A maior praga virtual da atualidade afetou mais da metade das empresas brasileiras no ano passado e o pior: as empresas brasileiras não estão preparadas para evitar que um crime cibernético se instale nos seus computadores corporativos!
As empresas brasileiras estão perigosamente vulneráveis aos ataques de vírus na internet e o Ransomware tem sido um dos mais rentáveis para os criminosos, já que age silenciosamente roubando os dados da empresa, que fica impossibilitada de acessá-los até arcar com o pagamento do resgate.
O vírus é espalhado através de links nas redes sociais, aplicativos e sites. Para que você possa proteger os dados da sua empresa e ficar menos vulnerável a esses ataques, separamos algumas medidas que devem ser aplicadas:
1 – FAÇA BACKUP DOS SEUS DADOS
Tenha uma rotina de backup de dados da sua empresa, assim seus arquivos ficam protegidos, caso as informações sejam perdidas da máquina.
2 – TENHA UM SOFTWARE DE SEGURANÇA
Tenha um antivírus confiável e habilitado para que periodicamente seu computador seja escaneado e identifique possíveis ameaças.
3 – ATENÇÃO À EXTENSÃO DOS ARQUIVOS
É comum que vírus tenham dupla extensão, como por exemplo, “PDF.EXE” – essa função pode ser ocultada, evitando o ataque por este método.
4 – PROTEGER SEUS DADOS, É PROTEGER SUA EMPRESA
Você sabe o valor das informações do seu negócio! Proteja-a com sistemas de segurança para evitar prejuízos futuros.
5 – PROTEJA SEUS USUÁRIOS
Aonde quer que estejam, tenha métodos de proteção para proteger os equipamentos corporativos dos usuários, mesmo fora da empresa.
Esperamos que estas dicas auxiliem você a proteger os dados da sua empresa. Um abraço e até o próximo post.