Realizar um bom planejamento anual pode ser o diferencial que está faltando para o sucesso do seu escritório de advocacia. Você pode usar o recesso forense não apenas para colocar em dia seus prazos e processos, mas também para pensar no planejamento anual de 2023.
Um bom planejamento proporciona uma gestão mais segura do seu escritório de advocacia. Além disso, vai canalizar a energia da equipe em atividades que vão trazer mais resultado no médio e longo prazo. Outro fator determinante é a redução de custos proporcionada por um planejamento anual, que ajuda a manter o controle do fluxo de caixa.
Sabendo disso, o melhor é se antecipar e estar preparado e planejado para seus objetivos em 2023. Nada de ficar à mercê da sorte esperando as demandas chegarem até o escritório.
Neste artigo, mostramos os fatores mais importantes para o planejamento anual do seu escritório de advocacia. Então, aproveite o conteúdo.
Planejamento Estratégico
Em primeiro lugar, é fundamental fazer uma análise geral da empresa para avaliar quais os principais recursos e com eles traçar os objetivos para o futuro. Uma metodologia muito usada por empresas de sucesso para fazer o planejamento estratégico é a análise SWOT.
Ela consiste em uma técnica para identificar as forças e as fraquezas de uma empresa em seu campo de atuação e vai auxiliar na gestão de projetos do escritório. Ao ter conhecimento dessas informações, é possível identificar também as oportunidades e ameaças do seu negócio.
Realizar um planejamento anual de forma estratégica, analisando o desempenho da empresa, traz inúmeros benefícios. Um deles é a segurança na hora de tomar decisões de forma mais assertiva. Outro benefício é a possibilidade de identificar as oportunidades de mercado. Além disso, um planejamento estratégico utilizando a análise SWOT possui baixo custo operacional e um índice de retorno significativo para escritórios de advocacia.
Metas e Resultados
Após ter definido quais as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do seu escritório de advocacia, está na hora de definir as metas do planejamento anual e quais os resultados que sua equipe deseja alcançar.
É importante visualizar de forma concreta até onde você quer chegar. Por isso, estipule as métricas, números e datas e compartilhe com a sua equipe, mantendo-a a par do planejamento anual.
Ao definir as metas, seja realista. Elas não devem ser tão difíceis a ponto de serem inalcançáveis, o que irá desmotivar a sua equipe, nem tão fáceis. É importante que as metas desafiem os profissionais, para que eles consigam aprender, evoluir e se superar, dando o seu máximo. Uma metodologia muito útil ao definir as metas do planejamento anual são as metas SMART.
A metodologia SMART baseia-se em cinco fatores: S (Específico) (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Entenda cada uma:
Metas específicas
É preciso definir de forma exata qual é a meta, esta definição não pode ser vaga. Por exemplo, aumentar o número de clientes do escritório é uma meta vaga. Atingir o número de 100 clientes no escritório é uma meta específica.
Metas mensuráveis
Ela deve ser mensurável em números para se ter noção de onde a equipe quer chegar e o que precisa para isso. Exemplo: Aumentar 30% do faturamento do escritório.
Metas atingíveis
Como já falamos, a meta não pode ser impossível. Você pode propor uma meta agressiva para sua equipe, mas precisa ter noção da possibilidade e oferecer recursos para que essa meta seja atingida.
Metas relevantes
Uma meta relevante é aquela que impacta diretamente a rotina do escritório de advocacia ou de sua equipe. Ela precisa fazer sentido para criar engajamento com os colaboradores.
Metas temporais
É importante estabelecer um prazo para que a meta seja atingida. A criação de metas a curto, médio e longo prazo mantém a equipe trabalhando e motivada, pois oferece a recompensa da entrega de curto prazo e, ao mesmo tempo, o pertencimento da responsabilidade da entrega de longo prazo. Mas para isso é fundamental estipular datas.
Planejamento anual: é importante definir o posicionamento do escritório de advocacia para o próximo ano
Definir o posicionamento para o próximo ano vai permitir que o escritório se posicione melhor frente às demandas, tenha maior visibilidade e credibilidade com seus clientes.
Ao elaborar um planejamento anual consistente, o escritório de advocacia se posiciona estrategicamente frente ao mercado e se destaca da concorrência, criando uma vantagem competitiva. Além disso, é importante que as atividades sejam alinhadas ao planejamento estratégico e de marketing para seguirem uma lógica dentro do escritório de advocacia.
Mas, afinal, como iniciar esse posicionamento estratégico do escritório de advocacia?
Primeiramente é preciso analisar o seu público-alvo para conhecer as suas dores. Depois disso, olhe para o seu escritório e entenda, conforme a sua estrutura, quais as dores você pode solucionar. Desenvolva uma proposta que agregue valor e mostre o diferencial do seu trabalho. Invista em um serviço humanizado, trabalhando sempre a boa comunicação com seus clientes.
Um bom planejamento anual e um posicionamento estratégico tendem a fortalecer a imagem do seu escritório de advocacia, contribuindo para a captação e retenção dos seus clientes.
Conte com o apoio de ferramentas tecnológicas para o seu planejamento anual
O planejamento anual do escritório de advocacia depende muito de ideias estratégicas para organizar e executar as novas demandas que o ano de 2023 dispõe. No entanto, na hora de operacionalizar estas ideias e colocar na prática tudo aquilo que foi pensado, é preciso haver recursos que potencializam os resultados. A forma mais rápida e prática de fazer isso é com ferramentas tecnológicas que vão automatizar as operações burocráticas e promover resultados mais seguros e assertivos.
Uma boa opção de ferramenta tecnológica para colocar em prática o planejamento estratégico no escritório de advocacia são os softwares jurídicos. Além de oferecer mais agilidade e assertividade nas tomadas de decisões, o software jurídico ainda permite organizar toda a rotina do escritório, seja nas questões administrativas, financeiras ou processuais.
A Alkasoft dispõe do software jurídico Lawyer Eleven, uma ferramenta completa para colocar em prática o seu planejamento anual e realizar toda gestão do escritório de advocacia. Suas funcionalidades irão facilitar a rotina da sua equipe, fornecendo as informações necessárias para as decisões estratégicas, automatizando tarefas e aumentando a produtividade do time.
Saiba mais sobre o Lawyer Eleven, o software jurídico da Alkasoft.
Agora que você sabe o que precisa levar em conta para realizar o planejamento estratégico do escritório de advocacia, que tal saber mais sobre gestão de fluxo de caixa? Tão importante quanto qualquer fase do planejamento anual, realizar uma boa gestão financeira vai garantir a sustentabilidade do seu negócio.
Aproveite nosso e-book sobre gestão do fluxo de caixa para escritórios de advocacia e mantenha seu financeiro sempre no azul.