Prospecção de clientes na advocacia: 5 segredos para se destacar da concorrência (de forma legal!)

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A prospecção de clientes na advocacia é um tema que desperta muitas dúvidas e preocupações entre os profissionais da área. Afinal, como atrair novos clientes sem desrespeitar o Código de Ética e Disciplina da OAB, que estabelece regras rígidas para a publicidade na advocacia?

É importante conhecer os segredos para uma prospecção ética.

Continue lendo o artigo e confira 5 segredos para se destacar da concorrência na prospecção de clientes, de forma legal.

O que é a prospecção de clientes e qual a sua importância

A prospecção de clientes na advocacia nada mais é que o processo de buscar e identificar novos potenciais clientes para um escritório. É importante para garantir um fluxo de oportunidades de negócios e manter a sustentabilidade financeira da empresa. Mas não é só isso. Existem outras razões que esclarecem o porquê da prospecção ser tão necessária.

  • Aumento do número de clientes em carteira: ao prospectar novos clientes, o escritório de advocacia pode expandir a sua base de contatos e, consequentemente, aumentar a sua receita;
  • Diversificação de serviços: ao prospectar diferentes perfis de clientes, o escritório pode diversificar os seus serviços e se tornar ainda mais competitivo no mercado;
  • Fortalecimento da marca: ao investir em estratégias de prospecção, como marketing digital e eventos, o escritório pode fortalecer a sua marca e se destacar das concorrentes;
  • Relacionamento com o cliente: o escritório também pode desenvolver um melhor relacionamento com o cliente, uma vez que mantêm o contato direto com o cliente desde o início.

Escritórios de advocacia que investem em estratégias de prospecção de clientes conseguem garantir sua sustentabilidade no longo prazo, e crescimento no mercado.

Prospectar clientes em um escritório de advocacia: conheça os 5 segredos

Prospectar clientes para o escritório de advocacia é desafiador devido às regras rígidas do Código de Ética e Disciplina da OAB. No entanto, é possível tornar essa prática mais simples por meio de 5 abordagens. Confira! 

1- Presença digital

Um dos segredos para uma prospecção de clientes legal e bem-sucedida na advocacia é criar uma estratégia de marketing jurídico que esteja em conformidade com as normas da OAB. Para isso, é importante entender as limitações éticas e regulatórias impostas pela OAB, como, por exemplo: 

  • Evitar qualquer tipo de propaganda enganosa;
  • Não fazer uso indevido do nome de clientes ou instituições;
  • Não oferecer serviços gratuitos ou com descontos excessivos.

Ao seguir essas diretrizes, os advogados podem atrair clientes de forma responsável, fortalecendo sua reputação no mercado jurídico.

As redes sociais são uma ferramenta poderosa de prospecção. Por isso, fortaleça a sua presença digital, criando conteúdos relevantes e úteis, como artigos e vídeos, que ajudam as pessoas a entender melhor seus problemas jurídicos e mostram como um advogado pode ajudar a resolvê-los.

Saiba mais sobre como prospectar mais clientes para o seu escritório utilizando o marketing jurídico!

2- Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente desempenha um papel muito importante no processo de prospecção de clientes, pois é a partir desse contato que se estabelece uma relação mútua de confiança. Assim sendo, é fundamental que os profissionais do escritório estejam sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e prestar informações, além de conservarem uma postura ética e transparente durante as conversas.

Um bom atendimento envolve entender o cliente, identificar suas necessidades e expectativas. Não só isso, esclarecer dúvidas e apresentar soluções jurídicas adequadas para o seu problema.

É importante ainda que o escritório ofereça um ou mais canais de comunicação (telefone, e-mail ou redes sociais) para que o cliente possa entrar em contato facilmente. Também, assegurar um atendimento rápido para demonstrar que o escritório valoriza o tempo e as demandas do cliente. 

3- Conheça o público-alvo

Para direcionar as estratégias de prospecção em escritórios de advocacia, é fundamental conhecer o público-alvo. Primeiro, para usar o tom de voz adequado com o cliente, e segundo, para entregar serviços que realmente atendam suas necessidades e expectativas. 

Buscar informações detalhadas sobre o público pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, feedbacks e eventos. Ou, se preferir, pode-se usar as redes sociais para abrir caixas de perguntas ou fazer testes. 

4- Aumente as indicações

Escritórios que conhecem o público-alvo, oferecem um bom atendimento e se mantêm presentes conseguem aumentar as chances de indicações. Isso ocorre porque os clientes percebem que são valorizados e que podem confiar nos profissionais. E quando se sentem assim, satisfeitos, é mais provável que indiquem o escritório para outras pessoas.

Segundo a pesquisa Clientes e advogados: expectativa vs realidade, a maior parte da população encontrou o profissional adequado por meio de recomendações entre amigos e familiares. Ou seja, receber indicações é outra excelente estratégia para prospectar clientes novos. 

5- Manter o bom relacionamento com a base de clientes

Além de atrair novos clientes, é importante conservar o bom relacionamento com os clientes que já estão na base. Para isso, é preciso que a equipe do escritório adote uma postura proativa, buscando sempre entender a situação atual dos clientes e verificando se os mesmos precisam de alguma ajuda.

Aqui é importante usar uma abordagem personalizada; nada de entregar o mesmo tipo de tratamento a todos os clientes. Uma dica, nesse caso, é oferecer serviços adicionais, como consultoria jurídica e treinamentos, que podem agregar ainda mais valor ao negócio do cliente.

Além disso, marcar reuniões presenciais ou virtuais, para entender as mudanças no negócio ou as novas necessidades do cliente, também pode fortalecer o relacionamento com os que já estão na base.

Conclusão 

Independentemente da dica que o escritório aplicar, os profissionais precisam manter a sua postura ética em todas as abordagens. Também, devem manter a confidencialidade das informações, ouvir e respeitar os problemas de cada cliente e agir de forma transparente e honesta desde o princípio. Só assim poderão construir uma reputação positiva, conquistar clientes novos e manter os clientes atuais. 

Quais estratégias você pretende colocar em prática? Como você tem atuado na prospecção de novos clientes? Conte para a gente nos comentários!

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