A jurimetria está realmente revolucionando o setor jurídico?

Blog

O cenário jurídico segue uma evolução constante acompanhando a sociedade e as novas tecnologias. Esta evolução não se restringe apenas à transformação legislativa e interpretação das leis, mas também das ferramentas utilizadas pelos seus profissionais.

Um dos recursos que vêm sendo utilizados é a jurimetria. Seu auxílio na resolução das demandas tem se destacado por alcançar estimativas mais próximas em um Direito cada vez mais indefinido.

Aqueles considerados advogados do futuro, que possuem maior contato com soluções digitais ou tecnológicas, já estão colhendo os resultados de otimizar procedimentos. Além disso, as utilizam para basear a tomada de decisões, obtendo resultados esperados e assertivos. É a tecnologia a favor do Direito e das pessoas como uma aplicação mais justa dos dispositivos da lei. Veja a seguir o que é a jurimetria, seus pilares, importância e como pode ser aplicada.

O que é Jurimetria?

A jurimetria tem como definição o uso de métricas e estatísticas aplicadas ao Direito. Ela se baseia em fatos sociais ou processuais para produzir dados concretos que servem como suporte na tomada de decisões.

A sua origem não é muito precisa, mas estima-se que surgiu entre os anos 1940 e 1950. O intuito dos seus idealizadores era oferecer a uma ciência social e jurídica como o Direito um método de análise científica mais exato. 

Hoje, com o avanço da tecnologia e a digitalização de dados, é possível chegar a uma resposta mais assertiva usando apenas dados estatísticos.

A Jurimetria no Brasil

A jurimetria vem se expandindo e ocupa lugar de destaque no Direito brasileiro.  Adota práticas que remetem às estatísticas aplicadas a decisões. É o caso do Incidente Processual das Demandas Repetitivas, previstas no Código de Processo Civil, ou ainda das Súmulas. 

Ou seja, o Direito brasileiro tem analisado cada vez mais as métricas para criar estimativas mais próximas ao resultado que pode ser gerado, minimizando os riscos e aumentando a eficiência do seu trabalho. 

Nosso sistema jurídico está mais próximo de um Direito flexível, que acompanha rapidamente as mudanças da sociedade. É aí que a jurimetria cresce, pois ela é o principal instrumento para medir a velocidade e constância destas mudanças.

A jurimetria na prática

Já analisamos a jurimetria pelos seus aspectos teóricos e ela representa um grande avanço na cultura jurídica. Mas na prática isso realmente funciona? É o que veremos a seguir.

Como já falamos, a jurimetria pode ser aplicada com o uso de estatísticas para basear tomadas de decisões estratégicas em um escritório de advocacia.

Veja um exemplo: por meio da jurimetria o advogado faz uma análise em diversos processos de uma comarca, sobre determinado caso, e conclui que as sentenças por danos morais naquele caso mantêm uma média de R$ 5.000,00.

Com esta informação, fica mais fácil orientar o seu cliente sobre as possibilidades do processo e saber qual a melhor decisão a tomar.

Ainda, as análises estatísticas podem ser usadas em estudos acadêmicos a fim de se aprofundar em um novo fenômeno social que vem surgindo e assim realizar um ato preventivo para minimizar os danos.

A jurimetria também pode ser aplicada no âmbito legislativo, criando leis mais fiéis à realidade da sociedade. Este é inclusive um dos pilares da jurimetria, assunto que veremos a seguir.

Pilares da jurimetria

Existem três pilares que justificam o uso da jurimetria no Direito:

  • Elaboração de leis: Para que uma lei seja criada e tenha eficácia, o legislador deve analisar o contexto da sociedade no momento da sua criação. Assim, um dos pilares da jurimetria é realizar uma pesquisa estatística da sociedade e da situação concreta para a criação de leis mais justas e autoaplicáveis.
  • Decisões Judiciais: No âmbito das decisões judiciais, ela auxilia os magistrados a terem maior segurança em suas decisões ao consultar os órgãos superiores ou mesmo em outras comarcas sobre quais as tendências jurídicas naquele determinado caso.
  • Instrução Probatória: Pode promover maior aproveitamento nas previsões fornecidas aos clientes ao analisar casos passados, adotando uma posição estratégica no processo conforme a análise de casos repetitivos anteriores.

A importância da jurimetria

A prática jurídica está cada vez mais voltada e dependente da tecnologia. A jurimetria, aliada à inteligência artificial, ao Visual Law, e outras soluções jurídicas, tem sido de suma importância para seus profissionais. 

Em uma prática tão variável como o Direito, ter uma ferramenta para amparar as decisões é como estar perdido no oceano e ser guiado por um farol no horizonte. Ela mostra o caminho e o advogado com o seu conhecimento técnico o percorre com mais segurança.

A jurimetria em relação ao software jurídico

Os softwares jurídicos promovem o acesso a dados e documentos, servindo como centralizadores de informações e automatizando os processos. Além disso, possuem a funcionalidade de cruzar dados e indicar padrões de diversas fontes de dados, personalizando a procura conforme a sua demanda.

Bons softwares jurídicos possuem banco de dados, que permitem sintetizar os números transformando-os em informação, para assim, aplicar a jurimetria na tomada de decisões, dando maior poder aos gestores jurídicos.

Mas, afinal, a jurimetria está realmente revolucionando o setor jurídico? Se você ainda não sabe a resposta para esta pergunta, releia o texto, ou acompanhe as últimas decisões dos tribunais. 

O uso de dados jurídicos não só está revolucionando o cenário jurídico como está se tornando imprescindível para os profissionais da área. O motivo? A quantidade de dados jurídicos à disposição e o nível de assertividade das decisões.

Não há segredo, é matemática. Ao adaptar uma ciência exata a uma ciência social, o resultado não poderia ser diferente e o sucesso é garantido.Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando as novidades jurídicas e tecnológicas junto com a gente e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários