Instagram para advogados: dicas de post para ser um advogado digital

Blog

O uso da rede social, sobretudo o Instagram, como uma ferramenta de trabalho, já está mais que consolidado em nossa sociedade digital. Os usuários, além das habituais fotos do cotidiano, têm utilizado essa rede social como forma de divulgar conhecimento, informações, ajudar o próximo e divulgar o seu negócio. 

Essas práticas se modificaram e ampliaram nos últimos anos as formas de consumo de conteúdo na plataforma, tornando-se indispensáveis para inúmeros profissionais divulgarem o seu trabalho, inclusive os advogados. 

Isso mesmo! Criar um Instagram para advogados é uma estratégia para o profissional no meio digital.

Nesse caminho, o advogado digital tem um desafio pela frente: descortinar as melhores estratégias de conteúdo para que suas postagens não só estejam em consonância com as éticas estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como também tenha acessibilidade e engajamento necessários para atrair novos clientes e alavancar seus negócios. Sendo assim, investir na divulgação da informação jurídica é uma excelente forma de fazer seus posts engajarem no seu Instagram.

Para que isso aconteça com sucesso, a questão que fica é: como construir posts, em um Instagram para advogados, que atraem? Ou mesmo, o que fazer para ter um Instagram jurídico de sucesso? 

A seguir, você encontrará as dicas necessárias de postagens para um advogado digital se manter em destaque no mercado. Vamos nessa!              

Como fazer post jurídico no Instagram?

Ter uma conta no Instagram não é o suficiente para conseguir resultados animadores para a carreira de um advogado digital. 

É preciso garantir postagens com um conteúdo estratégico, pautado nos pilares do marketing jurídico digital – construir conteúdos de qualidade, que tenham relevância e autenticidade. 

Sendo assim, os posts de um Instagram para advogados precisam investir em uma linguagem acessível, direcionada ao público-alvo do seu perfil, bem como construir conteúdos relevantes e de qualidade. 

Tudo isso é importante para o seu post jurídico engajar no Instagram, conquistar o seu leitor e passar a imagem de expertise na área jurídica de sua atuação. Além disso, as postagens não podem ultrapassar os limites estabelecidos pelo Código de Ética da OAB para a divulgação do trabalho jurídico. 

Por isso, você precisa estar atento a algumas estratégias para que seu post jurídico alcance notoriedade nessa rede. Atente-se para: 

O Público-alvo

Um instagram para advogados de sucesso entende a importância de ter um público-alvo bem delimitado. 

Para que isso aconteça, é preciso se perguntar: qual o público você deseja atingir com o post? Se você já atua em um escritório, dê atenção ao perfil de público que já atende. Caso esteja em início de carreira, o seu público-alvo pode ser delimitado pela sua área de atuação. Observe:

Se você é um advogado que atua na área do Direito Civil, seu público-alvo envolve pessoas físicas que busquem estabelecer contratos de compra e venda ou ações de indenização, e ainda empresas que desejem renegociar contratos.

Definir o público-alvo é indispensável, pois é ele que vai definir qual a direção que os conteúdos das postagens precisam tomar, buscando trazer a realidade dos leitores, suas principais dúvidas, bem como possíveis resoluções de casos. 

Um advogado digital engajado com seu público não pode esquecer que está falando com clientes e parceiros em potencial, e que não está em uma sala de audiência. Então, facilitar o acesso à informação, elucidando questões mais comuns dos seus clientes, é um excelente começo para atrair seu público em seus posts.

Os Temas relevantes

Quando seu público-alvo já está definido, selecionar os temas das postagens torna-se bem mais descomplicado. A criação do conteúdo é um ponto central para o advogado digital ter um perfil profissional de notoriedade no instagram.  

Então, abordar assuntos que são relevantes para a sua área, elucidar dúvidas mais frequentes dos clientes, discutir questões que tenham relação com os serviços que você oferece, são práticas fundamentais para que seu perfil se torne expressivo na rede. 

Isso ajudará o leitor a criar uma identificação com a sua publicação. Para isso, você pode:

  • Postar novidades do mundo jurídico e do seu campo de atuação, tecendo comentários que elucidam as questões;
  • Gravar vídeos para serem postados no feed, stories e IGTV, sanando dúvidas, dando dicas rápidas, debatendo alguns assuntos que tenham ligação com a sua área;
  • Escrever postagens que esclareçam sobre algum direito e deem dicas aos leitores; 
  • Publicar posts, analisando e explicando os impactos das decisões judiciais, de forma lúdica e didática;
  • Criar reels com postagens com curiosidade do dia a dia da profissão.

Essas práticas precisam estar alicerçadas na construção de conteúdos relevantes e autênticos, com linguagem acessível, mas sem ser superficial e uma boa seleção de imagens. 

A divulgação de informações do campo jurídico de forma clara e descomplicada que também esteja atenta à ética jurídica não só irá atrair mais seguidores, como também irá fidelizar o público, seus futuros clientes. 

A Imagem atrativa

O Instagram é, antes de tudo, uma rede social visual. Por isso, um Instagram para advogados precisa ter atenção com as imagens selecionadas para as postagens. Uma imagem com boa qualidade é o start inicial com o qual o advogado digital deve se preocupar. 

Você precisa ser criterioso com a seleção da foto ou da ilustração, que devem estar ligadas ao tema da postagem. Se seu post vai discutir sobre questões contratuais, uma imagem de pessoas escrevendo é bastante estratégica para a publicação. Tenha sempre atenção para não escolher imagens que não tenham relação com sua profissão e tampouco estejam em diálogo com a diversidade do seu público. 

