O dia do advogado no Brasil é comemorado em 11 de agosto. Sua origem é vinculada à criação dos primeiros cursos de Direito no Brasil e, ao longo do tempo, teve sua essência modificada. Foi criado até o famoso Dia do Pendura!

Confira um pouquinho mais sobre essa história!

A importância dos cursos de Direito no Brasil

A primeira Constituição Brasileira foi outorgada por Dom Pedro I, Imperador, em 1824. Ela trazia toda a estruturação do Império do Brasil, com disposições sobre os cidadãos brasileiros, os poderes (Legislativo, do Imperador e Judicial), bem como a administração e a economia das províncias.

Com novas normas, seria preciso ter profissionais para supervisioná-las e aplicá-las. Por isso, Dom Pedro I, no dia 11 de Agosto de 1827, criou os dois primeiros cursos de Direito do Brasil: um no Largo São Francisco, em São Paulo (capital), e outro em Olinda.

Até a década de 1930, os bacharéis em Direito foram os profissionais que encabeçaram movimentos não só jurídicos, mas também antropológicos e sociológicos. Eram considerados profissionais críticos de forma social e cultural.

Em outras palavras, os cursos de Direito no Brasil moldaram toda a nossa sociedade e o pensamento até o início do século XX. A propósito, você sabia que há importantes nomes da cultura e literatura que são bacharéis em Direito? É o caso de Castro Alves, Sílvio Romero e Gonçalves Dias.

Outro nome de destaque é Maria Augusta Saraiva, primeira mulher matriculada na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Ela contrariou a ótica de que a mulher deveria se prestar aos cuidados do lar ou do ensino. Não bastasse vencer as limitações da época, ela foi destaque durante o curso e ganhou uma viagem à Europa como recompensa. Ela é também a primeira mulher homenageada com um busto no Tribunal de Justiça de São Paulo. 

Hoje, temos mais de 1400 cursos de direito e 1 milhão de advogados, com esses profissionais influenciando toda a nossa estrutura política, econômica e social.

A origem do dia do advogado no Brasil

Em algum dia 11 de agosto, você já saiu com colegas da Faculdade de Direito para comemorar em um bar o dia do advogado? Essa prática era comum anos após a criação dos primeiros cursos de Direito. 

O advogado sempre foi um profissional de enorme prestígio social. Naqueles tempos, isso era ainda mais valorizado, pois, como apontamos, eram pessoas influentes. Neste contexto, donos de estabelecimentos, principalmente bares e restaurantes, se sentiam honrados com a presença dos advogados, já formados ou futuros. O famoso Dia do Pendura, atualmente o dia do advogado no Brasil, surgiu desse prestígio.

Dia do Pendura

No dia 11 de agosto daqueles anos longínquos, os donos de bares e restaurantes convidavam os profissionais de Direito para comemorar seu dia, sem qualquer pagamento, como forma de prestígio. Bebidas e comidas à vontade, com o lema “Garçom, tira a conta da mesa e bota um sorriso no rosto, seria muita avareza cobrar do 11 de agosto!”

O proprietário pendurava, literalmente, a conta desses estudantes em um prego. Era uma grande homenagem dos donos e, antes de deixarem o estabelecimento, os advogados agradeciam ao convite com um discurso. Para os estudantes, era comum que fizessem uma promessa: pagar a conta quando se formassem em Direito.

Atualmente, a prática é tipificada como fraude, conforme o artigo 176 do Código Penal. Para não deixar morrer a tradição, alguns estabelecimentos criam promoções especiais para o dia do advogado no Brasil.

A advocacia é uma das profissões mais antigas da humanidade. É, também, essencial para o desenvolvimento da sociedade.

Aqui na Alkasoft sabemos da importância e do valor do advogado na sociedade. Não à toa, uma de nossas principais soluções, o Lawyer Eleven, é uma grande homenagem a esse profissional.

Parabéns, advogados, pelo seu dia!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.