Como acompanhar o andamento dos processos automaticamente?

Você acompanha o andamento dos processos do seu escritório de advocacia por meio de planilhas do Excel ou do Google? Apesar de opções gratuitas, elas não conseguem atender um volume médio ou alto de processos, sem contar que tomam bastante tempo do profissional, por ser uma atividade manual.

Por este motivo, muitos escritórios procuram automatizar essa tarefa de diversas formas, especialmente com software jurídico. Confira!

Benefícios do acompanhamento automatizado de processos

Em uma era de transformação digital, ainda existem profissionais que acompanham o andamento dos processos do escritório de advocacia por meio de registro impresso. Além de exigir espaço físico e muita atenção do advogado, essa escolha dificulta a organização no escritório e não é favorável à segurança dos dados. É mais trabalhoso encontrar determinado dado, o risco de perder as informações é maior, e isso sem contar a perda de tempo.

Alguns advogados mais “modernos” usam planilhas. Apesar de mais eficazes do que o registro impresso, elas ainda não conseguem acompanhar o crescimento do escritório. E se uma linha é deletada por engano, e aquele processo “some”? Como manter um histórico do processo, se há pouco espaço para registrar as informações? Além disso, dessa forma não há um sistema de alerta de prazos.

Os benefícios de acompanhar o andamento dos processos de forma automatizada trabalham em cima desses riscos. Com a automação, a rotina de acompanhamento é mais organizada e eficiente. Além de ter segurança de dados, eles podem ser encontrados facilmente, não há riscos de algo ser deletado por engano e, em geral, há um alerta de prazos.

Software jurídico para acompanhar o andamento dos processos

Sem dúvidas, a solução mais moderna e eficaz para acompanhar o andamento dos processos do escritório de advocacia de forma automatizada é por meio de um software jurídico. Com essa tecnologia, o gestor e os advogados não perdem tempo realizando a tarefa burocrática de procurar o andamento processual de forma manual. Já imaginou ter sob sua responsabilidade mais de 200 processos (baixíssimo volume na advocacia) e não ter uma ferramenta que realiza a captura automática?

Um bom software jurídico é capaz de automatizar processos internos, ou seja, de assumir para si determinadas tarefas que compõem o fluxo de trabalho. Os advogados e demais profissionais não serão mais responsáveis pelas atividades que podem ser realizadas pela tecnologia, como a captura do andamento dos processos.

Por meio dele, o profissional poderá acessar pastas de processos, recursos, incidentes e apensos, consultar os detalhes de cada ação, como a situação atual, acompanhar o andamento, e, ainda, consultar estatísticas com base em indicadores cadastrados no sistema.

Além da atividade em si, o software traz uma série de benefícios, como eficiência, otimização do tempo e da produtividade. A chance de erro na hora de acompanhar o andamento dos processos também é minimizada. Como bônus, o profissional ainda poderá acessar os processos atualizados de qualquer lugar com acesso à internet, uma vez que esses sistemas costumam ser baseados em nuvem.

Atendimento ao cliente

Todo escritório sabe que uma das maiores dores de seus clientes é ficar a par de tudo que acontece em seu litígio judicial. É muito comum que os profissionais dispensem parte de seu tempo para atendê-los, mas os assuntos mais frequentes são os andamentos dos processos. O responsável por essa atividade nem sempre é o próprio advogado, motivo pelo qual muitos clientes ficam insatisfeitos. Para evitar esse tipo de situação, o software pode ajudar.

Uma funcionalidade importante que um bom software jurídico oferece é de permitir que o cliente do escritório acompanhe a evolução dos seus processos. Para que isso seja possível, o advogado deve criar uma forma de acesso. Esse ponto é bastante interessante, pois contribui para o melhor atendimento do destinatário final dos serviços advocatícios. É possível, inclusive, segmentar quais as informações podem ser consultadas.

Com a automatização da captura de andamento dos processos, o cliente sempre consultará algo atualizado.

A era dos editores de planilhas está acabando. Acompanhar o andamento dos processos do escritório de advocacia não precisa ser uma tarefa manual. Não há necessidade de o advogado captar dados e preencher nas planilhas: um bom software jurídico pode automatizar essa atividade, contribuindo para a economia de tempo e aumentando a produtividade. 

Conheça o Lawyer e descubra como nossa solução pode facilitar o dia a dia do seu escritório. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber outros conteúdos como esse?
Cadastre-se para receber as nossas atualizações!