Canais de comunicação com o cliente e o advogado são fundamentais para o sucesso de um escritório de advocacia. A comunicação efetiva pode melhorar a satisfação, aumentar a fidelidade e a retenção do cliente, além de ajudar a garantir que os objetivos dele sejam atendidos de forma eficaz.
Você sabe qual o melhor canal de comunicação para ter contato com o seu cliente?
Leia neste blog post sobre a importância de pensar estrategicamente e fazer a melhor escolha de acordo com o perfil dos seus clientes.
A importância da boa comunicação na experiência do cliente
Essencial para uma experiência positiva do cliente em um escritório de advocacia, uma boa comunicação inclui um diálogo claro e eficiente sobre o andamento do processo, as expectativas e os resultados esperados.
Uma comunicação adequada também ajuda a estabelecer confiança e fortalecer o relacionamento entre o cliente e o advogado. Sabemos que o universo jurídico exige uma certa formalidade, mas atualmente não existe mais tempo nem espaço para uma visão conservadora e formal.
A rotina de um advogado é bastante corrida e todos precisam de praticidade no dia a dia. Ficar no escritório aguardando o cliente para atendimento, que pode desmarcar ou atrasar, complicando os demais compromissos do dia, já não é uma possibilidade.
Tempo é dinheiro! Então ter canais de comunicação diversos para manter contato com o cliente não é só uma facilidade, mas também uma necessidade urgente para os advogados modernos.
Como definir os melhores canais de comunicação
Você não precisa estar presente em todos os canais de comunicação, o mais importante é conhecer o cliente. Para definir os melhores canais com o cliente em um escritório de advocacia, é importante levar em consideração as preferências dos clientes e o tipo de informação que precisa ser transmitida.
Veja 5 dicas para ter uma comunicação eficiente com seu cliente:
- Esteja disponível para ouvir o cliente e se coloque no lugar dele para entender suas preocupações;
- Use uma linguagem clara e objetiva ao explicar questões jurídicas, evitando termos técnicos excessivos;
- Mantenha uma comunicação constante, atualizando-o sobre o andamento do caso e esclarecendo suas dúvidas;
- Estabeleça uma relação de confiança, com transparência e honestidade em relação às possibilidades e limitações do caso;
- Utilize ferramentas modernas de comunicação, como e-mail e mensagens de texto, para manter contato com o cliente de forma ágil e eficiente.
Além de ter uma comunicação eficiente, é importante também garantir que esses canais estejam disponíveis e acessíveis aos clientes em horários convenientes e fornecer um serviço de qualidade e eficiente em cada canal escolhido.
Conheça mais sobre os canais de comunicação a seguir.
Quais os principais canais de comunicação entre cliente e advogado
Cada canal de comunicação tem suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante escolher o mais adequado para cada situação. Conheça os mais utilizados:
- Telefone: é um canal rápido e eficaz, permitindo que o cliente possa falar diretamente com o advogado. No entanto, é importante lembrar que nem todos os clientes se sentem confortáveis em falar ao telefone, e alguns podem preferir escrever, por exemplo;
- E-mail: é outro canal comum, permitindo que o cliente possa enviar informações importantes de forma rápida e fácil. No entanto, em muitos casos, o e-mail acaba não armazenado no histórico do cliente, ficando somente na caixa de entrada do advogado, podendo gerar desencontro de informações e perda de documentos importantes.
- Chatbots: é uma opção cada vez mais popular, permitindo que o cliente possa ter retorno sobre seus questionamentos em tempo real. Um chatbot é um programa de computador, mas parece um robô, que pode simular a conversa humana e pode ser utilizado no primeiro contato com o cliente, respondendo a questionamentos, informando horários e fazendo agendamentos.
- Redes sociais: também podem ser usadas como canais de comunicação com o cliente, permitindo que o advogado possa se comunicar de forma rápida e fácil. No entanto, as redes sociais são mais utilizadas quando o objetivo é atrair novos clientes, não sendo o método mais indicado para comunicação com clientes com demandas em andamento.
- Aplicativos de mensagens instantâneas: WhatsApp e o Telegram podem ser usados como canais de comunicação com o cliente. Eles permitem que o advogado possa se comunicar de forma rápida e fácil, sendo um bom canal para o envio de arquivos e documentos.
- Área do Cliente: A Área do Cliente é um espaço em uma plataforma digital no qual o cliente poderá fazer login e conferir como está o andamento dos seus processos, enviar documentos e encontrar os principais canais de comunicação com o escritório. Normalmente, ele está associado a um software jurídico.
Independentemente do canal escolhido, é importante que o advogado se comunique de forma clara e eficaz com o cliente. Isso inclui ouvir atentamente as necessidades, fornecer informações claras e precisas e responder a perguntas de forma adequada e oportuna.
O foco na experiência dos clientes para a prospecção
O foco na experiência dos clientes é essencial para a prospecção de novos clientes na advocacia. Quando os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado, eles tendem a dar um feedback positivo para os profissionais e indicar o escritório para amigos e familiares, aumentando o número de potenciais clientes.
Isso pode tornar o escritório mais conhecido no mercado e aumentar as chances de aquisição de novos clientes. Portanto, o foco na experiência do cliente pode ser uma excelente estratégia de marketing para a advocacia.
Uma boa estratégia de comunicação entre cliente e advogado é essencial para o advogado atual, com ela a reputação do escritório também é fortalecida, o que atrai novos clientes que buscam um serviço de qualidade.
Portanto, investir na experiência do cliente é uma estratégia inteligente para crescer e se destacar no mercado jurídico. Quer entender mais sobre comunicação com o cliente e marketing jurídico? Leia nosso e-book sobre o tema!