fbpx
software-juridico-escritorio-advocacia-alkasoft

Proteger os computadores e dispositivos móveis corporativos de crimes cibernéticos é uma questão séria de segurança. No ano passado, o malware Ransomware afetou mais de metade das empresas brasileiras, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Trend Micro.

O Ransomware é um tipo de malware que sequestra dados do computador. Por trás deste crime, estão pessoas que cobram um valor pelo resgate dos seus dados. Esse tipo de vírus, que sequestra dados empresariais, é silencioso e age codificando os dados do sistema operacional do seu computador, impossibilitando o seu acesso, até que seja feito o pagamento do resgate. 

O vírus pode afetar o seu computador através de vários gatilhos maliciosos e difíceis de serem identificados. Simples links enviados por redes sociais, aplicativos e sites são iscas fáceis para espalhar o vírus e tornar o seu computador e a sua empresa reféns destes crimes cibernéticos. Um dado da mesma empresa revela que 56% das empresas brasileiras não contam com tecnologias de monitoramento e detecção de comportamentos suspeitos em sua rede e 54% não possuem tecnologia para detectar criptografia não autorizada de seus arquivos.

Atenção! Outros dados apontados pela pesquisa:

 

  • Dentre os 10 segmentos analisados que foram atacados por Ransomware, o setor de educação foi o mais afetado (82%), em seguida vem o governo (59%) e em terceiro lugar o varejo (57%).
  • 65% não utilizam análise de sandbox (análise de arquivos suspeitos) no e-mail e web gateway.
  • 63% responderam que não detectam nem bloqueiam atividades suspeitas nas pastas compartilhadas nos servidores.
  • 47% não possuem tecnologia para blindar vulnerabilidades antes da instalação da correção.

Como prevenir a minha empresa do Ransomware e de outros malwares?

Mantenha os programas do seu computador sempre atualizados e invista software de segurança confiável para proteger seu sistema e seu negócio! E não deixe de fazer periodicamente o backup dos dados.

No próximo post traremos mais dicas de como você pode proteger os computadores da sua empresa contra o Ransomware. Fique ligado!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *