fbpx

Com o objetivo de facilitar o trabalho das pessoas que atuam nos cartórios e também o atendimento das pessoas que precisam dos seus serviços, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que todos os cartórios do Brasil devem manter cópias digitais dos livros dos serviços prestados. Para que esses serviços sejam prestados com máxima eficiência e qualidade, é essencial promover essa modernização que transforma o cartório tradicional em um cartório digital.

Seguindo a recomendação do CNJ – e também para seguir as melhores práticas do mercado –, a adaptação para o modelo de cartório digital é uma tendência e uma realidade cada vez mais comum no Brasil. Muitos cartorários e advogados já utilizam sistemas integrados e especializados para realizar trâmites que envolvem o sistema bancário, bem como trâmites comerciais, registros contratuais, procurações, assim como boa parte dos serviços que fazem parte do cotidiano dos cartórios. Conheça, agora, o passo a passo para transformar a sua serventia em um cartório digital.

Por onde começar o processo de implantação de um cartório digital?

Para informatizar o seu cartório e integrar todos os seus processos, o primeiro passo é contratar uma solução e/ou uma empresa especializada na digitalização de documentos. Você pode optar por um sistema que facilitará essa digitalização, que será feita por pessoas da sua equipe, ou contratar uma empresa para fazer a digitalização com o uso de scanners, câmeras fotográficas e um software de tratamento de imagens.

Não importa qual dos dois caminhos o seu cartório escolher, o objetivo dos dois processos é o mesmo: transformar os documentos físicos do seu cartório em documentos digitais e com acesso eletrônico. Assim, o cartório digital, após implantado, permitirá consultas rápidas de processos e agilizará a expedição de documentos.

Com o objetivo de manter uma boa gestão do acervo digital e deixar todos os processos e documentos organizados, o próximo passo para a sua serventia se transformar em cartório digital será adquirir um software especializado.

Com uma solução como o software CART Imóveis, comercializado pela Alkasoft, será possível fazer consultas e administrar arquivos e documentos de forma mais rápida e eficiente. Os usuários do seu cartório podem consultar esses documentos a qualquer tempo e com a segurança de backups que vão impedir que qualquer arquivo se perca.

Os benefícios de investir na modernização de um cartório digital

Ao adaptar a sua serventia para o modelo de cartório digital, qualquer documento físico que será gerado no dia a dia do seu cartório será digitalizado. Assim, relatórios gerenciais e administrativos, contratos, recibos, ofícios, procurações, escrituras e inclusive as fichas de assinaturas de firmas passam a fazer parte do sistema que os usuários do seu cartório poderão utilizar de forma simultânea, agilizando processos e melhorando a produtividade das suas equipes.

Entre os benefícios do cartório digital, destaque para a redução de custos verificada pelas serventias ao longo do tempo. Com esse processo de digitalização, o cartório ganha agilidade e muita segurança na preservação dos documentos, o que aumenta a eficiência da prestação dos seus serviços.

A digitalização permite ainda acesso fácil a qualquer livro e documento, além de manter a preservação dos documentos intacta. Outra vantagem é em relação ao espaço físico, que precisará ser organizado de uma outra maneira, mas com ganho para as pessoas e os clientes que frequentam o seu cartório.

Com um software especializado na gestão de cartório, a sua serventia também terá o backup de todos os documentos digitalizados, melhorando a segurança da sua gestão e seguindo as boas práticas recomendadas pelo CNJ.

Para que a digitalização funcione, no entanto, ela deve ter um planejamento adequado, seguir procedimentos e uma metodologia de indexação aplicável aos documentos do cartório. Assim, será possível colher todos os benefícios que um software de gestão propicia, especialmente em relação à agilidade da rotina e à maior segurança na gestão dos documentos.

Conheça mais sobre o Sistema Cart

Agora que você sabe mais sobre o passo a passo para transformar uma serventia em um cartório digital, imagine conquistar todo o controle e a informatização do seu cartório através de uma única solução. Isso é possível com os Sistemas Cart, conjunto de soluções oferecidas pela Alkasoft, empresa especializada em soluções para o meio jurídico e para cartórios.

Com os Sistemas Cart, o seu cartório poderá fazer o gerenciamento completo dos seus serviços cartoriais. Aproveite essa tecnologia para reproduzir todas as etapas dos processos da sua serventia, oferecendo ainda mais segurança e rapidez no atendimento do seu cartório.

Utilize os Sistemas Cart para digitalizar e armazenar documentos em seu computador, com possibilidade de impressão e facilidade de acesso.

Gostou do nosso post? Então indique a leitura deste conteúdo para um amigo e não deixe de acompanhar outros textos relacionados com o dia a dia de um cartório em nosso blog. Aproveitamos também para convidar você a conhecer mais a respeito do nosso software. Entre em contato conosco e saiba como você pode começar a modernizar ainda hoje as rotinas do seu cartório!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *