Dizer que o Direito está sempre em evolução já se tornou repetitivo, não é? Mas é a grande verdade desta área, que muda diariamente e que, nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, evoluiu de forma ainda mais rápida.
Essa transformação provocada pela tecnologia é também conhecida como Revolução 4.0. No Direito, chamamos esse novo Direito de Direito 4.0 e Advocacia 4.0. Mas e qual seria o Mindset 4.0 para advogados que querem encarar todas estas mudanças e entrar de vez no Direito moderno?
Leia nosso blogpost e saiba mais sobre o Mindset 4.0 para advogado e esteja pronto para atuar no novo cenário da advocacia.
O que é a Advocacia 4.0?
A Advocacia 4.0 é a forma de atuar no ramo do Direito sabendo fazer uso de todas as ferramentas e recursos tecnológicos, a fim de facilitar o dia a dia e assim transformar a prestação de serviços jurídicos com mais qualidade, eficiência e economia.
Estar pronto para o Direito 4.0 é estar pronto para unir a advocacia e a tecnologia.
O termo Advocacia 4.0 está ligado à Indústria 4.0, ou também podemos chamar de Revolução Industrial 4.0, onde as tecnologias inteligentes passam a fazer parte do nosso dia a dia oferecendo soluções inteligentes em todos os setores da economia.
Já tivemos três grandes revoluções que modificaram de forma significativa e irreversível a sociedade:
- 1ª Revolução Industrial, das máquinas a vapor;
- 2ª Revolução Industrial, da energia elétrica e produção em massa;
- 3ª Revolução Industrial, com o uso de tecnologia da informação automatizando a produção.
Agora estamos vivendo a 4ª Revolução, que vem modificando o modo de vida, de trabalho e de comunicação de todos da sociedade. Estamos na era da inteligência artificial, informação rápida, e o Direito não poderia estar alheio a essa realidade.
Os modelos de escritórios e das relações jurídicas estão mudando o tempo todo e numa velocidade incrível e a Advocacia 4.0 é uma realidade, a que você precisa estar preparado.
Características da Advocacia 4.0
A Advocacia 4.0 é caracterizada pelo uso de tecnologia em todas as funções desenvolvidas na prestação de serviço jurídico, automatizando tarefas e liberando tempo para o profissional atuar com a parte intelectual e estratégica da Advocacia.
Assim o resultado é a otimização de tempo, maior qualidade no serviço jurídico prestado, com mais agilidade, liberdade e redução de custos, pois são inúmeras as facilidades disponíveis nos softwares jurídicos que estão ajudando os advogados 4.0.
Quem é o Advogado 4.0
Poderíamos dizer que o advogado 4.0 é o advogado do futuro, mas o futuro já começou e é hora de entender que a tecnologia é uma aliada para o seu trabalho e utilizar todas as ferramentas tecnológicas disponíveis a seu favor.
O advogado 4.0 é o advogado do presente e estar aberto a todas as transformações é necessário. O advogado 4.0 possui um leque de opções de formas de trabalho, não mais somente nos escritórios tradicionais presenciais. Hoje já vemos também a existência da advocacia em home office, dos advogados que atuam como correspondentes jurídicos, outros que atuam somente em parcerias ou como freelancers.
Qual o Mindset para Advogados 4.0?
O advogado que quiser continuar competitivo no mercado atual e no futuro precisa mudar a forma de executar serviços. E o que esse profissional precisa fazer para obter sucesso?
- Descomplicar o Direito e torná-lo acessível para qualquer pessoa;
- Entender que a tecnologia é uma aliada;
- Saber inovar e utilizar soluções criativas.
Assim, a adaptação do advogado aos novos recursos tecnológicos não deve andar sozinha, o mindset do advogado também precisa mudar. Por isso, o cliente não quer mais um advogado que mostre que conhece a legislação, ele quer um profissional que saiba resolver o seu problema de forma ágil e eficaz.
É preciso entregar valor para o cliente. A advocacia tem se mostrado cada dia mais estratégica e seu cliente precisa sentir que você é o melhor profissional para cuidar das demandas dele. Na Advocacia 4.0, a experiência do cliente é importantíssima e o advogado deve focar também em melhorar a experiência do cliente.
Prestar seu serviço com mais eficiência, clareza, profissionalismo e agilidade são características que não podem faltar para quem quer estar inserido e obter sucesso nessa nova era da advocacia.
Todo profissional que deseja se preparar para o mercado do futuro deve desenvolver novas mentalidades e ser capaz de compreender que a tecnologia tem potencial de exponencializar seu conhecimento, elevar sua produtividade e aprimorar seus serviços.
Ignorar a tecnologia não é mais opção, quem ignorá-la ficará para trás e correrá o risco de enfrentar grandes dificuldades.
Fique atualizado sobre as novidades do mundo jurídico, acesse o nosso blog e aproveite o conteúdo exclusivo que preparamos para você.