Personalizar imagens tem sido bastante atrativo no Instagram para advogados, já que estabelece uma identidade visual que facilitará a identificação do seu público com suas postagens, tornando-as ainda mais atrativas. Você pode, por exemplo, incluir textos curtos já nas imagens que serão postadas. 

Caso você vá publicar um conteúdo que irá sanar dúvidas mais frequentes, construir um “carrossel infinito” – uma publicação interativa que permite a postagem de até 10 fotos, visualizando uma por vez ao passar para o lado – torna-se bastante atrativo para o seu público ter acesso descomplicado às respostas rápidas que você dará. 

Além disso, a seleção das fotos ou das ilustrações precisam estar em consonância com as condições previstas no Código de Ética da OAB. Vale considerar, de pronto, que é proibido utilizar os símbolos oficiais e os usados pela Ordem, como também o uso de imagens pessoais que comprometam a sobriedade da imagem do advogado.

A Linguagem adequada

Lembre-se que a linguagem jurídica é dura e inacessível para o público mais leigo. Sendo assim, a sua postagem precisa oferecer uma linguagem acessível, clara e facilitada, descomplicando o acesso à informação jurídica. Caso contrário, o seu post pode se tornar cansativo e enfadonho, comprometendo o engajamento do seu público e de sua publicação.

Um advogado digital precisa estar atento à comunicação facilitada com seu leitor. A linguagem técnica do área jurídica é um impedimento para que leitores leigos desse campo tenham acesso à informação. Por isso, evitar termos técnicos e oferecer ao seu leitor uma explicação com linguagem adequada aumentam as chances de engajar as publicações.

Por que o Instagram jurídico é importante?

Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, investir em um Instagram jurídico se torna indispensável para um advogado que deseja se destacar no mercado, ampliar o crescimento do escritório e estar mais conectado com os seus clientes e a atualidade do mercado. O Instagram é uma ferramenta que pode dar destaque a sua atuação e a do seu escritório, aumentando as possibilidades de alcance do seu trabalho. 

Por meio do Instagram, o advogado digital pode ter resultados mais animadores com um baixo investimento, colocando-se em evidência e passando a imagem de credibilidade e confiança que a função requer.  

Ao fazer uso da ferramenta de forma estratégica, pautando-se no marketing jurídico digital, os profissionais têm tido cada vez mais sucesso na adesão de novos clientes, no fortalecimento da marca e na construção de novas parcerias. 

Por isso, investir nas redes sociais, criando um Instagram para advogados, é tão importante para a carreira jurídica. 

Advogado pode fazer propaganda pelo Instagram?

O advogado não só pode, como deve, fazer publicidade pelo Instagram. E isso está assegurado pelo Código de Ética. 

Um Instagram para advogados precisa estar em consonância com a conduta estabelecida pela Ordem dos Advogados, o que se torna indispensável para as boas práticas de postagens que você desenvolverá para atrair clientes e parcerias por meio de seu perfil. 

Vale considerar que O Código de Ética da OAB permite a publicidade no âmbito jurídico, desde que tenha caráter meramente informativo e não prejudique a imagem de sobriedade da advocacia. 

Desde 2021, por meio da aprovação do Provimento 205/2021, o qual dispõe sobre a publicidade e a informação na advocacia, tem-se resoluções específicas que abordam entre outros aspectos a publicidade profissional e o marketing digital e seus limites éticos. 

Consoante o Art 2º do Provimento 205/2021, entende-se como marketing de conteúdo jurídico:

“Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;

Como publicidade profissional, o Art 3º prevê:

“A publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”

Isto significa afirmar que o advogado pode utilizar o instagram para veicular informações importantes, construindo uma imagem de confiança e credibilidade com o seu público, sem necessariamente mercantilizar a profissão, ação estritamente proibida pelo Código e pelo Provimento. 

Sendo assim, fica vetado os seguintes comportamentos: postar fotos dos prédios dos tribunais nas redes sociais, referência, direta ou indireta, a valores de honorários, oferta de descontos e reduções de preço como forma de captar clientes; divulgar informações que possam causar danos para os clientes e a sociedade.

Como atrair novos clientes por meio do Instagram?

No Instagram para advogados, a informação é a chave para um bom engajamento. Dessa forma, o acesso à informação jurídica é um direito que você pode garantir aos seus futuros clientes e está de acordo com o Código de Ética. 

Discutir sobre um determinado problema, explicando a problemática e anunciando possíveis soluções, é a melhor forma do advogado digital atrair novos clientes por meio do Instagram. 

Confira algumas dicas de como construir um Instagram para advogados conectado com a prática de conteúdos relevantes:

  • Mantenha seu perfil atualizado;
  • Planeje seu conteúdo;
  • Faça postagens frequentes;
  • Invista em identidade visual;
  • Interaja com outras contas;
  • Evite termos técnicos;
  • Utilize as ferramentas de postagens da rede: reels, stories, IGTV.

Conclusão

Agora que você já conhece todas as dicas estratégicas para uma postagem com um bom engajamento no seu perfil jurídico, é hora de se tornar um advogado digital. 

Abra sua conta no aplicativo e comece a elaborar suas postagens de sucesso, garantindo engajamento, parcerias e novos clientes! 

Este conteúdo foi produzido em parceria com a 3MIND, a maior agência de Marketing Jurídico do Brasil, que conta com uma equipe composta por experts em Marketing Digital nas mais inúmeras formações, de Advogados a Publicitários.

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments