A gestão contábil para advogados pode envolver uma série de práticas. Alteração societária, gestão de fluxo de caixa, planejamento tributário e emissão de balancetes e relatórios contábeis são algumas delas. Para realizar essas atividades com excelência e se manter em conformidade com a lei, é preciso conhecimento.
Alguns escritórios de advocacia possuem contadores em seu negócio, enquanto outros deixam a contabilidade jurídica na mão de algum advogado capacitado. Seja qual for sua opção, a gestão contábil para advogados é fundamental para o sucesso.
Veja a seguir seus benefícios!
Importância da gestão contábil para advogados
A gestão contábil para advogados começa com os conhecimentos essenciais e básicos de contabilidade. O profissional deve saber matemática financeira, para fazer os cálculos dos valores contábeis, e entender o que é passivo, ativo, ativo imobilizado, custo e despesa. A partir daí, conseguirá fazer um controle financeiro eficiente do seu negócio.
Com o registro das atividades e da situação financeira do escritório (ou da sociedade unipessoal), o advogado verá a entrada e a saída de recursos de forma detalhada. Em geral, um bom software jurídico contribui bastante neste aspecto.
O controle financeiro é a base da gestão contábil para advogados. E é também a base para o sucesso de qualquer empreendimento. A partir dele, é possível saber a movimentação do fluxo de caixa, o melhor enquadramento tributário, o melhor tipo societário e muito mais.
Em outras palavras, com uma gestão contábil eficiente, o advogado está menos exposto a erros e inconsistências fiscais, paga menos tributos e consegue maior lucratividade.
Benefícios da gestão contábil no escritório de advocacia
Organização da atividade financeira
Quando falamos da importância da gestão contábil para advogados, ressaltamos que sua base é o controle financeiro. Por si só, isso confere maior organização das finanças da atividade jurídica.
Isso significa que o profissional responsável deverá registrar os custos (passivos) e os rendimentos (ativos) de forma detalhada. E o que isso envolve? Ter controle sobre:
- Custos com contratação de serviços para a atividade profissional, como marketing, design e consultorias;
- Custos com aluguel, energia elétrica, água, internet etc.;
- Custos com aquisição e manutenção de equipamentos;
- Custos com despesas tributárias e custos imprevistos;
- Valores recebidos como honorários advocatícios;
- Valores recebidos a título de atendimentos e outros serviços.
Menor carga tributária
Como você já sabe, o planejamento tributário é a prática por meio da qual se busca saídas legais para diminuir a incidência de tributos em uma atividade econômica. Para tanto, as informações da empresa são analisadas para planejar ações com este fim.
Esse planejamento é uma peça-chave na gestão contábil para advogados. Com ele, o profissional e/ou seu contador pode:
- Simular o enquadramento do escritório em diversos regimes tributários para verificar se é o melhor para empresa no momento;
- Buscar formas de redução nas obrigações a pagar a partir de alternativas existentes na legislação tributária;
- Recuperar tributos pagos a mais anteriormente.
Com essas práticas, consegue diminuir a incidência de tributos na atividade e, consequentemente, ganhar competitividade. Você sabe, por exemplo, quando adotar o Simples Nacional para advogados?
Cumprimento da legislação fiscal
Na gestão contábil para advogados, é preciso realizar uma série de obrigações no decorrer da atividade.
O responsável deve, por exemplo, aplicar corretamente as alíquotas referentes à atividade da empresa para evitar autuações. No mesmo sentido, é preciso entregar dentro do prazo (e corretamente) as obrigações acessórias. Para tanto, deve acompanhar a agenda tributária a relacionar sua agenda interna de obrigações conforme os calendários dos órgãos de fiscalização.
Quando tudo isso é cumprido, o advogado pode ficar tranquilo, pois está cumprindo toda a legislação fiscal referente à sua atividade. Além de ter uma prática completamente dentro da lei, evita autuações (que poderiam acarretar um alto custo).
Fazer uma boa gestão contábil para advogados é um passo rumo à sustentabilidade financeira. O uso de um software jurídico pode aprimorar essa gestão e dar ao advogado mais tempo para atuar na linha de frente do negócio. Na prática, significa ter mais tempo para os atuais clientes e para investir na captação de novos clientes.