A gestão do conhecimento é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque em diferentes segmentos profissionais, incluindo o ambiente dos escritórios de advocacia. Isso porque ele proporciona uma série de impactos positivos – que vão muito além do ganho de produtividade.
No entanto, para aproveitar essa oportunidade da melhor forma, é imprescindível conhecê-la melhor. Por isso, neste artigo, abordamos como o compartilhamento de informações contribui para o sucesso de bancas e estratégias para que isso aconteça, entre outros assuntos relevantes. Convidamos você a continuar a leitura.
Afinal, o que é gestão do conhecimento?
Basicamente, a gestão do conhecimento é um conjunto de práticas e processos voltados para a identificação, organização, armazenamento e compartilhamento de dados.
No contexto dos escritórios de advocacia, isso engloba muitos conteúdos diferentes. Por exemplo, o conhecimento obtido por meio de teses e artigos é algo muito interessante para difundir na equipe para que haja atualização de todos os membros. Da mesma forma, dividir experiências, ideias e habilidades adquiridas pelos profissionais ao longo do tempo também é oportuno.
É importante ressaltar que esse conhecimento pode ser tanto um produto gerado – como artigos e teses -, quanto o know-how, experiência e habilidades entre os vários colaboradores do escritório de advocacia. Isso apenas para ficar em alguns exemplos.
Vantagens de implementar a gestão do conhecimento
Implementar a gestão do conhecimento em um escritório de advocacia traz diversas vantagens significativas. Primeiramente, há um aumento da eficiência operacional.
Isso porque, com um sistema adequado de gestão de informações, os profissionais têm acesso rápido a dados relevantes, precedentes jurídicos, modelos de documentos e outras informações úteis. Tudo colaborando para agilizar a pesquisa e a tomada de decisões. Isso permite que os advogados economizem tempo valioso e realizem suas tarefas de forma mais eficiente.
Além disso, ao centralizar, organizar e difundir o conhecimento, uma banca de advogados assegura que as informações utilizadas sejam atualizadas. E, por isso, bastante confiáveis.
Os profissionais ficam melhor preparados para prover soluções precisas e embasadas. Também seguem aptos para obter os melhores resultados em eventuais desafios que surgirem em quaisquer casos.
Vale a pena mencionar ainda que, com esse recurso, o processo de identificar oportunidades de melhoria é simplificado dentro do escritório.
Os benefícios citados acima são apenas alguns entre vários existentes na adoção da gestão do conhecimento. Confira outros benefícios:
Satisfação do cliente
A falta de organização das informações geradas no escritório pode causar situações estressantes quando um contratante precisa de algum dado e não há retorno ágil. Com uma gestão eficiente, inclusive do conhecimento, os escritórios de advocacia são capazes de fornecer respostas rápidas e precisas às demandas.
Além disso, advogados têm acesso imediato a informações relevantes sobre casos semelhantes, pareceres jurídicos e jurisprudências. Toda essa base facilita a elaboração de estratégias adequadas e a prestação de um atendimento personalizado. Isso fortalece a confiança dos clientes e aumenta sua satisfação com os serviços oferecidos.
Fortalecimento da equipe
A gestão do conhecimento também fortalece a equipe de um escritório de advocacia. Ao compartilhar experiências e dados, os profissionais têm a oportunidade de aprender uns com os outros e desenvolver habilidades.
A colaboração entre os membros da equipe é facilitada, criando um ambiente de trabalho coeso e estimulante. Isso contribui para o crescimento profissional dos advogados e para o fortalecimento da reputação do escritório como um todo.
Como compartilhar informações em um escritório de advocacia?
Compartilhar informações de forma eficiente é essencial para a implementação bem-sucedida da gestão do conhecimento em um escritório de advocacia.
Existem várias estratégias que podem ser adotadas. Uma delas é a realização de reuniões periódicas para compartilhamento de experiências. A criação de bases de conhecimento compartilhadas, a utilização de ferramentas colaborativas e a adoção de soluções digitais especializadas também são ótimos meios.
No caso de utilização de um software jurídico, há critérios importantes em relação à gestão do conhecimento. Por exemplo, é interessante que ele funcione em nuvem. Assim, colaboradores compartilham dados em tempo real mesmo que estejam longe do escritório. Ferramentas que contam com armazenamento de informações completas de stakeholders também merecem um destaque.
Enfim, são válidos todos os recursos que possibilitam a troca de dados para que todos estejam aptos a tomar as melhores decisões.
Nesse contexto, uma plataforma que tem se destacado é o software jurídico Lawyer Eleven. Além de proporcionar soluções imprescindíveis para bancas de advogados, ele ainda possibilita integração com outros sistemas.
Gestão do conhecimento e o Lawyer Eleven
A gestão de conhecimento eficiente é muito importante em um setor que vem se tornando tão competitivo como o Direito. Pode até não ser algo tão simples, mas proporciona diferenciais expressivos. Superar eventuais desafios que surjam na adoção desse conceito fica mais fácil com o uso das ferramentas ideais, como é o caso do Lawyer Eleven.
Para que você o conheça melhor, fica aqui o convite para que acesse o nosso vídeo demonstrativo sobre o funcionamento desse recurso.
Não perca a oportunidade de conhecer uma ferramenta poderosa para otimizar a gestão do conhecimento em seu escritório de advocacia e impulsionar o sucesso de sua equipe.