Importância da marca

Há uma frase creditada a Stephen King que diz que “o produto é algo que é feito na fábrica, a marca é algo que é comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente, a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente, a marca bem-sucedida é eterna”. Essa citação evidencia uma parcela da importância da marca para os negócios.

Isso porque ela é um elemento que ajuda empreendimentos de qualquer tamanho e natureza a aumentar seu valor, se diferenciar no mercado, fornecer motivação aos funcionários e facilitar a aquisição de novos clientes, entre outros ganhos. A seguir, descubra mais sobre a importância da marca para as empresas.

5 motivos que mostram a importância da marca para um negócio

A importância da marca é tangibilizada em ganhos como o aumento da confiança do cliente na empresa; no suporte valioso para o sucesso das ações de marketing; na proteção do negócio contra a ação de novos entrantes, entre outros.

Veja agora alguns motivos que demonstram o papel estratégico desempenhado pelas marcas para o sucesso de qualquer negócio.

1. A marca diferencia a sua das demais empresas

Em nosso mundo globalizado, cada vez mais marcas competem pelo mesmo espaço no mercado. E essa globalização permite também, entre outras coisas, um acesso mais facilitado a tecnologias, equipamentos e metodologias. Com isso, muitos produtos e serviços acabam sendo comoditizados. Assim, o que realmente os diferencia é sua marca.

Pense, por exemplo, no segmento de água mineral. O cliente não entra no supermercado e escolhe uma garrafinha em específico por ela apresentar água com gosto, cor ou cheiro diferente. Ele a escolhe por sua marca. Em resumo, sem marca, sem diferenciação. Sem diferenciação, sem preferência do cliente e lucratividade no longo prazo.

2. A marca ajuda a criar relações emocionais com os clientes

Outro ponto que demonstra a importância da marca é que ela é o recurso que a empresa tem para se conectar emocionalmente com seu público. E isso é especialmente importante para conseguir reter, fidelizar e conquistar a preferência de clientes em nosso mercado hipercompetitivo.

Assim, a decisão de compra passa por nossas reações emocionais, o que transforma uma ação meramente transacional, como a compra, em uma experiência satisfatória, prazerosa e que merece ser repetida.

Lembre-se: as pessoas não têm relacionamento com produtos, elas são leais às marcas por se identificarem com seus valores, atributos e pelas reações emocionais proporcionadas.

3. Uma marca forte é importante para atrair e reter os melhores talentos do mercado

Não é apenas por clientes que as empresas estão competindo, mas, também, pelos melhores talentos. A inovação e a geração de valor passam diretamente pelo potencial criativo das pessoas. E empresas com marcas fortes têm credibilidade e passam a ser atrativas também para captar e fidelizar talentos para seu negócio.

4. A marca é fundamental para o relacionamento com os stakeholders

A importância da marca não reflete apenas no incremento do número de clientes de uma organização ou da atração de talentos de alta qualidade. A marca ajuda as empresas a moldarem sua reputação e tornarem-se atrativas para diversos outros stakeholders, incluindo investidores, parceiros de negócios, fornecedores, governos, líderes de opinião, compradores, etc.

5. A importância da marca reflete na lucratividade e na blindagem do negócio contra instabilidades e concorrência

Ter uma marca reconhecida e consolidada ajuda a desenvolver um negócio lucrativo, a partir da captação constante de novos clientes (e, ainda, sob  custo menor por aquisição), de obtenção de recomendações e, mesmo, como suporte para o lançamento de novos produtos e serviços da empresa. É importante lembrar de que os produtos têm ciclos de vida. Marcas sobrevivem a produtos.

De acordo com um estudo realizado por Millward Brown, analisando os hábitos do consumidor, marcas fortes podem conquistar, em média, três vezes o volume de vendas de marcas consideradas fracas. E esse é um indicador da importância da marca para a saúde financeira e o sucesso dos negócios.

Ainda, uma marca forte é capaz de se adaptar para sobreviver a qualquer teste de tempo e garantir negócios futuros e de proporcionar uma lucratividade sólida para o negócio. O investidor Warren Buffett, amplamente reconhecido por seu sucesso no mundo dos negócios, afirma que “a decisão mais importante na avaliação de uma empresa é precificar o poder. Se você tem o poder de aumentar os preços sem perder negócios para um concorrente, tem um negócio muito bom”. E uma marca forte, hoje, é a base para se desenvolver esse tipo de “negócio muito bom”.

Agora, pense em exemplos como a Coca Cola, a Apple e o McDonald’s para entender o valor de uma marca ao longo do tempo e durante períodos mais instáveis. O poder dessas marcas se manteve, mesmo com novos entrantes, mudanças de mercado, entre outras novas variáveis. Por isso, conforme Steve Forbes, executivo-chefe da Forbes Media, atualmente “a marca é o investimento mais importante que você pode fazer no seu negócio”.

Vale lembrar também de que o retorno do investimento na marca da empresa apresenta um efeito cumulativo, com base em níveis cada vez maiores de reconhecimento da marca. Assim, pode-se dizer que, no longo prazo, a construção de uma marca sólida é uma excelente propulsora do crescimento das vendas – até mais do que repetidas iniciativas isoladas de ativação de marketing.

Você já havia parado para pensar sobre a importância da marca para seu negócio? Como você tem feito o gerenciamento de sua marca? Deixe sua mensagem nos comentários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *