Hard skills e soft skills são, ambas, habilidades fundamentais na advocacia. Desenvolvê-las de modo equilibrado faz toda a diferença para o sucesso profissional e a eficácia na prestação de serviços jurídicos. Afinal, a advocacia leva a demandas complexas em casos desafiadores. E tudo isso ocorre em meio a expectativas bastante elevadas dos clientes na maioria das vezes.
Por causa do grande impacto dessas qualidades no dia a dia das atividades, é crucial compreendê-las e desenvolvê-las bem, inclusive entre todos os membros da equipe da banca de advogados.
O que são hard skills e soft skills?
Hard skills são as habilidades técnicas e específicas relacionadas à sua profissão. No contexto jurídico, a competência jurídica é a pedra angular delas. Isso porque envolve o conhecimento profundo das leis, regulamentos e procedimentos relevantes para sua área de atuação.
Profissionais que as dominam têm um entendimento sólido da jurisprudência, da legislação vigente e sabem como aplicar esses conhecimentos de forma prática e estratégica para resolver os problemas de seus clientes.
Desenvolver a competência jurídica requer:
- Atualização constante, pois as leis estão sempre mudando e é preciso que advogados estejam atualizados;
- Capacidade de encontrar rapidamente informações relevantes em vastas bases de dados jurídicos;
- Aplicação inteligente do conhecimento jurídico para criar estratégias legais eficazes.
Soft Skills: pensamento estratégico e visão analítica
Já as soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais. Elas fazem toda a diferença na forma de conduzir negociações, colaborar com colegas e lidar com clientes.
O pensamento estratégico é uma soft skill valiosa para advogados. Envolve a capacidade de pensar de forma holística e a longo prazo. Os advogados que desenvolvem essa qualidade muitas vezes conseguem planejar de modo eficiente etapas em casos e tomam boas decisões que beneficiam seus clientes a longo prazo.
Exemplos nesse sentido incluem:
- Considerar diferentes cenários possíveis e como as ações atuais afetarão o resultado final;
- Estar preparado para mudanças inesperadas e saber como ajustar a estratégia de acordo com as circunstâncias;
- Entender os objetivos de seus clientes para alinhar sua estratégia legal;
A visão analítica também está no rol de soft skills. Profissionais que desenvolvem essa característica costumam estar aptos a realizar a análise cuidadosa de documentos, regulamentos e evidências para construir argumentos sólidos. Assim, fica mais fácil encontrar lacunas e inconsistências nos casos, o que pode ser crucial para o sucesso.
Pensamento crítico e capacidade de organizar informações estão entre as qualidades esperadas nesse sentido. O método Kanban, por exemplo, é de grande valia para dar suporte a quem deseja melhorar o fluxo de trabalho.
Desenvolvendo hard skills na advocacia
Entre as hard skills positivas para a advocacia, a habilidade de pesquisa jurídica se destaca como uma das principais. Dominá-la possibilita encontrar rapidamente precedentes, leis e casos relevantes para fundamentar seus argumentos. É preciso buscar atualização constantemente e aprimorar técnicas de pesquisa a fim de otimizar a procura por informações.
A redação é outra. Isso porque advogados frequentemente redigem petições, contratos e pareceres legais. A clareza e a precisão são essenciais. Para se capacitar melhor nesse sentido, estudar documentos bem redigidos e praticar escrever e editar são atividades válidas.
Além disso, sempre que possível, busque solucionar problemas jurídicos. Para evoluir em técnicas para superar obstáculos, pesquise sobre casos anteriores, consulte colegas experientes e participe de treinamentos e cursos.
Como melhorar as soft skills para a advocacia
As soft skills desempenham um papel igualmente importante na advocacia, particularmente quando se lida com clientes, colegas e negociações.
Para aprimorá-las, uma sugestão é investir em escuta ativa. É imprescindível ter atenção, de fato, às preocupações de clientes e colegas. Trabalhar em um modo de comunicação objetivo e desenvolver estratégias de negociação se apresentam como ações complementares e igualmente essenciais. Muitas ações podem ser resolvidas por meio de acordos, por exemplo.
Busque ainda desenvolver empatia, pois ela auxilia ao tratar com pessoas que enfrentam situações emocionalmente desafiadoras. Tente compreender as perspectivas de seus clientes. Quanto mais isso se tornar um fato, mais os clientes tendem a confiar em você.
Advogado, nunca pare de aprender!
Como advogado, a busca contínua pelo desenvolvimento de habilidades é uma responsabilidade que não deve ser negligenciada. Embora o foco em hard skills seja fundamental, é igualmente importante não subestimar o valor das soft skills.
Manter-se atualizado com as últimas tendências legais, participar de cursos de aprimoramento e colaborar com colegas experientes são maneiras de continuar aprendendo. À medida que a profissão jurídica evolui na era moderna, tanto profissionais novatos como os mais experientes podem colher os benefícios do desenvolvimento contínuo de suas características.
Não se limite apenas a aprimorar-se individualmente. Considere também o desenvolvimento de habilidades de liderança e a capacidade de orientar e inspirar membros jovens de sua equipe. O compartilhamento de conhecimento e a mentoria são maneiras poderosas de contribuir para o sucesso do escritório de advocacia como um todo.
Para uma exploração mais aprofundada desses tópicos e dicas adicionais sobre como desenvolver um olhar avançado sobre as qualidades a serem desenvolvidas para se tornar um advogado do futuro, convidamos você a conferir o webinar O escritório de advocacia na nova era: uma conversa sobre a perspectiva do olhar 4.0.