A qualidade e a agilidade nos serviços prestados em um cartório de imóveis são metas primordiais de todo oficial de registro. No entanto, o que ainda se vê são filas e burocracias excessivas que atravancam a vida dos cidadãos que necessitam de algum documento. Quem já não passou horas esperando por uma senha para descobrir que a declaração requisitada levará ainda semanas para ficar pronta pois muitos papéis ainda não foram digitalizados?
Essa situação é muito mais comum do que se imagina. No entanto, cada vez mais cartórios de imóveis estão investimento em tecnologias capazes de automatizar demandas e aumentar a produtividade dos serviços prestados à população. Softwares de gestão, por exemplo, são ótimas alternativas para acelerar procedimentos, minimizar erros e proporcionar mais tempo para toda equipe se ocupar com tarefas que trazem mais qualidade ao atendimento. Confira como a tecnologia pode melhorar a produtividade no seu cartório de imóveis, além de oferecer um serviço mais ágil e qualificado.
Cartório de Imóveis: como aumentar a produtividade com o uso da tecnologia?
Confira alguns dos principais benefícios que o investimento em tecnologia pode trazer para um cartório de imóveis:
1. Celeridade nos processos rotineiros
Como já se sabe, são muitas as demandas que um cartório de imóveis precisa administrar diariamente. E isso, é claro, toma tempo de toda a equipe. Já imaginou organizar todos os documentos e informações de um dia inteiro de trabalho?
Com o uso da tecnologia de um software de gestão, muitas dessas tarefas podem ser automatizadas, proporcionando uma rotina mais produtiva a toda a equipe. Com uma plataforma competente, há uma estrutura capaz de organizar dados e informações de maneira rápida e eficiente.
2. Informações organizadas e acessíveis
Conforme já mencionado, o volume de documentos recebidos diariamente em um cartório de imóveis é imenso. Diante disso, é necessário que haja uma organização a fim de não perder ou depreciar esses dados.
Se o cartório fizer esse arquivamento manualmente, é bem provável que aconteçam alguns erros e determinado documento que deveria estar em uma pasta esteja em outra completamente diferente.
Já imaginou ter que procurar entre centenas de arquivos até encontrar o que você busca? Provavelmente seriam horas perdidas e que poderiam atrasar o trabalho de uma equipe inteira.
Se você investir na tecnologia de um software especializado, você garante a organização automatizada e ainda tem a segurança que precisa para manter os documentos sempre em ordem e acessíveis a toda a equipe.
3. Otimização de rotinas
A produtividade está diretamente ligada à economia que você consegue gerar mantendo a qualidade do trabalho, correto?
A eficiência, inclusive, é um dos princípios que rege a Administração Pública no Brasil. Ou seja, fazer a maior quantidade de coisas, da melhor forma possível, com o menor custo.
Com um software de gestão, você automatiza rotinas e mantém os recursos humanos dedicados àquilo que realmente importa: um bom atendimento e um serviço competente. Dessa maneira, você economiza em termos de funcionários e também de demandas.
4. Mais assertividade nos processos
O retrabalho é um dos principais motivos de queda de produtividade em qualquer empresa, uma vez que todo erro gera perda de tempo e gastos extras de pessoal e de materiais.
Além disso, quando se fala em atividades repetitivas que requerem atenção, o trabalho humano, muitas vezes, pode falhar. Já imaginou preencher centenas de planilhas sem cometer um erro de digitação que seja? É um desafio e tanto.
Automatizar essas tarefas significa mais assertividade, menos erros e, consequentemente, menos esforços investidos em refazer um trabalho.
Conheça os Sistemas CART da Alkasoft
Os Sistemas CART, desenvolvidos pela Alkasoft, garantem o controle e a informatização completa do serviço registral e notarial. Com eles, você reproduz todas as etapas dos processos da serventia com segurança e rapidez no atendimento.
Especificamente falando de Cartórios de Imóveis, temos o CART Imóveis. Conheça suas funcionalidades:
- Integração e automação completa dos livros do cartório;
- Agilidade nos processos internos;
- Facilidade no cadastro de títulos e matrículas, consultas de protocolos e emissão de guias;
- Otimização do processo de registro e gestão de informações;
- Excelência na prestação de serviço.
Além disso, existem ainda outras funcionalidades opcionais do CART Imóveis, como:
- CART Scan: digitalização de matrículas, registros auxiliares, títulos e certidões do cartório;
- CART NF-e: emissão e remessa automatizada do Recibo Provisório de Serviços (RPS) para as prefeituras a fim de gerar a NF-e;
- CART Indexação: indexação de documentos digitalizados de forma rápida e segura para pesquisas;
- CART Web: portal de acesso para disponibilização aos clientes da serventia;
- Alkabackup: protege, recupera e armazena cópias atualizadas da base de dados em ambiente seguro.
Quer saber mais sobre o CART Imóveis da Alkasoft? Solicite uma demonstração ou entre em contato!