Para se diferenciar no cenário jurídico atual, altamente competitivo, cada vez mais advogados investem em marketing. Mas, para que os resultados sejam efetivos, é preciso contar com um plano de marketing bem estruturado e completo. Para acertar nesse plano é fundamental que você destine tempo para entender onde o seu escritório pode melhorar no atendimento dos seus clientes atuais, verificar de que forma ele pode se tornar mais relevante para os clientes futuros e medir os resultados a cada passo visando corrigir as rotas das ações que serão tomadas.
“O marketing aplicado à advocacia é essencial para o crescimento do advogado no mercado jurídico atual. A competição acirrada e a falta de diferenciação entre os escritórios, aos olhos do cliente, são os principais problemas a combater. A maioria dos advogados não tem nenhuma estratégia escrita, nem metas claras, mensuráveis. O plano comercial e de comunicação trará essa clareza, além de ser uma oportunidade de autocrítica e de voltar ao foco [do escritório]”, explica a consultora sênior da DNA Consulting, Gabriela Fornells. Confira, a seguir, quais passos o seu escritório deve dar para acertar no plano de marketing.
Dicas para o seu escritório elaborar um plano de marketing jurídico
Quando falamos de marketing, todas as iniciativas e ações precisam ser consistentes. Nesse sentido, para a efetivação de um plano de marketing, é indispensável que todas as ações propostas tenham um começo e uma conclusão.
Os seus clientes precisam perceber um escritório de advocacia organizado, com produtos pertinentes e que trabalhe com ações para fidelizar os seus clientes. “Os escritórios de advocacia têm de criar uma verdadeira relação com os seus clientes e serem admirados por estes. A venda jurídica é personalíssima e exige confiança”, afirma Gabriela Fornells.
Veja alguns atributos e dicas dados pela consultora e que a especialista Gabriela Fornells considera como essenciais para que o seu escritório acerte no plano de marketing jurídico:
1. Consistência
O marketing deve ser simples e feito de forma contínua. Começar hoje é simples, porém manter isso ao longo das semanas, meses e anos requer uma atitude consciente dos sócios do escritório em prol do negócio. O advogado é muito acostumado a trabalhar pelo seu cliente e nos seus processos.
Cumprir os prazos, peticionar e ir às audiências – tudo isso faz parte da rotina do advogado. Porém, ele não está acostumado a trabalhar por si mesmo, pela sua marca jurídica e por suas metas. Assim, para que um plano de marketing funcione, é preciso ocorrer uma mudança de “mindset”. Essa mudança pode definir a vida ou a morte do escritório, já que estamos em um mercado com mais de 1 milhão de advogados e cerca de 53 mil sociedades de advogados formalmente constituídas no País.
2. Estruturação
Para todo plano de marketing ter sucesso é necessário saber mensurar os resultados e identificar os pontos que deram certo e aqueles que precisam ser melhorados. Para isso, é muito importante estruturar os objetivos e metas que o escritório pretende alcançar com essas ações.
É importante também determinar um período de tempo para mensurar os resultados. Essa métrica poderá ser semestral ou anual, por exemplo. Depois dessa etapa de mensuração dos resultados, virá a etapa das correções no planejamento de marketing.
3. Pertinência
O Código de Ética da OAB tem algumas regras que limitam as ações de marketing para advogados – são proibidos, por exemplo, anúncios em veículos de massa, como rádio e televisão. Portanto, a pertinência e a coerência com esses critérios, aliadas ao bom senso, devem ser adotadas na hora de estruturar o seu plano de marketing.
4. Personalidade
Um visual impecável é fundamental no marketing jurídico. Todo material relacionado ao escritório, como logotipo e material de correspondência, precisa ser bem elaborado para imprimir boa impressão e personalidade.
Isso vai diferenciar o seu escritório aos olhos do cliente, pois a falta de cuidado com a imagem da marca poderá levá-lo a procurar outras opções no mercado que trabalhem bem esse aspecto.
5. Confiança
A confiança é imprescindível na venda jurídica. Para criá-la em seus clientes, é muito importante dar plena atenção ao que eles precisam.
Um serviço de excelência gera senso de autoridade, confiabilidade e ajuda a difundir o seu nome no mercado. Um cliente satisfeito e que tem confiança em seu trabalho, por exemplo, proporciona uma ação de marketing espontânea que pode trazer novos clientes para o seu escritório. Sendo assim, o aumento da confiança dos seus clientes deve fazer parte do seu plano de marketing.
6. Admiração
Os três últimos pontos tratados são pilares para a conquista da admiração dos seus clientes e do seu potencial público-alvo. Um plano de marketing que consiga transparecer ao público personalidade, pertinência e confiança facilmente terá admiração. Os clientes e seus concorrentes passarão a usá-lo como referência e indicação. Para conseguir isso, a sua meta deve permanecer sempre à frente das tendências.
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