O dia a dia em um escritório de advocacia costuma ser muito corrido. Tanto é que às vezes não sobra tempo para o advogado focar em outras funções importantes, como é o caso da gestão de escritório de advocacia.
Ter uma boa gestão é importante para aumentar a produtividade e facilitar a rotina do advogado. Mas, também, para garantir mais tempo e prestar um atendimento de qualidade aos clientes.
Cometer erros na gestão pode trazer uma série de consequências ao escritório como, por exemplo, perda de competitividade e má reputação. E que profissional quer isso?
Confira neste post quais são os erros mais comuns na gestão de escritórios de advocacia e o que é preciso fazer para evitá-los de uma vez por todas.
Principais erros na gestão de escritórios de advocacia
Ao falarmos em erros de gestão, nada é mais prejudicial para um escritório de advocacia do que aqueles relacionados aos processos e prazos. Entretanto, existem outras falhas que também podem ocasionar uma série de prejuízos e precisam ser mencionadas neste tópico. Abaixo veja quais são:
Não pensar estrategicamente
Um dos erros mais comuns ao abrir um escritório de advocacia, reestruturar o modelo de negócio ou até mesmo ao fazer a gestão é não pensar estrategicamente.
Para ter ideia, a adoção de boas práticas podem ajudar o profissional a ampliar o controle sobre as atividades e a equipe. Não só isso, garantir o cumprimento das tarefas dentro do escritório e o comprometimento por parte dos colaboradores.
Especificar processos, definir metas realistas, organizar o arquivo, delegar funções e até definir o melhor modelo de gestão são ações estratégicas simples, mas que podem gerar impactos positivos nos resultados do seu escritório.
Não definir a área de atuação do escritório
Existem muitas áreas de atuação dentro do Direito: Civil, Penal, Tributário, Digital, enfim. São inúmeros segmentos disponíveis em que o profissional pode se especializar.
Deixar de definir a área de atuação e apostar na advocacia generalista pode gerar um efeito negativo na reputação do escritório. Isso porque os clientes podem entender que o advogado e a sua equipe sabem o básico sobre vários assuntos, mas não dominam um nicho específico.
Se o seu escritório está com dificuldades para definir a área de atuação, que tal começar identificando os pontos fortes da sua equipe? Você também pode identificar os assuntos de maior interesse, ou os segmentos que você e o seu time se sentem mais confortáveis para atuar.
Não ter uma estratégia para fidelizar clientes
O que seria de um escritório de advocacia sem seus clientes? Assim como em qualquer outro ramo de atividade, a advocacia também precisa se preocupar em atrair o público-alvo, atender expectativas e fidelizá-los. Do contrário, é só questão de tempo para perder espaço para a concorrência.
Otimizar o atendimento, treinar a equipe, organizar a agenda, melhorar o ambiente interno e manter o cliente informado sobre o andamento dos processos são estratégias que, além de ajudar na gestão do escritório, podem contribuir (e muito) para melhorar a experiência do cliente e aumentar sua confiança no profissional.
Não investir em marketing jurídico
Deixar de investir em marketing jurídico é outro erro cometido na gestão de escritórios de advocacia. O marketing é importante para qualquer empresa que deseja crescer e captar clientes, e o Direito não é exceção.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já se posicionou sobre o uso de marketing na profissão. E definiu que os advogados podem sim, utilizar dele para produzir conteúdos, transmitir conhecimento e interagir com os clientes.
Claro, existem algumas regras que precisam ser cumpridas tais como respeitar a sociedade de advogados, se limitar apenas à divulgação de conteúdo de importância ao leitor e não oferecer consultas gratuitas no ambiente online. Mas se o profissional usar o marketing jurídico com responsabilidade, não tem porque se preocupar em produzir conteúdos e compartilhá-los com seus seguidores e clientes.
Não ter um planejamento financeiro e contábil
O sucesso da gestão de escritório de advocacia também depende de um bom planejamento financeiro e contábil.
Estar adequado ao regime tributário correto, recolher os impostos mensais e ter um bom contador, por exemplo, são ações que podem ajudar o advogado a ficar dentro da legalidade, e ampliar o controle sobre seus recebíveis, pagamentos e obrigações.
Saber cobrar os honorários, assim como ter o controle sobre o valor da hora trabalhada também, já que ajuda o escritório equilibrar as finanças e garantir um caixa positivo.
Uma dica importante na hora de fazer o planejamento financeiro e contábil é sempre separar o dinheiro que entra no escritório da conta pessoal. Dessa forma fica mais fácil para o advogado controlar as receitas e despesas, bem como levantar saldo para investimentos.
Não possuir um software jurídico
Outro erro na gestão de escritórios de advocacia envolve não ter um software jurídico para auxiliar na execução das tarefas.
O software jurídico é uma tecnologia que automatiza tarefas rotineiras e permite integrar todos os setores do escritório. Mas não só isso, o sistema entrega módulos intuitivos para simplificar o controle de tarefas, gestão de prazos, monitoramento de agenda e contatos.
A tecnologia ainda fornece acesso a uma série de relatórios e demonstrativos, o que otimiza a tomada de decisão do profissional. Além de disponibilizar modelos de documentos prontos para simplificar o atendimento ao cliente e até o envio de processos.
Ou seja, é a ferramenta certa para o advogado modernizar o escritório e potencializar seus resultados.
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