fbpx

O controle financeiro para advogados é uma tarefa de gestão essencial para o desenvolvimento da atividade. Afinal, sua eficácia é o que possibilita o investimento para atingir os objetivos propostos. Como estamos passando por uma transformação digital, esse controle é mais eficiente quando feito por uma solução automatizada, como o Lawyer Software.

Veja, a seguir, a importância dessa ferramenta para o controle financeiro para advogados.

O impacto do controle financeiro para advogados

Qual a taxa de inadimplência em seu escritório? O valor disponível para investimento no próximo trimestre é semelhante ao anterior? Qual o custo com pessoal? Se o gestor não tem essas informações, é provável que sua gestão financeira esteja um caos, e a consequência disso pode ser desastrosa a longo prazo: falência.

O controle financeiro para advogados é o que os permite ter uma visão global das entradas e saídas. Se não existe visibilidade sobre os dados, é pouco provável que o escritório consiga crescer. Por outro lado, se a gestão das finanças é bem estruturada e conta com o auxílio da tecnologia, é possível acompanhar todos os procedimentos da rotina financeira do seu escritório.

Dentre os pontos importantes do controle financeiro para advogados, podemos destacar:

  • Visão geral do plano de contas;

  • Despesas fixas operacionais;

  • Gestão de honorários advocatícios;

  • Fluxo de caixa.

Lawyer Software como solução de controle das finanças

Os softwares jurídicos são soluções interessantes para toda a gestão de um escritório. Quando falamos de controle financeiro para advogados, essa ferramenta passa a ter enorme destaque, principalmente se possuir funcionalidades indispensáveis, como é o caso do Lawyer.

Veja um exemplo simples: um escritório que lida diariamente com descumprimento de pagamentos, contratos e prazos sabe que essa inadimplência atrapalha seu funcionamento e seus lucros. Para reduzi-la, sem que isso atrapalhe o relacionamento com clientes e fornecedores, é preciso ter controle das informações financeiras envolvidas, como orçamento detalhado e contratos claros – e isso é facilitado com o uso do Lawyer.

O Lawyer Software ajuda os advogados a terem um ótimo controle financeiro, pois possibilita:

Visão geral do plano de contas

A gestão financeira otimizada depende de ter uma visão sistêmica das entradas e saídas do escritório. Tabelas e planilhas desorganizadas podem atrapalhar mais do que ajudar, e, na hora de analisar, o gestor deve ter à sua frente dados organizados e resumidos. Afinal, são inúmeras as informações, como despesas fixas e variáveis, custos estruturais, investimentos, receitas, honorários, entre outras.

Com o Lawyer Software, é muito mais prático e fácil acompanhar os dados mais importantes. Quer saber o valor total de receitas e despesas? Precisa ver as datas de inclusão das custas ou dos honorários? Qual a especificação individual de cada custa e de cada honorário, associada o valor à pessoa correspondente? Tudo isso está disposto no software, facilitando análise e ações mais rápidas e eficazes.

Despesas fixas operacionais

Um bom controle financeiro para advogados depende de um nível de organização alto, sendo indispensável saber quando custa para manter o seu negócio em funcionamento (despesas fixas operacionais). Os gestores que têm dificuldades em manter esses dados em dia podem se beneficiar diretamente do Lawyer Software.

Ele permite o cadastro rápido de todos os custos fixos, como aluguel, luz, água, internet, materiais de escritório, entre outros. É mais simples do que manter essas informações em documentos separados ou em tabelas diversas.

Inclusão de gastos e de honorários

Cada processo possui seus respectivos honorários e gastos, e existe um responsável por tais valores, a modalidade e previsão de pagamento. Com o uso do Lawyer, o controle sobre essas finanças se torna automatizada e prática, além de facilitar a gestão da inadimplência.

Dentro dos gastos, o advogado pode especificar cada um deles: certidões, despesas com viagens, cartório e outros custos que envolvem a representação processual são discriminados no sistema. Isso contribui para a transparência com o cliente, que consegue analisar de forma minuciosa todas as ações referentes à defesa de sua causa. Do mesmo modo, o advogado tem ciência de onde os recursos estão sendo gastos.

Fluxo de caixa

Já imaginou ter um relatório de desempenho das finanças (entradas e saídas) do escritório em determinado período? É exatamente essa a função de fluxo de caixa que o Lawyer Software oferece. É possível, inclusive, determinar o saldo inicial, para que o controle financeiro para advogados esteja sempre dentro do previsto, sem que os gastos fujam do orçamento.

Juntamente com o módulo “Relatório” que o software possui, o gestor consegue ter informações financeiras valiosas, com dados de faturamento, extrato de lançamentos e resumo de receitas e despesas.

Gestão eficiente de honorários

O controle financeiro para advogados só é eficiente se há uma boa gestão de honorários. Somente assim é possível mensurar rentabilidade e resultados, o que contribui para o pleno funcionamento do escritório. Para melhorar os resultados, há estratégias boas quanto aos honorários, tais como:

  • Valorize a atividade jurídica na negociação dos contratos com os clientes, dimensionando corretamente os custos, a rentabilidade e as atividades envolvidas;

  • Siga as cláusulas contratuais com clareza e transparência, realizando o acompanhamento da execução do contrato;

  • Mapeie gastos, investimentos e reembolsos para evitar possíveis prejuízos ou desentendimentos com o cliente;

  • Veja metas e relatórios de resultados como instrumentos norteadores da gestão e de fidelização de clientes.

Redução de custos com o Software Lawyer

O auxílio do Software Lawyer, como instrumento de controle financeiro pode ser um grande trunfo para reduzir os custos do escritório. Já vimos que ele contribui para o controle financeiro para advogados, possibilitando uma gestão completa de todas as movimentações financeiras, mas outros pontos merecem destaque, pois a economia de recursos impacta diretamente na gestão das finanças. Podemos citar alguns, como:

  • Otimização de espaço físico: o uso de um sistema automatizado diminui o número de papéis e arquivos, que ficariam entulhados e ocupando um espaço que poderia ser utilizado para outros fins. Com o software, os processos são organizados por área e subárea, e os demais documentos são classificados com outros critérios;

  • Redução de materiais de escritório: a otimização do espaço físico está intimamente ligada à economia no tocante aos gastos com papéis, etiquetas, pastas suspensas e outros materiais de escritório;

  • Administração do tempo: tempo é dinheiro, e com o uso da tecnologia na gestão, os advogados podem realizar as atividades burocráticas rapidamente. Assim, eles têm mais tempo disponível para se dedicar às tarefas nas que são essenciais, como o relacionamento com cliente, a preparação para audiência, dentre outras;

  • Aumento da lucratividade: a consequência de uma gestão otimizada e produtiva, em decorrência do uso de software, é o aumento da lucratividade, já que a redução dos custos e o melhor aproveitamento do tempo geram valor.

Utilizar o Lawyer Software como solução de controle financeiro para advogados é muito benéfico para o escritório. É um investimento de retorno certo, uma vez que o resultado financeiro que ele proporciona é bastante positivo.

Não à toa, muitos escritórios possuem o sistema para auxiliar em sua gestão. A busca por uma rotina produtiva, com gestão operacional e estratégica focada em bons indicadores, é o que possibilita fazer o negócio crescer. E o Lawyer Software oferece exatamente isso: melhorar a saúde financeira por meio da otimização de processos e da produtividade, fazendo com que exista mais recursos para investir no desenvolvimento do escritório.

Se você ainda não conhece nosso sistema, solicite já uma demonstração. Até lá!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *