De acordo com o Conselho Federal da OAB, atualmente há mais de 1 milhão de advogados cadastrados – além de outros 40 mil estagiários que logo se juntarão ao time. Diante de toda a concorrência, é preciso encontrar meios de destacar-se. E, para isso, nada melhor que investir no Marketing Jurídico. Fazer um bom trabalho, hoje em dia, não é mais suficiente. Você precisa promovê-lo e permitir que seus possíveis futuros clientes conheçam a sua competência. Ou seja, o mercado deve reconhecer você. Mas como fazer isso? A resposta é simples: fazendo-se presente.
Estar nas redes sociais, em blogs, criar estratégias de Marketing Jurídico e firmar-se como autoridade nos assuntos relacionados aos serviços que você oferece é o primeiro passo para isso. Mas os advogados ainda têm um desafio pela frente: como promover o escritório de advocacia sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB? Pois bem, é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!
Marketing Jurídico: até onde eu posso ir?
O que é aceito ou reprovado em termos de publicidade profissional no meio jurídico? Quais ações estão de acordo com as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB? Quais são as tendências de Marketing Jurídico mais aceitas e mais praticadas no mercado?
Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns e vamos explicá-las mostrando as opções de ações permitidas e não permitidas.
1. Cartões de visita e materiais institucionais
– Deve constar:
Nome do advogado ou da sociedade de advogados e número de inscrição na OAB.
– Não deve constar:
Fotografias pessoais ou de terceiros, menção a empregos, cargos e funções (excetuando-se o caso de professores universitários).
2. Artigos e newsletters
São permitidas legalmente as divulgações de textos em meios de comunicação, publicações de caráter científico e cultural, desde que não implique:
- Indução de litígios por parte do leitor;
- Forma de captação de clientela.
É mencionada ainda como meio de publicidade admitida a divulgação de boletins, por meio físico ou eletrônico, sendo a circulação restrita a clientes e interessados do meio jurídico.
3. Entrevistas e manifestações públicas
Participações em programas de televisão e rádio ou manifestação em quaisquer outros meios de comunicação são permitidas desde que tenham objetivo ilustrativo, educacional e instrutivo.
O profissional deve abster-se de comportamentos que caracterizem promoção pessoal, debates de caráter sensacionalista ou manifestações sobre causas sob responsabilidade de outro advogado.
E o Marketing Digital?
Até então, preocupamo-nos com as instruções mais gerais de publicidade. Agora, vamos adentrar nas tendências e práticas de mercado, explicando o que é permitido pelo Código de Ética em relação às estratégias de Marketing Digital. Confira!
– Inbound Marketing
Pode-se dizer que Inbound Marketing é uma estratégia que consiste em produzir e compartilhar conteúdos e materiais sobre um tema de interesse comum entre determinado público. Então, se você pode produzir textos, enviar mensagens e veicular boletins eletrônicos, isso significa que é possível adotar uma estratégia de marketing de conteúdo que se adeque às regras estabelecidas pelo Código de Ética.
A premissa do Inbound Marketing é comunicar-se apenas com pessoas interessadas no seu conteúdo. Dessa forma, o interesse deve ser manifestado em algum momento por meio da disponibilização de dados de contato ao realizar-se a inscrição em um blog ou fazer-se o download de um material, autorizando o envio de e-mails, conteúdos e newsletters.
Perceba que, dessa forma, você atende a outra exigência da OAB, quanto à restrição de produção, veiculação de textos e artigos a clientes ou interessados do meio jurídico.
Ressaltamos ainda que, para o sucesso de uma estratégia de Inbound Marketing, é fundamental conhecer e segmentar o público-alvo das suas ações. No caso da advocacia, você pode, por exemplo, separar os públicos de acordo com a matéria do Direito de interesse de cada grupo. As informações de segmentação da base já podem ser alinhadas dentro da estratégia de gestão do escritório de advocacia e definidas nos fluxos de trabalho.
– SEO – Search Engine Optimization
Consiste em uma estratégia de otimização de site, conteúdos e blog para facilitar o reconhecimento das suas páginas pelos mecanismos de pesquisa do Google, melhorando o posicionamento nos resultados das buscas efetuadas por usuários.
Não há nenhuma disposição no Código de Ética que se oponha a essa prática, uma vez que ela não se refere à abordagem direta às pessoas, mas a configurações e boas práticas a serem adotadas internamente.
– Redes sociais
Na mesma linha do que se refere a e-mails e newsletters, não há nada impedindo a publicidade profissional em Redes Sociais. É claro que não há um artigo específico sobre as redes sociais, mas se entende que devem ser obedecidas as restrições aplicadas à manifestação pública em meios de comunicação.
As redes sociais são um bom ambiente para fortalecimento da presença digital e um importante canal de divulgação dos componentes inseridos na estratégia de Inbound Marketing.
Imagine que você ou um grupo de advogados de seu escritório sejam auxiliados por uma equipe de redatores ou profissionais de marketing e comecem a produzir textos para serem postados em um blog. Esses conteúdos estarão na sua página, mas se você não os promover de alguma forma, provavelmente não atingirão um grande número de pessoas.
No entanto, se você compartilhar esses conteúdos em suas páginas em redes como LinkedIn e Facebook, o alcance deles deverá aumentar consideravelmente.
Resumo de boas práticas no Marketing Jurídico
É importante também levar em consideração que as regras estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina visam a impedir comunicações e ações de caráter intrusivo que possam comprometer a sobriedade, a nobreza e a dignidade da profissão, bem como a inibir procedimentos que caracterizem mercantilização da advocacia.
No entanto, existem opções eticamente adequadas de publicidade para advogados ou sociedades de advocacia, as quais geram resultado efetivo se bem utilizadas.
Portanto, lembre-se do que não é permitido:
- Induzir os leitores a litigar;
- Ações especificamente com o objetivo de captar clientes;
- Promoção pessoal;
- Discussões de caráter sensacionalista;
- Manifestações sobre causas sob responsabilidade de outro advogado;
- Mercantilização da profissão.
Deu para perceber que, se respeitadas as devidas restrições, você pode criar excelentes estratégias de Marketing Jurídico que vão promover o seu trabalho e diferenciar o seu escritório de advocacia dos demais, não é?
Use seu conhecimento, seu bom senso e sua ética profissional e torne-se referência na sua área de atuação!
Que texto espetacular, muito bom mesmo, para complementar a leitura, recomendo este artigo sobre seo local isso não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing. SEO local é uma excelente maneira de conseguir clientes a curto prazo. O texto a seguir também fala sobre o assunto e aborda A influência do SEO local no faturamento de escritórios de advocacia.
Para concluir, recomendo a leitura do texto A importância em ter uma comunicação eficiente no escritório de advocacia , com as dicas do texto, e as dicas que tem nesses artigos que recomendei, com certeza você não será o mesmo.
É bom lembrar, que em que pese as dicas serem direcionadas para advogados, elas valem para qualquer negócio.
Olá, Ju Santos! Obrigado pelo feedback e pelas dicas de artigos. Volte sempre!