No Brasil, mesmo profissionais do Direito ou bancas bastante especializados acabam enfrentando uma concorrência significativa. Afinal, trata-se do país com o maior número de advogados por habitante no mundo todo. Neste contexto, estabelecer uma marca pessoal não é apenas opção. É uma estratégia obrigatória para quem quer se destacar e conquistar o sucesso.
Agora, você sabe o que é, quais são as vantagens e como implementar esse conceito? Para mais informações, é só seguir com a leitura deste artigo.
O que é marca pessoal na advocacia?
O meio jurídico é um segmento que demanda confiança, credibilidade e reputação. A marca pessoal na advocacia se refere à imagem que cada profissional, levando em conta essas bases, constrói. Ela resulta da soma total das percepções de pares e clientes, abrangendo desde habilidades até a ética de trabalho e valores.
Para moldar essa marca ativamente, é preciso se destacar em características únicas, valores, habilidades e experiências. Mais do que uma estratégia de marketing jurídico, precisa ser uma representação autêntica.
Ainda que possa ser uma construção individual, também se aplica a escritórios de advocacia – que igualmente precisam se posicionar de modo constante no mercado em busca de aumentar ou manter o reconhecimento.
Importância da construção de uma marca pessoal sólida
Tecer uma identidade profissional reconhecida no mercado é algo desafiador, mas extremamente necessário no cenário atual.
Em um mercado saturado, onde uma grande variedade de advogados e bancas competem com afinco entre si e buscam se capacitar constantemente, uma marca pessoal sólida é um diferencial e tanto. Inclusive, isso vale até mesmo para profissionais que estão buscando uma vaga no mercado de trabalho.
Então, advogados que querem se recolocar precisam trabalhar essa característica. E, quando um sócio está realizando a contratação de nova pessoa para a equipe, é interessante que observe esse quesito.
Aliás, seja para empresas ou indivíduos novatos ou experientes, uma marca robusta cria uma narrativa positiva, abrindo portas para novos desafios.
Desenvolver uma marca pessoal também é importante porque:
Aumenta as chances de parceiros notarem o profissional ou escritório
Vale destacar que uma marca bem construída também estabelece a base para colaborações estratégicas. Encorajados pela reputação positiva, outros players podem vir a você buscar por colaborações, expandindo a sua rede de contatos e oportunidades. Parcerias na advocacia são de grande valia para alcançar o sucesso.
Potencializa o crescimento exponencial de clientes
Ter uma visibilidade sólida no mercado é um chamariz para que clientes confiem na atuação do escritório. A cada contratante a quem um bom serviço for prestado, aumenta ainda mais o seu reconhecimento. Quando eles estão satisfeitos, tornam-se inclusive defensores da marca, fomentando um ciclo positivo de crescimento.
5 passos para construir uma marca pessoal de sucesso na advocacia
Já ficaram bem explicados os motivos pelos quais profissionais e escritórios devem investir na construção de uma marca sólida, mas agora é hora de mencionar o caminho para desenvolver essa visibilidade.
Em cinco passos simples, é possível estruturar a imagem de profissionais e escritórios de modo satisfatório. São eles:
1. Conheça a sua identidade profissional
Antes de construir uma marca pessoal, compreenda quais são os valores e objetivos do escritório. Essa reflexão é a base para a construção de uma marca autêntica.
Fazendo uma análise honesta das habilidades já desenvolvidas, identifique critérios que orientam decisões e estabeleça metas para a imagem que deseja alcançar. Isso é importante porque conhecer as próprias características e o que se espera atingir aumentam as chances de buscar uma representação autêntica.
2. Comunique-se de forma coesa
Uma marca pessoal coesa é aquela em que cada elemento conta uma parte da história e todos estão alinhados. Desde a apresentação mais básica pessoalmente até a presença on-line, cada detalhe contribui para uma narrativa que se reforce constantemente.
No caso de profissionais, o essencial para estabelecer a comunicação é atualizar o currículo de modo consistente. Tanto para indivíduos quanto para escritórios é essencial manter redes sociais com perfil adequado. Essas plataformas também servem como espaço para compartilhar histórias que destaquem valores e habilidades. Eventos como palestras são outras ocasiões para se posicionar no mercado com a imagem desejada.
Tenha em mente que criar narrativas coesas cria uma impressão duradoura, tornando mais fácil para outros entenderem e se conectarem com sua marca pessoal.
3. Construa uma presença on-line forte
No mundo digital, uma presença on-line forte é essencial. Contar com perfil no LinkedIn e outras redes, redigir artigos a serem publicados em meios de comunicação e participar de discussões em fóruns são meios relevantes para o posicionamento de profissionais. Empresas devem investir também em sites próprios.
Aproveitar a internet para demarcar bem a sua atuação é algo com excelente custo-benefício e permite que sua marca seja reconhecida além de canais e fronteiras tradicionais.
4. Crie relacionamentos significativos
Nenhuma marca pessoal é construída isoladamente. Relacionamentos profissionais são a cola que mantém profissionais ou empresas conectados ao mercado e relevantes.
Por isso, vale a pena participar de eventos e conferências jurídicas, realizar networking e colaborar em projetos destacando habilidades e ética de trabalho.
Relacionamentos sólidos fortalecem sua marca, proporcionando oportunidades de crescimento e colaboração.
5. Mantenha-se atualizado e relevante
O campo jurídico está em constante evolução. Por isso, manter-se atualizado é essencial para construir e manter uma identidade profissional.
Participe de cursos de atualização e workshops. Se você também é um sócio experiente de um escritório, estimule a participação dos colaboradores nesses eventos. É essencial que toda a sua equipe esteja ciente das últimas tendências e mudanças na legislação.
A relevância contínua é a chave para uma marca pessoal duradoura. Advogados atualizados são vistos como profissionais comprometidos e confiáveis.
Seguindo essas estratégias de marca pessoal, fica mais fácil para seguir com bom reconhecimento perante parceiros, clientes e até mesmo funcionários, no caso de escritórios.
Para mais informações sobre como se manter relevante no mundo jurídico, siga acompanhando o nosso blog.