Chatbot para escritório de advocacia: entenda o que é e como funciona

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Você sabe o que significa chatbot? Não? Certamente você já acessou um site de compras e um atendente virtual pulou na tela e te chamou para conversar no chat, não é? Esse é o chatbot, um programa de computador que simula o diálogo com outro ser humano.

O objetivo do chatbot é que a interação entre cliente e chatbot seja natural e que o cliente não perceba que não está conversando com outro ser humano.

O seu escritório já está inserido no Direito 4.0? Já está utilizando a tecnologia a seu favor? Já pensou em ter um chatbot no site de seu escritório para realizar o primeiro atendimento ao seu cliente ou possível cliente? 

Conheça mais sobre esta ferramenta no post abaixo.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um programa de computador, mas parece um robô, que pode simular a conversa humana. Com o uso de um chatbot, você pode automatizar uma série de perguntas, que seriam realizadas em uma conversa inicial, deixando para o robô a tarefa de respondê-las.

Atualmente, várias empresas vêm utilizando chatbots em atendimentos de processo de vendas e de atendimento ao cliente, respondendo dúvidas. Essas metodologias estão sendo aplicadas em outras áreas de serviços também, como empresas de telefonia, que enviam mensagens de texto a partir de uma resposta do usuário, como a liberação de créditos para telefones.

Como funciona o chatbot?

Chatbots são configurados com padrões e modelos definidos por meio de palavras-chave. Após essa configuração, o chatbot poderá simular um diálogo com uma pessoa, conforme as expressões que o robô está apto a responder.

Os chatbots podem facilitar o dia a dia de uma empresa que recebe diversos contatos diários de clientes com perguntas repetitivas, por exemplo. Com a automação de respostas e/ou encaminhamento ao setor responsável por resolver o problema apontado, restará mais tempo para os profissionais exercerem outras tarefas de maior importância.

Como funciona um chatbot para escritório de advocacia?

O mundo jurídico passa por transformações constantes e a revolução digital, que trouxe a advocacia 4.0, está a cada dia alcançando mais profissionais da advocacia, que buscam estar sempre atentos às novidades e tendências que possam auxiliar na prestação de um serviço jurídico de qualidade.

A tecnologia trouxe diversas facilidades para o dia a dia dos escritórios de advocacia, como a digitalização de processos, controle de prazos e intimações judiciais online. O chatbot chegou como uma ferramenta para ajudar no atendimento de clientes ou futuros clientes que chegam ao site do escritório de advocacia.

Os chatbots podem ser utilizados no primeiro contato com o cliente, respondendo as as primeiras dúvidas de um potencial cliente, verificando qual sua demanda, informando os horários e formas de atendimento do escritório. Eles podem até mesmo agendar a primeira consulta com o profissional do escritório.

Chatbots são diferenciais competitivos para os escritórios de advocacia, mas não irão substituir os advogados. Estes profissionais serão sempre essenciais na prestação do serviço jurídico, já que a utilização do chatbot deve se limitar ao primeiro contato com o cliente.

Assim, o robô poderá realizar o atendimento inicial e agendamento do horário com o advogado. Após o agendamento automático, o profissional do Direito deverá assumir o atendimento do cliente, focando na parte do atendimento em que a sua expertise é realmente necessária.

Quais as vantagens de utilizar um chatbot para escritório de advocacia?

Existem várias vantagens em utilizar um chatbot para escritório de advocacia, entre elas podemos citar:

  • Disponibilidade 24 horas: com a utilização do chatbot, o primeiro atendimento poderá ser realizado a qualquer hora do dia, quando o cliente precisar;
  • Redução de custos: com a utilização do chatbot no seu escritório de advocacia, configurado para realizar o primeiro atendimento ao cliente, o escritório poderá realocar profissionais e deixá-los trabalhando somente na prestação de serviços jurídicos;
  • Automatização de procedimentos e de organização da agenda: com o chatbot, o primeiro atendimento no site do escritório será automatizado e a organização da agenda dos profissionais poderá ser realizada pelo robô;
  • Inovação: com um site planejado e com ferramentas atuais, o uso do chatbot irá demonstrar que seu escritório está sempre atualizado e capacitado a utilizar a tecnologia para melhor atender o seu cliente;
  • Proximidade com o cliente: apesar do primeiro atendimento ser realizado pelo chatbot, a resposta rápida ao cliente irá aproximá-lo dos profissionais do escritório, pois o atendimento se tornará mais eficaz e especializado quando for repassado ao advogado.

Muitos clientes ainda não estão acostumados com a tecnologia do chatbot jurídico, mas você pode utilizar ferramentas de marketing para demonstrar que o chatbot é confiável e servirá para facilitar e trazer mais eficiência ao serviço que será prestado a ele. 

Assim, você poderá agilizar e aprimorar o contato com o seu cliente utilizando o chatbot, dando respostas mais rápidas e eficazes aos seus clientes, trazendo um diferencial para o seu escritório de advocacia e ainda poderá focar seu tempo em tarefas mais complexas e na produção intelectual tão importante para todo o advogado.

Como encontrar o melhor chatbot para escritório de advocacia?

Existem vários sites e softwares que oferecem o serviço de chatbot para escritórios de advocacia. Assim, é fundamental que você realize uma pesquisa de mercado, buscando a melhor opção de chatbot para estar certo de que o software escolhido irá suprir as suas necessidades.

Gostou do conteúdo? Quer estar sempre atualizado sobre os temas da advocacia 4.0 e como as novas tecnologias podem te ajudar? Acesse o nosso blog e aproveite o conteúdo exclusivo que preparamos.

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