Como modernizar e ser um escritório de advocacia digital?

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A modernização da advocacia passa, atualmente, pelo escritório de advocacia digital. Ela é uma grande aliada no aumento da performance, trazendo produtividade e rentabilidade.

Aplicável a advogados modernos, sejam iniciantes ou experientes, esse modelo de negócios é um diferencial pela perspectiva do empreendedorismo. Se você tem interesse em ter um escritório de advocacia digital, apontamos um breve passo a passo para modernizar seu negócio. Confira!

Vantagens de montar um escritório de advocacia digital

Quais os ganhos na performance que a modernização de um escritório de advocacia pode trazer? Como a tecnologia pode interferir positivamente neste negócio? Existem muitas vantagens ao montar um escritório de advocacia digital.

A mais evidente é a redução de custos. As despesas fixas de um escritório virtual são muito menores do que as despesas de um escritório físico, seja via home office ou coworking. 

Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas otimiza toda a gestão. Por meio de um software jurídico, é possível ter melhor controle do andamento de processos, fácil acesso a documentos digitalizados e controle de tempo gasto em cada atividade. Outras soluções melhoram a comunicação interna e o gerenciamento de projetos, e podem facilitar videoconferências.

Passo a passo para alcançar resultados com escritório de advocacia digital

A performance do escritório de advocacia digital só é alcançada quando a implementação deste modelo de negócio é bem-feita. Para tanto, é preciso ter uma presença virtual profissional, escolher o local de trabalho, definir a estrutura de atendimento e adotar boas ferramentas de gestão.

Tenha uma presença virtual profissional

Um escritório virtual não é sinônimo de amadorismo. A internet é um espaço como qualquer outro, e um local de trabalho. Portanto, sua presença virtual deve ser profissional. E é ela quem o diferenciará na hora de construir autoridade, captar clientes e conseguir reconhecimento social e jurídico. Existem alguns passos fundamentais ao se modernizar e entrar na internet, como:

  • Registrar um domínio profissional do site e dos e-mails dos profissionais: a apresentação por provedores de e-mail convencionais transmite uma imagem amadora e reflete negativamente na credibilidade do escritório de advocacia digital;
  • Investir em uma boa identidade visual: a identidade visual gera credibilidade e confiança e será utilizada nas ferramentas de marketing jurídico online e offline;
  • Adotar uma plataforma de pagamento e recebimento de honorários: é a forma de diminuir a inadimplência e ter controle financeiro do escritório de advocacia;
  • Registrar o escritório no “Google Meu Negócio”: essa ação amplifica a aparição do escritório na internet.

Escolha um coworking ou estruture seu home office

O advogado pode ter um escritório de advocacia digital em casa ou em um espaço compartilhado (coworking). O que importa, neste momento de alcançar resultados com o escritório moderno, é ter uma boa estrutura. Em alguns casos, será preciso realizar pequenos investimentos em equipamentos para trabalhar em caso ou em aluguel de coworking.

No caso do escritório compartilhado, há a facilidade de contar com suporte de gestão de correspondências, telefonia com atendimento personalizado, endereço fiscal/comercial e outras facilidades.

Defina a estrutura para atendimento presencial e virtual

Clientes e parceiros continuarão seu relacionamento com o escritório de advocacia digital. Em alguns momentos, os advogados prestarão consultas jurídicas e atendimentos aos stakeholders. E eles podem acontecer de forma presencial e virtual.

No caso das reuniões presenciais, o advogado pode utilizar a estrutura do coworking. Há planos que incluem o uso de sala de reuniões, por exemplo. Existe, também, a possibilidade de utilizar a estrutura dos escritórios compartilhados da OAB, que estão presentes em várias cidades. Seja qual for a opção do atendimento presencial, é preciso se organizar para conseguir disponibilidade nos espaços.

No caso do atendimento virtual, é fundamental que os profissionais tenham à disposição um bom equipamento de vídeo. Alguns smartphones possuem boas câmeras, mas pode ser preciso investir em uma webcam para o notebook ou desktop. Além disso, os advogados devem utilizar alguma ferramenta de videoconferência de acordo com a necessidade da reunião.

Adote boas ferramentas de gestão

O último passo para modernizar seu negócio e ter um escritório de advocacia digital de alta performance é adotar um software jurídico de qualidade. Essa ferramenta de gestão será responsável por controlar toda a atividade do escritório, desde a captura automática de processos até a agenda, passando pela gestão financeira e de pessoal. 

A preferência, neste caso, deve ser por uma ferramenta de gestão baseada em nuvem, que permita o acesso de qualquer lugar com conexão à internet.

Em uma era virtual, ter um escritório de advocacia digital não é um diferencial, mas uma necessidade. Ele permite o trabalho remoto, o que é fundamental para que profissionais preservem sua produtividade, mesmo distante de uma estrutura física. Com as ferramentas corretas, como o software jurídico, é possível obter alta performance.

Veja como a tecnologia pode ser uma vantagem para seu escritório!

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