Administrar um escritório, como qualquer outro negócio, é um grande desafio. Requer conhecimento além daquele relacionado à prática jurídica. Para aumentar o faturamento do escritório de advocacia é preciso ter domínio sobre matérias como administração, gestão de pessoas, vendas e principalmente, gerenciamento financeiro e contábil.
Ter um negócio rentável exige uma soma de fatores que são pilares fundamentais na gestão e impactam diretamente nos lucros. A rentabilidade está diretamente relacionada ao planejamento, organização e estratégias.
Por isso, é preciso pensar no escritório como um negócio, adotando práticas que minimizem os riscos e tornem a jornada do advogado mais equilibrada, segura e confiante.
Sabendo deste desafio que abrange grande parte dos profissionais da área, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a aumentar o faturamento do escritório de advocacia.
Nos tópicos abaixo, serão apresentadas práticas do dia a dia e soluções tecnológicas que vão impulsionar os lucros trazendo vantagens competitivas para se alavancar no mercado.
7 maneiras de aumentar o faturamento do escritório de advocacia
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é essencial para um escritório que busca destaque no concorrido mercado jurídico. Direcionar a energia de trabalho para um propósito e uma visão clara de longo prazo pode trazer significativos resultados financeiros.
É preciso pensar no futuro traçando metas pré-definidas e alcançáveis, mas que tirem a equipe da zona de conforto para alcançar seus objetivos. Além disso, um planejamento estratégico bem desenvolvido, irá aprimorar a execução das operações, corrigir falhas e diminuir custos, trazendo também melhorias constantes e alto retorno financeiro.
Alinhamento da equipe
Uma equipe organizada também é importante para que seja atingido um bom resultado no faturamento do escritório de advocacia. Reuniões de alinhamento, feedback e uma comunicação interna efetiva trazem sincronia e harmonia, mantendo sempre o bom relacionamento e a proximidade dos sócios, associados e colaboradores.
Ademais, manter uma equipe multidisciplinar capacitada e organizada ajuda a expandir os horizontes do escritório, que pode oferecer mais opções de serviços e soluções para diferentes demandas.
Isso possibilita a entrada de mais clientes na carteira do escritório, além da movimentação maior de ações. Segmentar os times possibilita que o escritório seja referência em diferentes áreas, abrindo o leque de abrangência e oportunidades.
Foco no cliente
O foco no cliente é fundamental para quem quer prosperar no ramo da advocacia. Tratar os clientes com exclusividade e excelência pode render bons frutos. Assim, é necessário realizar um processo de assessoria bem estruturado e organizado. Relatórios frequentes sobre o andamento dos processos pode ser uma solução para deixá-los mais seguros e tranquilos com o cuidado do seu caso.
Todo cliente gosta de atenção e aqui não é diferente, pois se trabalha com problemas que mexem diretamente com o emocional das pessoas. Por isso, é fundamental a disponibilidade para atendê-los com empatia, respeito e transparência.
O resultado é um cliente satisfeito que não irá poupar elogios na hora de falar de quem o acolheu e ajudou a resolver a sua demanda. Com certeza ele irá recomendar o escritório para sua rede de amigos e familiares. O “boca a boca”, como é chamada a prática, é uma das mais eficientes formas de marketing, com pouco custo financeiro e significativo retorno.
Marketing jurídico e de conteúdo
Levar em conta o marketing jurídico é fundamental para consolidar a marca e a imagem do escritório. Expandir a presença online pode gerar valor e tornar o escritório uma autoridade no assunto.
As pessoas precisam saber que você está no jogo. Por isso, é imprescindível se manter atuante não só na prática jurídica, mas também na criação de conteúdo sobre temas relevantes. Ainda, comentários sobre decisões e estudos de casos demonstram que você possui amplo conhecimento e está sempre atualizado às novas realidades.
A atuação em redes sociais, blogs, sites na internet, podcasts, podem ser muito importantes para escalar e aumentar a procura pelo seu escritório. Estar na vitrine, mostrando o seu conhecimento, lhe deixará em evidência no mercado, aumentando a possibilidade da procura de novos clientes e parceiros.
Invista no desenvolvimento pessoal
Investir em desenvolvimento pessoal será sempre uma vantagem, pois ninguém pode tirar isso de você. A prática jurídica é muito dinâmica, assim permanecer na inércia pode ser perigoso. Desta forma, se faz necessário buscar conhecimento em estudos acadêmicos e novas teses, sob pena de ficar obsoleto.
O ingresso em especializações, mestrados, doutorados, além de outras atividades acadêmicas é de suma importância. Além disso, workshops e palestras ampliarão o seu networking, aumentando a rede de contatos. Tudo isso o tornará mais capacitado para enfrentar o concorrido mercado.
Assim, o crescimento pessoal lhe trará maior capacidade de articular as informações dentro da profissão, com inteligência emocional e técnicas para atrair bons negócios.
Gestão de tempo
O tempo é o bem mais precioso para um advogado e deve ser gerenciado de forma cautelosa para que sua rotina seja mais eficaz e produtiva. Otimizar o tempo é ter um melhor aproveitamento, equilibrando momentos de estudo, trabalho e contato com as pessoas.
Otimizar o tempo significa automatizar atividades mais burocráticas e minuciosas que possuam baixo valor agregado, ou seja, deve-se pensar: “quanto vale a minha hora?”, “Quanto tempo vou perder digitalizando documentos ou separando as notas com os prazos para hoje?”. O tempo gasto nestas atividades poderia ser melhor utilizado em atividades para trazer retorno financeiro ao escritório.
Com mais tempo, o advogado consegue focar no que importa, pensando em novas soluções e possibilidades, inclusive para aumentar o faturamento do escritório de advocacia.
Invista em tecnologias que ajudem na gestão do escritório
Acreditar em tecnologias que automatizam e otimizam as operações dentro do escritório é uma ação importante a ser tomada se você almeja aumentar o faturamento do escritório de advocacia. Além disso, uma robusta base de dados e a centralização de informações, facilitará o trabalho de todos os envolvidos.
O Software Jurídico Lawyer Eleven traz mais do que a unificação de dados. O módulo financeiro, por exemplo, possui recursos que farão com que você potencialize o faturamento do escritório de advocacia. Nele é possível saber de forma simplificada sobre as despesas fixas, despesas variáveis e outras informações relevantes para a gestão interna.
Com esta funcionalidade é possível organizar o controle financeiro, cortar despesas desnecessárias, controlar a entrada de honorários advocatícios e melhorar o fluxo de caixa. Tudo isso sem passar horas fazendo planilhas e cálculos complexos.
A otimização das operações é evidente, pois além de manter a organização, também trará dados que facilitam na tomada de decisão e no planejamento da gestão.
Informações centralizadas em um software facilitam a harmonia entre as diferentes áreas de atuação dentro do escritório. Além do mais, com o fácil acesso de todas as informações, a comunicação com o cliente será mais rápida e precisa.
Por fim, você poderá dedicar mais tempo às prospecções de negócios e produção. Ou ainda, ao estudo sobre temas relevantes que o coloquem em destaque no mercado, tornando-o referência na sua área de atuação e impulsionando o seu faturamento.
Saiba como o Software Jurídico Eleven irá potencializar seus lucros a partir da automação do seu escritório, trazendo facilidades na gestão, no aumento da produtividade e no faturamento do escritório de advocacia.