Lawyer Eleven - Alkasoft
  • Home
  • Planos e Preços
  • Conteúdos
    • E-books
    • Blog
  • Contato
    • Suporte
    • Vendas
    • Currículos
    • Outros
  • Login
  • Pesquisa
  • Menu

Saiba como medir a produtividade do cartório

Cartório

Você sabe o que são indicadores de produtividade do cartório? Nas atividades e serviços prestados no cartório, saber como medir índices de performance operacional e acompanhar os processos pode fazer toda a diferença.

No entanto, isso exige investimento operacional. Sem um sistema inteligente, mensurar a produtividade pode ser conflituoso com o foco estratégico de sua gestão.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre a importância em fazer o acompanhamento da produtividade do cartório. Continue a leitura e entenda como mensurar esse elemento tão central para os resultados de sua serventia.

3 boas práticas para medir a produtividade do cartório

Medir a produtividade do cartório é algo fundamental para controlar e aperfeiçoar a rotina da serventia.

É sempre importante lembrar de que só podemos melhorar aquilo que é medido. Portanto, fazer esse acompanhamento permite treinar, orientar e motivar sua equipe na direção certa; otimizar processos que não são eficientes; melhorar o atendimento ao cliente; entre outros objetivos essenciais das serventias.

Para fazer isso, considere as dicas a seguir.

1. Defina processos e metas em torno da produtividade do cartório

Para que os processos possam ser considerados eficientes, é necessário estabelecer parâmetros de sua produtividade. Antes de elencar os principais aspectos a serem mensurados, porém, é importante que se definam os processos.

Afinal, sem que haja uma organização sistemática dos processos que compõem as atividades do cartório, não é possível uma medição de forma prática e confiável, e você vai acabar apenas gerindo as chamadas “métricas de vaidade”, sem valor e aplicações práticas para a sua serventia.

Com isso, após definidos os processos, passamos para o estabelecimento de metas que sejam congruentes com o desenvolvimento saudável do cartório. Quais são os objetivos que a administração de seu cartório deseja atingir? Sua equipe está ciente desses objetivos e de quais resultados deve alcançar?

Lembre-se de ter um planejamento cujas práticas sejam condizentes com o alvo estabelecido. Oferecer um canal de atendimento digital, por exemplo, pode ser uma forma de garantir uma maior produtividade no setor de autenticação de documentos.

2. Selecione os indicadores-chave de desempenho (KPIs)

É recomendado, para que se tenha um bom planejamento, definir um indicador que auxilie a visualização da produtividade de cada objetivo de seu cartório.

Nesse contexto, os indicadores-chave de desempenho (ou KPIs, key-performance indicators) são úteis não apenas para mensurar a performance. A partir desses indicadores, é possível realizar a tomada de ações que otimizem de forma abrangente a eficiência da sua operação.

Os indicadores-chave de desempenho podem auxiliar na análise de padrões de comportamento. Assim, ao longo do tempo, seu cartório pode monitorar o andamento dos serviços e equipes de modo a identificar ajustes para sua otimização. Esses índices, geralmente expressos quantitativamente, podem ser baseados em:

  • Tempo: o número de registros de contratos realizados a cada hora em determinado setor, por exemplo;
  • Capacidade: o número máximo de clientes que podem receber atendimento em determinada unidade ou guichê, por exemplo;
  • Qualidade: dados como quantidade de erros no processo ou nível de satisfação de seus clientes são alguns exemplos.

3. Utilize um sistema de gestão da produtividade

Para medir a produtividade do seu cartório, é importante que esses indicadores não sejam apenas dados dentro de um gráfico ou planilha. É necessário que se tenha um sistema para que os dados sejam analisados e compartilhados para gerar inteligência e planos de ações.

Com esse tipo de tecnologia, fica mais ágil e simples acompanhar os indicadores estabelecidos, identificar gargalos que estão impedindo sua equipe de atingir os objetivos e reconhecer os resultados e o progresso de cada profissional em relação às suas metas de produtividade. 

Assim, a avaliação de desempenho de cada colaborador será mais assertiva e justa, baseada em dados atualizados e confiáveis, que ajudarão, ainda, a destacar necessidades de treinamento da sua equipe. 

Tudo isso contribui para manter seu time calibrado, orientado a resultados, capacitado e motivado, elevando sua produtividade e eficiência.

Uma boa gestão de produtividade do cartório é mantida com boas práticas. Por isso, é importante que os resultados sejam monitorados consistentemente, em um ciclo que gere melhoria contínua.

Você gostaria de saber mais sobre formas de mensuração da produtividade do cartório? A solução de gestão de produtividade da Alkasoft, o Alkaflow, pode ajudar sua serventia a otimizar sua produtividade e sua eficiência. Saiba mais solicitando uma demonstração.

3 de dezembro de 2021/0 Comentários/por Alkasoft
Compartilhe
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on Linkedin
https://alkasoft.com.br/wp-content/uploads/2021/12/produtividade-cartorio.jpg 352 833 Alkasoft https://alkasoft.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Logopqn_eleven.webp Alkasoft2021-12-03 12:10:082021-12-03 12:12:25Saiba como medir a produtividade do cartório
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTATO

Vendas: (48) 3027-3529
Suporte técnico: (48) 3027-3535
Administrativo/Financeiro: (48) 3025-3500

A ALKASOFT

Advocacia
Cartórios
Marcas
Produtividade

REDES SOCIAIS

ASSOCIADO

CONTATO

Vendas: (48) 3027-3529
Suporte técnico: (48) 3027-3535
Administrativo/Financeiro: (48) 3025-3500

A ALKASOFT

Advocacia
Cartórios
Marcas
Produtividade
Política de privacidade

REDES SOCIAIS

ASSOCIADO

Segregação de receita para advogados e honorários KPIs e indicadores de produtividade na gestão do cartório
Scroll to top