Promova a experiência do cliente no seu escritório de advocacia para se destacar da concorrência

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Criar uma boa experiência do cliente é fundamental no contexto de um escritório de advocacia. Isso porque dedicar um cuidado especial a ele desde o primeiro contato até o encerramento do caso ou serviço jurídico pode fazer toda a diferença para se destacar da concorrência.

Uma experiência positiva com a banca não apenas aumenta a satisfação do contratante, como também influencia futuras recomendações e impacta na reputação geral do escritório.

Por isso, a busca pelo encantamento do cliente não pode ser deixada de lado. Agora, como fomentar esse cuidado no dia a dia? O tema é o foco deste artigo.

Como promover uma boa experiência do cliente no escritório de advocacia? 

Há uma série de passos que um escritório de advocacia pode adotar para promover uma experiência do cliente ótima e estabelecer relações duradouras. 

Cada um contribui para a construção de confiança, comunicação eficaz e satisfação geral do cliente, fortalecendo assim a base de clientes e a reputação do escritório.

Identifique e defina seu público

Compreender o perfil e as necessidades do seu público-alvo é o ponto de partida para oferecer uma experiência personalizada. Ao segmentar clientes por setores ou tipos de casos, o escritório consegue adaptar as abordagens de comunicação, serviços e suporte de acordo com as expectativas e preferências de cada grupo.

Desenvolva uma boa comunicação

Uma comunicação clara, transparente e acessível é essencial. Explique processos legais de maneira compreensível, deixe os clientes informados sobre o progresso dos casos e esteja disponível para responder a dúvidas e preocupações. 

Mantenha sempre em mente que a comunicação atenciosa demonstra compromisso e constrói confiança.

Invista no relacionamento personalizado

Cada cliente é único. Por isso, o melhor modo de desenvolver um relacionamento personalizado é ouvir atentamente, lembrar de detalhes importantes e tratar cada pessoa com empatia. 

Isso ajuda a fortalecer os laços emocionais entre o contratante e a banca de advocacia, resultando em uma experiência bastante significativa.

Dê visibilidade ao processo

O uso de um software jurídico que conte com uma área para comunicação com o cliente, como o Lawyer Eleven, é muito interessante para dar visibilidade a processos. 

Contar com um canal acessível para a obtenção de informações relevantes reduz a ansiedade dos contratantes por novidades, além de contribuir com a transparência do escritório.

Atente-se às métricas e dados

A análise de métricas e dados é vital para otimizar a experiência do contratante em um escritório de advocacia. Por exemplo, o tempo médio de resposta a consultas e a taxa de retenção de clientes são indicadores importantes para medir a satisfação e a lealdade. 

Para se ter uma ideia, o problema da lentidão nesse sentido sequer é exclusivo do setor jurídico ou mesmo de empresas no Brasil. Dados da consultoria internacional SuperOffice indicam que 62% das companhias ignoram e-mails de clientes. Um dado bastante expressivo, não é mesmo?

Ao acompanhar métricas constantemente, o escritório pode identificar áreas de melhoria. Se uma delas revelar um tempo de resposta mais longo do que o desejado, o escritório percebe isso e tem a possibilidade de implementar procedimentos para agilizar esse retorno. 

Peça feedbacks

Solicitar feedback mostra que o escritório valoriza opiniões externas. Isso não apenas oferece oportunidades de melhoria, mas também reforça a relação cliente-escritório, demonstrando que as vozes deles são ouvidas.

Uma sugestão é pedir esse retorno ao final do atendimento. Ou então, caso estejamos falando de um cliente fixo, coloque um prazo determinado. Pode ser de seis em seis meses, por exemplo.

Capacite toda a equipe

Uma equipe bem treinada e engajada desempenha um papel crucial na entrega de uma experiência excepcional. Investir em treinamento contínuo para os colaboradores, desde advogados até o time de atendimento ao cliente, assegura que todos compreendam a importância de manter os contratantes encantados com o serviço prestado. 

Invista em inovação e tecnologia

A incorporação de tecnologia inovadora, como um software jurídico, otimiza os processos internos e externos. Isso agiliza as interações, melhora a eficiência e eleva a experiência do cliente.

É importante salientar que o uso de tecnologia às vezes não traz o resultado esperado em um primeiro momento. Por exemplo, um chatbot eventualmente pode não proporcionar atendimento adequado a um potencial contratante, que entra em contato com a banca e se queixa. 

Esse tipo de frustração não deve impedir o investimento contínuo em evolução tecnológica. O ideal é corrigir o obstáculo que se apresentou e seguir adotando recursos modernos que, ao que tudo indica, serão essenciais para que empresas sobrevivam no futuro.

Ao implementar essas estratégias, os escritórios de advocacia têm a oportunidade de elevar a experiência do cliente a um novo patamar, estabelecendo conexões mais fortes e duradouras. 

Para uma exploração mais aprofundada desses temas, convidamos você a conferir o eBook “Guia do Atendimento ao Cliente para Advogados: Conquistar para Fidelizar”. Este guia abrangente oferece insights valiosos para criar um ambiente onde o atendimento é a base para o sucesso.

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