3 bons motivos para você controlar os prazos no seu escritório de advocacia

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Cumprir e controlar os prazos não é nada além da obrigação de um profissional. Aliás, o prazo é um dos responsáveis pela credibilidade, confiança e respeito com o próximo – seja seu colega, seu líder, um fornecedor e, principalmente, se for com o seu cliente.

Fazer a gestão do seu escritório de advocacia é fundamental e os prazos são parte da alma do negócio jurídico. São diversas tarefas e burocracias a serem cumpridas e que muitas vezes dependem de terceiros. Entretanto, perder um prazo pode trazer consequências desastrosas para o seu escritório… e ninguém quer que a empresa seja sinônimo de irresponsabilidade. Então, dê a devida atenção à gestão do seu escritório de advocacia, a gestão de pessoas, de processos e de atividades.

Se o seu escritório ainda tem um pequeno volume de processos, fica mais fácil manter os prazos sob controle. Mas é só esse volume aumentar para que essa tarefa, antes tranquila de se fazer, torne-se cada vez mais difícil e trabalhosa. Além das mudanças que o novo CPC trouxe, existem particularidades de alguns sistemas de tribunais que adotam a “auto-intimação”, extinguindo a publicação da nota de expediente, que acaba sendo o início do processo para controle dos prazos.

Diante disto tudo, elencamos a seguir 3 principais bons motivos para você ter um bom mecanismo de controle dos seus prazos:

MOTIVO 1 = RETENHA CLIENTES E ZELE PELA SUA REPUTAÇÃO

Perder prazo pode levar você a perder clientes. Embora o escritório tenha dezenas, centenas ou milhares de ações em andamento, em geral, o cliente possui apenas aquele processo, principalmente se esse for uma pessoa física. E ele não tem nada a ver com o seu volume de trabalho, não é mesmo? Se ocorrer do advogado perder essa causa – ou parte dela – por conta da perda de um prazo, muito dificilmente essa pessoa irá indicá-lo para a sua rede de contatos, aliás, é bem possível que faça o papel de “advogado do diabo” e manche a sua reputação. Se você advoga em uma cidade pequena, esse problema pode se agravar ainda mais, pois é aquele velho papo de “todo mundo se conhece”.

Lembre-se: um cliente satisfeito fala bem de você para uma pessoa, enquanto um cliente insatisfeito… Vish! Este espalha para os quatro cantos do mundo! De nada adianta você elaborar as melhores peças do mundo, se você perder o prazo.

MOTIVO 2 = EVITE A PERDA DE TEMPO E DE DINHEIRO

Assim como em qualquer situação, se você não tem as coisas organizadas, você perde tempo. Imagine controlar todos os prazos apenas em uma agenda de papel? Novamente, se o seu escritório tem um volume pequeno de processos, você consegue absorver a demanda. Porém quando esse número cresce, fica difícil entender o que deve ser feito hoje, para que um prazo seja cumprido daqui a dez dias e assim sucessivamente. Não dá simplesmente para agendar o prazo final. Você terá que elaborar as peças, coletar documentos e fazer muitas outras coisas para conseguir vencer esse prazo. Se você não tem um bom controle de prazos, o tempo que você irá perder para organizar as suas atividades será muito maior que deveria. Vale aquela máxima: tempo é dinheiro.

MOTIVO 3 = PRAZO EM DIA É SINÔNIMO DE TRANQUILIDADE

Com os prazos sob controle, você ganha tranquilidade. Isso mesmo, nos dias estressantes que vivemos, muito desse estresse vem da desorganização das informações. A quantidade de informações que temos contato em um só dia é imensa e isso acontece porque não temos tempo para estabelecer mecanismos de controle para tudo, é uma questão cíclica. A partir do momento que as informações estiverem sob controle, nossa mente estará livre para poder pensar em outras coisas. Certamente manter os prazos sob controle traz maior qualidade de vida para o advogado, uma vez que não precisa ficar como um louco atrás dessas informações. Lembre-se: a confiança é boa, o controle é melhor. Prazos em dia são o reflexo da qualidade do seu trabalho!

Você deve ter percebido que controlar prazos é bastante importante para a sua evolução, impactando não só no seu escritório, mas também na sua vida pessoal. Tenha em mente que para volumes pequenos de processos, controlar prazos realmente não é uma tarefa difícil, mas que ao aumentar esse volume e o tamanho da sua banca, ter essa atividade sob controle passa a ser vital para que você se mantenha prestando um serviço de qualidade, sem ficar estressado.

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