recurso aprendido, é possível dirimir riscos ao longo da implementação do sistema.
Tanto o CS como responsáveis pelo treinamento precisam estar dispostos a sanar dúvidas que eventualmente surjam. Além disso, devem atuar proativamente, informando de modo frequente seus clientes sobre pontos positivos e a melhorar vividos durante a implementação. A comunicação constante e transparente é essencial para que ninguém sinta que não foi alertado a respeito de detalhes relevantes.
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Por ser um sistema na nuvem, pode ser acessado de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Além disso, dispõe de várias funções. Por exemplo:
- Agenda, que auxilia no controle de prazos processuais de todas as comarcas e plataformas processuais;
- Controle de tempo, com soluções de gestão que colaboram para tomada rápida e precisa de decisões;
- Área de contatos, para armazenamento de dados referentes a stakeholders do escritório ou departamento jurídico;
- Pasta processual, que possibilita visualizar com agilidade o progresso das atividades, gerenciar pastas de processos, recursos e incidentes.
Além de aspectos técnicos da plataforma, a equipe dedicada ao Lawyer Eleven oferece suporte por meio de Customer Success e treinamentos constantes para aprimoramento do uso da ferramenta.
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