fbpx
Escritório digital

Ter um escritório de advocacia digital já não é um diferencial competitivo. Adequar-se à nova era é necessário para se manter no mercado. Ainda assim, existem muitos negócios que não acompanharam as soluções trazidas por essa transformação. Se você ainda procura se atualizar, preparamos 3 dicas fundamentais para transformar seu escritório em digital!

Realizar a digitalização de documentos

Digitalizar documentos é converter documentos físicos para formatos digitais. Muito adotada em empresas de todos os segmentos e instituições de ensino, é uma prática que traz vários benefícios para quem a utiliza. Em um escritório de advocacia digital, é intrínseca à rotina. Nas bancas mais antigas, ela é ainda mais comum, pois o volume de arquivos impressos é bem maior, já que o processo judicial eletrônico é relativamente novo.

Em geral, a digitalização é acompanhada por um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos (GED). A prática traz como benefícios:

  • Segurança e integridade das informações, evitando perdas e extravios de documentos e realizando controle de acesso;

  • Redução de custos operacionais, uma vez que há economia de tempo diante da melhora significativa da produtividade;

  • Sustentabilidade ambiental, já que a prática reduz a produção e o acúmulo de papéis;

  • Maior organização das informações e facilidade na consulta delas;

  • Agilidade na recuperação do documento;

  • Otimização de espaço físico.

Marcar presença na internet

Um escritório de advocacia digital necessariamente tem presença marcante na internet, em todos os canais possíveis. Sempre que falamos em captação de clientes, pensamos em estratégias virtuais para chegar ao público-alvo. Afinal, para vender, é preciso ser visto.

Apesar de a advocacia ser bastante fomentada por indicações de clientes, muitos procuram por serviços jurídicos em sites de busca – e, certamente, você quer estar no topo da página quando um interessado buscar por um advogado da sua área de atuação. Isso depende de uma série de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), publicidade paga e outros recursos.

Outro ponto de destaque é o volume que seu serviço aparece na internet. As pessoas têm tendência a confiar mais em um serviço que conta com vários canais de comunicação. Um site com boa navegabilidade e uma identidade visual bonita passa boa impressão e credibilidade. Da mesma forma, as páginas em redes sociais alimentadas frequentemente. Em suma, um escritório de advocacia digital tem como estratégia o marketing digital para marcar presença na internet. E existem ferramentas imprescindíveis para que ele dê certo, como:

  • Site institucional: cartão de visitas virtual que passa ao público-alvo credibilidade, profissionalismo e transparência. Por ser uma ferramenta de relacionamento direto, deve ter design atraente, interface amigável e informações básicas (contato, especialidades, endereço e currículo dos profissionais);

  • Redes sociais: funcionam como canais de relacionamento e de aproximação entre clientes e advogado, e como veículos de publicidade. LinkedIn, Facebook e Instagram são as principais;

  • Blog: área de conteúdo relevante do site, é uma ferramenta para informar, instruir e atrair potenciais clientes. É uma ótima forma de construir autoridade no meio jurídico;

  • E-mail marketing: ferramenta de fidelização e prospecção de clientes, por meio da qual o advogado envia conteúdos de relevância para um mailing.

Adotar um software jurídico é essencial para um escritório de advocacia digital 

O software jurídico é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais utilizadas em um escritório de advocacia digital. Ele é indispensável para a gestão do negócio, com funcionalidades que organizam a rotina e os processos internos, abrangendo tarefas administrativas e operacionais.

Delegação de atividades, compartilhamento de agenda, captura automática de andamento processual, controle de prazos, gestão financeira e de pessoas, relacionamento com o cliente: essas são algumas das funcionalidades que um software jurídico oferece para otimizar o dia a dia do escritório. Com o fluxo de trabalho organizado, a produtividade aumenta.

A ferramenta realiza muitas tarefas burocráticas que antes eram feitas pelos profissionais. Se você deseja ter um escritório de advocacia digital, esse é um ótimo passo.

Ter um escritório de advocacia digital não é difícil. Adotando poucas práticas, o advogado consegue adequá-lo à nova era que estamos vivendo, se mantendo competitivo no mercado. Faça um bom marketing jurídico e adote um software confiável que organizará toda a sua rotina. Você já conhece o Lawyer?

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *