Cada vez mais escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e até mesmo órgãos públicos precisam lidar com grandes volumes de informações. E é nesse contexto que a análise de dados surge como um recurso interessante a fim de promover maior eficiência, segurança e precisão na tomada de decisões.
Quer entender melhor como aplicá-la no dia a dia jurídico? Este artigo vai te ajudar.
O que é análise de dados no contexto jurídico?
Basicamente, a análise de dados no contexto jurídico engloba um conjunto de técnicas, metodologias e ferramentas que servem para ajudar advogados, juízes, promotores e outros profissionais do Direito a gerenciar e interpretar grandes volumes de informações.
Em um cenário em que os processos contam com centenas de páginas, documentos e diversos precedentes jurisprudenciais, surge a necessidade de aplicar recursos computacionais capazes de cruzar e organizar esses conteúdos de maneira eficiente.
Aplicada ao Direito, a análise de dados também pode envolver ainda o uso de algoritmos de machine learning e Inteligência Artificial, ou IA. Essas tecnologias colaboram na hora de prever resultados de litígios, verificar padrões em decisões judiciais, identificar tendências em casos anteriores e analisar o comportamento das partes.
Tudo isso serve para auxiliar na construção de argumentos sólidos e orientar clientes ou organizações de forma mais segura.
Aplicação da análise de dados no setor jurídico
Uma das áreas de maior crescimento é o chamado Legal Analytics. É um recurso que se dedica a estudar os resultados de processos judiciais, entender o comportamento de juízes e tribunais, identificar padrões de vitória em determinados tipos de ação e, a partir disso, oferecer previsões para advogados e clientes.
Esse mapeamento estatístico permite ao profissional jurídico embasar a escolha de teses, a negociação de acordos e a decisão de prosseguir ou não com um litígio, maximizando as chances de êxito.
Agora, é válido dizer que esse tipo de análise é uma tendência que vai além e está mudando a própria estrutura dos escritórios de advocacia. As questões que vão desde a alocação de recursos e a divisão de tarefas até o dimensionamento dos times em casos complexos são beneficiadas por soluções orientadas por dados.
5 benefícios da análise de dados na advocacia
Um dos principais ganhos é a possibilidade de prever resultados com maior precisão. Embora não seja uma garantia de 100% de acerto, já que decisões judiciais variam devido a inúmeros fatores, é um recurso bastante valioso porque ajuda a criar cenários probabilísticos que orientam a estratégia processual com melhor embasamento.
Outros benefícios são:
Otimização da gestão de processos
Escritórios que lidam com grande volume de ações, por exemplo, podem utilizar soluções de análise de dados para centralizar informações e gerar relatórios gerenciais. Assim, é possível acompanhar estatísticas de andamento, custos, tempo médio de resolução de casos e indicadores de performance de cada advogado ou equipe.
Com esses dados em mãos, fica simples identificar gargalos, priorizar processos urgentes e redistribuir recursos de forma estratégica.
Redução de riscos
A análise de dados permite monitorar indicadores de risco e detectar potenciais desconformidades antes que se tornem grandes obstáculos. Ferramentas de compliance que contam com esse foco conseguem, por exemplo, rastrear transações financeiras suspeitas, mapear interações contratuais complexas e cruzar informações internas com parâmetros estabelecidos por órgãos regulatórios.
Além dos pontos citados anteriormente, a análise de dados oferece outros benefícios, como o aprimoramento das estratégias de marketing jurídico. A personalização de serviços para clientes, ao permitir entender melhor os problemas recorrentes e as demandas específicas, também é um atrativo que se apresenta com essa tecnologia.
Como implementar a análise de dados no seu escritório de advocacia
Ao buscar adotar a análise de dados em seu negócio, é muito importante investir em planejamento e mudança de cultura interna. Assim, o processo se dará do modo mais fluido possível.
Um primeiro passo a considerar é definir objetivos bem definidos. Antes de investir em softwares e treinamentos, identifique onde esse recurso trará maiores vantagens. Pode ser na previsão de resultados de processos, na gestão de prazos, na criação de relatórios de performance ou na detecção de riscos de compliance, por exemplo. Isso será útil para que os esforços sejam aplicados nas áreas realmente importantes.
Outras ações a levar em conta são:
Invista em tecnologia adequada
Existem diversas ferramentas no mercado que oferecem soluções voltadas à análise de dados no setor jurídico. O Lawyer Eleven, por exemplo, é uma plataforma que se destaca por integrar diferentes funcionalidades que vão desde o armazenamento de documentos e automação de tarefas até a análise de resultados de processos.
Capacite a equipe
De nada adianta adquirir ferramentas de análise de dados se os profissionais não souberem interpretá-las e aplicá-las ao contexto jurídico.
Portanto, investir em treinamentos e na formação de uma equipe multidisciplinar, que inclua advogados com conhecimento em estatística e tecnologia, é fundamental para o sucesso do projeto.
Além disso, é importante fomentar uma cultura de aprendizagem contínua e troca de experiências entre os membros do time.
Integre a tecnologia ao fluxo de trabalho diário
Para que a análise de dados funcione, ela deve ser incorporada de forma orgânica às rotinas da equipe. Isso significa que a coleta de informações, a atualização de sistemas e a geração de relatórios devem ocorrer de maneira sistemática, preferencialmente com automações que reduzam o esforço manual.
Assim, a tecnologia deixa de ser uma iniciativa pontual e passa a ser parte estruturante do negócio.
Monitore e avalie resultados
A implementação de uma cultura voltada a dados não deve ser encarada como um evento isolado, mas um processo contínuo de melhoria. Posto isso, é muito importante estabelecer métricas para avaliar o desempenho das ações adotadas e realizar ajustes sempre que necessário.
Note que os benefícios ao adotar esse recurso no dia a dia do seu negócio não são poucos e contam com potencial para aprimorar muito a qualidade dos serviços prestados. Prever resultados de litígios, otimizar a gestão de processos e reforçar o controle interno para seguir conformidades são apenas algumas das vantagens que a tecnologia ajuda a alcançar.
Agora, para que tudo isso seja obtido, as lideranças da empresa precisam seguir sempre atentas às oportunidades de melhoria da organização.
Precisa de um parceiro de negócio para alcançar os melhores resultados em análise de dados? Então, saiba que a Alkasoft está à disposição. Solicite um orçamento!