fbpx
desafios-de-um-escritorio-de-advocacia-como-resolver-alkasoft

Se você montou seu escritório de advocacia há pouco tempo ou está pensando em empreender nessa área, certamente a sua maior preocupação seja levantar os recursos necessários e, a partir disso, mostrar um bom serviço como advogado, não é mesmo? No entanto, é importante ressaltar que esses não são os únicos desafios de um escritório de advocacia.

Esses desafios que citamos são apenas os iniciais – existem muitos outros desafios de um escritório de advocacia que, se não forem bem resolvidos, podem dificultar para que excelentes profissionais se estabeleçam com os seus próprios escritórios de advocacia. Escrever ótimas defesas, fazer audiências com segurança e conseguir bons acordos são, sem dúvida, habilidades de um bom advogado, mas para abrir a sua própria empresa é necessário que você desenvolva também outras aptidões. Confira, neste artigo, os 4 principais desafios de um escritório de advocacia e veja como enfrentá-los!

Desafios de um escritório de advocacia

A rotina de um escritório de advocacia envolve muitas atividades que vão além da área jurídica. Tarefas de gestão, tanto financeira quanto de pessoal, podem demandar bastante trabalho por parte do advogado que optou por empreender. Muitas vezes são justamente essas tarefas, quando não bem executadas, que prejudicam a produtividade do profissional e de sua equipe, ameaçando a própria continuidade do escritório de advocacia.

Conheça quais são os principais desafios de um escritório de advocacia e veja algumas dicas para superá-los:

1. Controle de prazos e atividades

Perder o controle de prazos e de outras atividades judiciais costuma ser uma das principais preocupações de todo advogado, independentemente do estágio da carreira em que ele esteja. E se você for dono de um escritório de advocacia, essa preocupação se multiplica, já que você precisa estar atento aos prazos de toda a equipe.

Por isso, é fundamental criar processos que facilitem esse controle. Muitas vezes, agendas – físicas ou digitais – podem não dar conta de armazenar todas essas datas de maneira organizada.

Para resolver esse desafio, o mais indicado é que o seu escritório invista em um software jurídico. Esses softwares são muito eficazes porque eles são capazes de fazer o registro e o acompanhamento das atividades dos advogados que fazem parte do escritório de advocacia, incluindo agendamentos de tarefas simples e controle de prazos.

2. Gestão financeira

Normalmente, os advogados não são tão preparados quanto outros especialistas em diversas áreas do conhecimento para administrar um negócio. Muitos profissionais do Direito não têm vocação para analisar números, fazer projeções e lidar com tabelas. E tudo bem! Afinal, a quantidade de informações e dados que devem ser cruzados, analisados e revistos para que se possa traçar estratégias eficientes é imensa e, muitas vezes, impossível de ser controlada por uma só pessoa.

Isso não deve ser motivo de preocupação pois, conforme mencionamos antes, softwares jurídicos também possuem funcionalidades relacionadas à gestão financeira. Com eles, você pode ter uma visão geral do plano de contas, além de gerenciar despesas fixas operacionais, honorários, depósitos, garantias judiciais, entre outros pontos dessa área.

E para deixar tudo ainda mais claro para toda a equipe, basta relacionar dados e disponibilizar estatísticas para que a tomada de decisão seja facilitada.

3. Gestão de equipe

Se o seu escritório ainda não conta com uma equipe muito grande, você provavelmente acredita que consegue fazer a gestão de todos os funcionários sem precisar de muitos recursos para isso, não é mesmo? No entanto, ainda que isso seja verdade, o plano para o futuro do escritório é que ele cresça, conquiste mais clientes e aumente a equipe de advogados, correto?

Assim, se tudo ocorrer conforme o esperado, logo o seu escritório de advocacia terá uma equipe mais robusta, o que significará mais clientes e, consequentemente, muito mais compromissos e demandas que precisam ser administradas.

Já imaginou lembrar das reuniões, audiências e prazos de todos os seus clientes? Ou então atender a uma ligação e não saber a qual processo determinado cliente se refere? Esses podem ser problemas comuns se você não investir em uma tecnologia adequada para apoiar a administração do seu escritório.

Saiba que com a ajuda de um software jurídico é possível gerenciar toda a sua carteira de clientes, saber quem no seu escritório cuida de cada caso e ainda fazer consultas de processos e audiências – tudo isso acessível de forma simples e fácil.

4. Prospecção e relacionamento com os clientes

Por fim, a prospecção e o relacionamento com clientes é um dos grandes desafios de um escritório de advocacia. Esse ponto é essencial e precisa ser enfrentado pelo gestor do escritório se ele quiser manter as portas abertas. Afinal de contas, de nada adianta ter ótimos profissionais e fazer uma gestão excelente se você não tem clientes, correto?

Buscar aumentar a sua rede de contatos e manter um bom relacionamento para fidelizar aqueles que você já possui é uma tarefa muito importante do seu trabalho e, para isso, nada melhor do que entregar um ótimo serviço aliado a um excelente atendimento.

Pronto! Agora que você já sabe quais são os desafios de um escritório de advocacia e como solucioná-los, está na hora de colocar essas dicas em prática! Para isso, a Alkasoft possui o Software Jurídico Lawyer, um programa desenvolvido para automatizar tarefas e facilitar a rotina em um escritório de advocacia.

Conheça mais sobre a nossa solução entrando em contato conosco ou solicitando uma demonstração do nosso produto!

 

9 respostas
  1. Gabriel Magalhães
    Gabriel Magalhães says:

    Excelente artigo! Lembrando que a parte que vai abrir a ação trabalhista precisa apresentar, entre os os documentos, cópia do CPF, do RG, da Carteira de Trabalho — nas folhas que constarem foto, nome e a assinatura (ou falta dessa) do empregador — e o comprovante de endereço.

    É possível, na justiça do trabalho, entrar com uma ação sem a necessidade de acompanhamento de um advogado. No entanto, na prática isso quase nunca acontece, pois a área trabalhista é um complexo de leis, jurisprudência e doutrina, fazendo-se imprescindível a contratação de especialistas para o sucesso da ação.

    Responder
  2. dr arthur
    dr arthur says:

    gostaria de elogiar o estilo do site/portal
    deus abençõe a equipe e os gerenciadores do site estão de parabéns mesmo,muito obrigado pelo site continuem assim e aguardo os próximos conteudos.

    Responder
  3. equipe juridica diligencia correspondente advogado
    equipe juridica diligencia correspondente advogado says:

    gostaria ade agradecer pelos conteúdos postados aqui nesta págian que contribuem a cada dia para o crescimento intelectual da nossa sociedade.

    e equipe est de parabéns que deus ilumine a cada dia a equipe proporcionando muitas benção saúde,novos assuntos para dar continuidade ao projeto com mais sucesso ainda e muito amor e dinheiro .

    att jurídica equipe de busca de conteúdo do site .

    Responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *