Lean Thinking ou Pensamento Enxuto é um termo novo na advocacia. Ele deriva da metodologia Lean Manufacturing (o sistema Toyota de produção), que se baseia na redução de 8 desperdícios. Essa filosofia, por sua vez, se baseia na adoção de 5 princípios que podem ser aplicados ao escritório de advocacia.Quer saber como? Veja mais sobre o Lean Thinking e como a metodologia funciona na advocacia!
O que é a metodologia Lean Thinking?
A metodologia Lean Thinking é focada em técnicas de valorização do produto que chega ao cliente. Seu objetivo principal é gerar valor ao cliente e diminuir o desperdício e o custo de produção de uma empresa. Em outras palavras, são técnicas que trazem excelentes resultados para a gestão de qualidade e aumentam a produtividade.
Vale ainda pontuar que a ideia principal do Lean Thinking deriva da metodologia Lean Manufacturing (o sistema Toyota de produção). Ambas focam na satisfação completa do cliente por meio da melhoria da produção. Na prática, é ele quem inicia a produção a partir de sua demanda. Só depois da solicitação é que o produto será desenvolvido.
Para destrinchar mais o conceito de Lean Thinking, fundamentos são importantes. Vamos, então, abordar seus princípios. Com eles, é possível identificar e proporcionar medidas vantajosas para a produtividade e o bom rendimento dos recursos empresariais.
Princípios
Quando falamos em Lean Thinking e seus fundamentos, abordamos 5 princípios da metodologia:
- Valor: o que é valor na perspectiva do cliente. Quem decide o que é valoroso em seu produto ou serviço é o próprio cliente. Portanto, fique atento às impressões da clientela sobre o que valorizam no que você oferece.
- Fluxo de valor: após entender qual é o valor, é preciso identificar as etapas da execução do serviço (como a advocacia) que estabelecem esse valor. É o mapeamento do fluxo de valor. Com ele, você encontra o que não é essencial e que pode ser eliminado (desperdícios).
- Fluxo contínuo: definição de processos que criam um fluxo contínuo (produção sem interrupções). Assim, é possível atender às necessidades dos clientes com agilidade.
- Produção Puxada: aplicação do conceito Just In Time, que é o trabalho sob demanda. É o princípio que elimina descontos e promoções gerados devido a altos estoques e superprodução (no caso de venda de produtos).
- Perfeição: é a jornada de melhoria contínua de processos, pessoas e materiais. Com o passar do tempo, é preciso aparar as arestas para melhorar os processos e reforçar a agregação de valor ao cliente. É uma fase apoiada pelo método Kaizen.
Benefícios
Adotar ferramentas Lean Thinking é bastante benéfico para as empresas. Os princípios da metodologia já dão uma boa noção do que a economia de tempo e dinheiro provoca nos balanços mensais. Essa é, inclusive, a primeira grande vantagem: economia.
Em uma linha de produção, podemos apontar que a metodologia ajuda a evitar o desperdício de matéria-prima, por exemplo. Em empresas de trabalhos intelectuais, como na advocacia, a metodologia traz uma melhor gestão do tempo. Ou seja, as horas dos profissionais são mais bem aproveitadas.
Outra vantagem é a maior satisfação dos clientes. Afinal, as ferramentas Lean Thinking são pensadas para atingir a satisfação total deles. Os processos são alterados conforme a prioridade do que é valor para eles.
Como aplicar a metodologia Lean na advocacia?
A metodologia Lean Thinking, comumente, é aplicada a qualquer organização que faça um produto. Mas isso não quer dizer que não possa existir a Lean advocacia. Afinal, vale a compreensão do sistema de maneira geral e a implementação prática dos processos. Por isso, vamos pensar: como é o fluxo de trabalho na advocacia?
O cliente entra em contato para resolver um problema. Sua ligação passa pela recepção até chegar no advogado da área que ele precisa. O profissional mais adequado desenvolverá uma defesa coerente e completamente personalizada para o cliente. Perceba que existem muitas etapas, que podem ser melhoradas e integradas à metodologia Lean advocacia.
Na prática, os advogados responsáveis devem analisar os processos internos para identificar tarefas que agregam ou não valor ao cliente. Ou seja, remover o desperdício para focar somente em processos valorosos. É a advocacia enxuta.
6 passos para aplicar o Lean Thinking na advocacia
Para aplicar o Lean Thinking na advocacia, temos 6 passos básicos:
- Mapear processos: mapear todas as tarefas, etapas e responsáveis envolvidos, bem como prazos e recursos necessários para a execução delas. Planilhas e softwares jurídicos contribuem bastante para cumprir esse passo inicial.
- Padronizar processos: após descobrir as tarefas do escritório, identifique os gargalos e as oportunidades de melhoria. Estabeleça as melhores práticas com as equipes e formalize o que será feito, como padrões operacionais e listas de verificação. São as ferramentas lean thinking, que ajudam a reduzir erros. Mais uma vez, os softwares podem contribuir para o gerenciamento dos processos e para a automatização das tarefas redundantes.
- Eliminar desperdícios: existem desperdícios em escritórios de advocacia que devem ser eliminados. Excesso de funcionários para uma tarefa, muito tempo perdido em comunicação descentralizada, dentre outras falhas, devem ser eliminadas. Veja tudo que é irrelevante e que faz com que você desperdice recursos.
- Desenvolver e valorizar os funcionários: é preciso envolver as equipes no desenvolvimento dos processos para que aprimorem a criação de valor e reduzam os desperdícios. Treiná-los na tecnologia é uma ótima medida.
- Melhorar continuamente os processos: a aplicação do Lean advocacia demanda o foco na melhoria contínua de processos. Após identificar a raiz de um problema, faz-se um ajuste para que ela não ocorra mais. Existem ferramentas Lean Thinking, como o 5WH2 que ajudam com essa etapa.
- Adotar tecnologias para redução de custos e maior eficiência: inúmeras inovações na advocacia contribuem para a implementação desta metodologia. O uso de um sistema jurídico em nuvem, sem dúvidas, é o mais indicado. Ele traz funcionalidades que reduzem desperdícios, otimizam tempo e a entrega de valor ao cliente.
O Lean Thinking é uma metodologia derivada da metodologia Toyota. Seu pensamento se baseia em 5 princípios que têm como objetivo a satisfação total do cliente. O foco é, sempre, a entrega de valor. Com a tecnologia certa, como um bom software, sua implementação no escritório é mais eficaz.
Quer saber sobre o assunto? Acesse o webinar “Saiba como usar a metodologia Toyota para revolucionar seu escritório”.