Legaltechs no Brasil: a história e o futuro das empresas que estão mudando o direito

Blog

Você sabe o que são legaltechs, qual sua influência no Direito e na advocacia e qual a história das legaltechs no Brasil?

As legaltechs já são muito populares em escritórios e departamentos jurídicos no mundo todo, e isso não é diferente no Brasil. A previsão é de que esse mercado, que está em plena expansão, será cada dia mais necessário para todos os escritórios de advocacia modernos.

Quer saber mais? Continue lendo nosso post.

O que são legaltechs

Legaltech é a palavra que define as startups do setor jurídico. Como muitas outras expressões, o nome legaltech foi emprestado do inglês e representa a junção de duas expressões:

  • Legal: relacionado ao mundo jurídico e suas normas
  • Tech: abreviação de technology, ou tecnologia

Em resumo, legaltechs são as empresas de tecnologia voltadas para as demandas dos escritórios e departamentos jurídicos. As legaltechs, na maioria das vezes, começam com uma estrutura enxuta de startup, mas possuem grandes oportunidades de crescer e se tornar um negócio de grande rentabilidade rapidamente.

Em sua maioria, as legaltechs oferecem aos escritórios de advocacia softwares para organização de banco de dados, processos e busca de dados, trazendo inovação, autonomia e facilidade na rotina jurídica, ajudando também na gestão de tempo de todos os colaboradores do escritório.

No Brasil, não existem grandes diferenças entre as lawtechs e legaltechs e ambas são consideradas startups jurídicas. Esses termos acabam sendo utilizados com o mesmo propósito.

Contudo, é possível dizer que enquanto as lawtechs buscam facilitar o acesso à justiça e às informações jurídicas de forma ampla, as legaltechs estariam voltadas mais ao serviço dos escritórios de advocacia.

A história das legaltechs no Brasil: direito, inovação e startups

O Brasil é o país com mais cursos de Direito do mundo, segundo o Ministério da Educação, e de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já são mais de 1 milhão de advogados.

Com um alto nível de competitividade no mercado, adaptar-se às novas tecnologias e às mudanças da área jurídica é uma questão de sobrevivência para os profissionais do Direito.

Os advogados precisam estar sempre informados e atualizados. Sabendo disso, acompanhar as legaltechs e lawtechs brasileiras pode ser uma opção para modificar para melhor o dia a dia do escritório de advocacia.

Em um mundo tão tecnológico e dinâmico, com tantas inovações, ficar parado no tempo não é uma opção. Por esse motivo, muitas legaltechs têm surgido no Brasil com o intuito de aumentar a produtividade dos advogados e solucionar as ineficiências do setor jurídico.

Qual a visão de futuro para as legaltechs no Brasil?

O relatório Justiça em Números 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contabilizou 75,4 milhões de casos pendentes no ano passado. Com um número crescente de processos e de advogados, o Brasil se tornou um ambiente propício para o mercado das legaltechs. 

A demanda por automatização e gerenciamento de processos é urgente, e o sistema judiciário brasileiro já caminha para a digitalização da maior parte dos processos judiciais do país. Por esse motivo, temos uma grande expansão do mercado de legaltechs no Brasil.

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), representante das empresas do segmento, foi fundada em 2017 por somente 20 empresas. Hoje, já conta com 600 associados, sendo que entre 2017 e 2019 registrou um aumento de 300% na quantidade de startups jurídicas no país.

A AB2L criou grupos para identificar as atuações das lawtechs: 

  • Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos;
  • Resolução de conflitos online;
  • Analytics e jurimetria;
  • AI – Setor Público;
  • Extração e monitoramento de dados públicos;
  • Resolução de conflitos online;
  • Conteúdo Jurídico e Consultoria;
  • Redes de Profissionais.

Atualmente, é difícil não encontrar alguma ferramenta tecnológica para solucionar as demandas existentes nos escritórios de advocacia, que variam desde a organização de processos e seus andamentos, até o uso de inteligência artificial. 

Conheça a Alkasoft e o software jurídico Lawyer Eleven

A utilização de um software jurídico para automatizar atividades rotineiras do escritório de advocacia não é mais um plano futurista, mas, sim, uma realidade presente em diversos escritórios de advocacia do Brasil. A Alkasoft é uma das empresas que buscam trazer o que há de melhor em tecnologia para facilitar o dia a dia do profissional do Direito.

A Alkasoft atua no mercado há mais de 27 anos, buscando e desenvolvendo soluções tecnológicas inovadoras, atuando em segmentos de advocacia e marcas. Disponibiliza uma ampla linha de softwares e serviços modernos e atualizados, desenvolvidos especialmente para escritórios e departamentos jurídicos, a fim de propiciar ao advogado total controle da gestão jurídica.

O Lawyer Eleven é um software jurídico com a garantia da marca Alkasoft. Desenvolvido com tecnologia de ponta, permite a gestão completa do seu escritório por meio de uma única plataforma.

Com o Lawyer Eleven, o advogado pode:

  • Realizar controle de prazos de forma automatizada;
  • Ter acesso a todas as informações em apenas um clique, pois todos os dados estão armazenados na nuvem;
  • Garantir a automação de processos;
  • Organizar o trabalho em fluxos de produção no modelo Kanban para ser mais ágil no seu dia a dia.

O software jurídico Lawyer Eleven é uma solução eficaz para automatizar processos internos. Dessa maneira, o advogado ganha mais tempo para se dedicar à produção jurídica e ao atendimento de clientes.

O Lawyer Eleven ainda permite o acesso em tempo real de qualquer lugar pela internet, já que fica hospedado na nuvem. O sistema também apresenta outras funcionalidades, como:

  • Módulo pasta processual: um dos módulos presentes no software é  voltado para os andamentos processuais chamado Pasta Processual.
  • Lawyer Diários: a funcionalidade do software Lawyer Eleven busca todas as publicações dos diários oficiais automaticamente. 
  • Lawyer Capture: é a funcionalidade que realiza a coleta automática das publicações oficiais. 
  • Captura de processos do INSS: é a mais nova ferramenta disponível ao usuário do software Lawyer Eleven. 

Se você deseja dar um passo a mais na jornada de modernização do escritório de advocacia, conheça a Alkasoft e o Lawyer Eleven, o software jurídico descomplicado, e mude de uma vez a realidade do seu escritório de advocacia.

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários