O primeiro contato entre o cliente e o advogado é fundamental não apenas para causar uma boa impressão, mas para que, desde o início, esta relação profissional seja construída com base na confiança e profissionalismo. Os aspectos técnicos são importantes, mas não são o diferencial quando o assunto é conquistar o cliente. O advogado precisa possuir uma série de atributos que vão além do que é ensinado nos manuais e da advocacia 5.0, mas pode ser compreendido com a prática.
Preparamos algumas dicas para fazer uma boa apresentação em seu primeiro contato com um cliente, com aspectos que podem ser fundamentais para um retorno positivo. Os assuntos aqui tratados podem ser aplicados imediatamente à sua prática jurídica, agregando ainda mais conhecimento. Confira!
Dicas de como se comportar no primeiro contato com o cliente
Esteja preparado, conheça o cliente e a sua demanda
Antes de atender alguém, seja em uma reunião ou em uma conversa, é importante que você esteja preparado. Ter conhecimento sobre o assunto é um fator importante, mas conhecer o cliente e suas demandas podem ser o diferencial na hora de realizar a prospecção de clientes.
Se o cliente é um empresário, por exemplo, procure saber sobre o seu produto, sobre seus colaboradores, quais são seus clientes e assim buscar entender um pouco mais sobre o cotidiano dele. Isso vai fazer com que você consiga se aproximar dele com mais facilidade, fortalecendo o rapport e criando uma ligação em comum entre vocês.
Mantenha a postura, vista-se de forma adequada
O advogado deve transparecer confiança e credibilidade acima de tudo, por isso manter a postura condizente e vestir-se de forma mais sóbria vai mostrar seriedade e formalidade para um encontro profissional. O cliente que o vir pela primeira vez, mesmo que de forma inconsciente, observará a forma como você se porta durante a reunião e a forma como está vestido. Atente-se a isso.
Demonstre interesse genuíno em seu cliente
Ter atenção, além de perguntas que o advogado deve fazer ao seu cliente, pertinentes ao seu contexto, causarão uma boa impressão e darão informações importantes não só para conduzir o processo, mas para conduzir esta relação profissional. Mas o interesse tem que ser genuíno, é preciso ir fundo na dor do cliente para entender de fato como ele se sente em relação ao problema. Isso o colocará em posição importante, aproximando o cliente e obtendo a sua colaboração.
Seja transparente
Ao atender um cliente na advocacia, é importante expor a ele todas as situações, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis. Jamais minta ou omita para algum cliente por medo dele não contratá-lo. Ao contrário, use a transparência ao seu favor, demonstrando respeito por expor as situações de risco e ganho. Pode ser que ele não queira assumir os riscos. Entretanto, ouvindo de você com postura e convicção sobre a demanda ou a situação, pode ser que ele o veja preparado e fortaleça ainda mais os laços profissionais.
Seja objetivo
Ninguém tem tempo a perder, o tempo é precioso, por isso seja objetivo sobre onde você quer chegar e seja claro sobre isso com o seu cliente. Assim rapidamente você vai poder saber até onde vocês podem chegar e as formas como podem colaborar para atingir este objetivo. Ao ser objetivo, você gera uma economia de tempo e energia ao se direcionar muito mais rápido na direção onde quer chegar.
Mantenha a cordialidade
Seja sempre cordial e gentil com o seu cliente. Ele está lhe trazendo uma oportunidade mas também está buscando uma solução para o seu problema. Ser cordial vai fazer com que ele se sinta acolhido e isso vai ajudá-lo a se sentir mais à vontade para se abrir demonstrando mais confiança no seu trabalho. A cordialidade e o respeito são fundamentais em todas as relações e na primeira reunião com o cliente pode ser primordial para fechar o contrato.
Ao final da reunião, faça uma síntese do que foi discutido
Relembre os tópicos discutidos, as ações convencionadas, documentos a serem apresentados, enfim, tudo que foi importante na reunião e que será importante para o futuro da relação profissional. Com isso, o cliente irá perceber que nenhum assunto passou despercebido, além de trazer mais segurança para os trabalhos que serão realizados posteriormente, pois já estão todos previstos. Com isso, você também poderá definir bem quais serão os próximos passos de cada um em direção ao objetivo.
[Bônus] Esteja atento às técnicas de persuasão
Além dos aspectos apresentados, é imprescindível que os advogados estejam atentos às técnicas de persuasão para conduzir as negociações de uma forma mais segura e harmoniosa. Acesse o link e confira em detalhes quais são elas.
E, você, o que achou dos tópicos? Acrescentaria mais alguma ideia para causar uma boa impressão no primeiro encontro entre advogado e cliente? Deixe o seu comentário!
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Conteúdo enriquecedor, tenho um escritório de advocacia e realmente seguir essas dicas faz total diferença no nosso trabalho.
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Este artigo é uma excelente fonte de orientação para advogados visando causar uma primeira impressão positiva com clientes. A ênfase na personalização da abordagem e na transparência destaca estratégias chave para construir conexões significativas desde o início. Parabéns pelo artigo, um verdadeiro guia para advogados que buscam aprimorar sua prática profissional.