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Você deve conhecer aquele ditado popular que afirma que “o barato sai caro”, não é mesmo? Infelizmente, ele reflete uma realidade de mercado que está impactando negativamente diversas serventias: soluções de backup em nuvem que apresentam um custo inicial bem abaixo da média e que, por isso, acabam se mostrando ineficientes e não seguem os requisitos trazidos pelo Provimento 74/2018.

Neste artigo, saiba mais sobre as exigências trazidas por essa norma, os prejuízos que podem ser enfrentados pela serventia ao optar por um sistema ruim e uma breve apresentação da solução trazida pelo Alkabackup. Confira a seguir.

Quais são os principais requisitos quanto a backups demandados pelo Provimento 74/2018?

Um dos objetivos do Provimento 74/2018 é estimular a preservação da informação notarial no longo prazo e assegurar a segurança contra ações maliciosas como o acesso não autorizado às informações. E o backup é um dos recursos-chave para isso, ajudando a garantir a integridade dos dados mesmo em situações adversas.

Quanto aos requisitos trazidos pela norma nesse contexto, estão:

  • Todos os livros e atos eletrônicos praticados pelos serviços notariais e de registro deverão ser arquivados de forma a garantir a segurança e a integridade de seu conteúdo. Para isso, seu backup deverá ser feito com intervalos não superiores a 24 horas.
  • Fazer uso de dispositivos de armazenamento digitais, sejam eles físicos (disquete, cartão de memória, pendrive, CD, CD-R, CDR-W, DVD, blu-ray, disco rígido, SSD) ou virtuais (rede local, disco virtual, cloud computing).
  • Utilizar sistema antissequestro de dados. Vale ressaltar que a cópia eletrônica gerada por tal sistema e salva na nuvem oferece a possibilidade de restaurar facilmente os dados no caso de alguma avaria. 
  • Utilizar apenas softwares livres ou com licença comercial ativa (é proibida a utilização dos softwares não genuínos para tarefas da serventia, como os backups.

Por que o barato pode sair caro?

Na hora de avaliar os diferentes produtos disponíveis no mercado, pode parecer sedutor escolher o de valor mais baixo – mesmo que esse valor seja suspeitosamente menor do que o dos concorrentes.

Saiba que rapidamente isso irá refletir no nível de segurança, atualização, usabilidade e adequação à rotina notarial. E que, ainda por cima, seus desenvolvedores não têm nem ideia do que seja o Provimento 74/2018 ou as demandas mais específicas dos cartórios.

Ainda, adquirir uma solução que não traga backups realizados diariamente, em locais diferentes, armazenados na nuvem e que não ofereça um atendimento imediato pode gerar prejuízos enormes em casos como os de sequestro de dados.

Infelizmente, esse tipo de ataque está cada vez mais comum, e instituições como os cartórios, que reconhecidamente armazenam dados de grande importância, são bastante visadas. Os resgates solicitados podem chegar nos milhões de reais e os prejuízos à imagem e à gestão da serventia são incalculáveis em caso de perda dos dados, podendo levar a processos administrativos e à perda de delegação ao se constatar a ineficiência de seu gestor.

Alkabackup: solução segura e alinhada ao Provimento 74/2018

O Alkabackup é uma solução adicional e integrada ao sistema Cart, da Alkasoft. Ele que cria logs de 4 MB e armazena os dados do cartório na nuvem, mantendo cópias seguras em locais diferentes. Desse modo, é possível proteger, recuperar e armazenar a base de dados da sua serventia de forma prática e segura. 

Vale ressaltar que o sistema atende às exigências apresentadas pelo Provimento 74/2018 quanto à formação e manutenção de arquivo de segurança pelos serviços de notas e de registro. Ainda, por trabalhar diretamente na base do CART Imóveis, você não precisará manter dois sistemas diferentes que podem não ter a compatibilidade desejada e necessária para a realização das rotinas de sua serventia. 

O sistema da Alkasoft possibilita, ainda, a certificação digital, o que torna possível a geração de trilhas de auditoria própria, além da criação de permissões de acesso, conforme outras prescrições do Provimento 74/2018.

E como segurança adicional, ao contratar um serviço de empresa com credibilidade no mercado, como a Alkasoft, que soma mais de 25 anos de atuação, você terá a certeza de estar adquirindo uma solução completa, confiável, segura e que, ainda, conta com serviço de suporte que poderá ser acionado sempre que necessário. 

E então, você ficou interessado em utilizar o Alkabackup em seu cartório? Solicite uma demonstração ou entre em contato!

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