Informatizar os cartórios significa organização, modernidade, rapidez e segurança aos serviços notariais e de registros. E, isso tem sido adotado com cada vez mais frequência. Pesquisas mostram que a grande maioria dos cartórios de Santa Catarina utilizam a tecnologia como aliada para realização do trabalho.
Um exemplo é que, em 2015, o estado de Santa Catarina e outros estados do país criaram o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC). Nele, podem ser consultadas e emitidas certidões de nascimento, óbito e casamento, por exemplo. Ainda vale ressaltar que em 2010, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Santa Catarina determinou que todos os cartórios do estado implantassem sistemas informatizados para apoio da atividade.
A informatização de cartórios garante um sistema de banco de dados eficiente que gera agilidade nos relatórios encaminhados. Ainda ajuda na melhoria da segurança, comodidade e praticidade no acesso aos serviços, padronização dos procedimentos, além da redução do uso do papel. Já os programas de computador colaboram para reduzir o tempo de construção do instrumento e padronizar os atos.
Com a informatização é possível que clientes e cartório possam acompanhar o andamento dos processos, monitorar as matrículas por e-mail ou SMS e até receber uma certidão em no máximo duas horas. Na organização de filas, com a colocação de fichas digitais é possível ver a previsão de atendimento que você terá. Sem contar na digitalização de sua assinatura, que torna mais difícil fraudes ou falsificações de assinaturas.
Ficou com alguma dúvida e não sabe como informatizar seu cartório? Entre em contato com a Alkasoft que iremos ter o prazer em atendê-lo.