O meio jurídico é um mercado acirrado, mesmo profissionais com excelente formação têm dificuldades na hora de conseguir clientes. As melhores propagandas podem ser feitas no boca a boca ou com base em indicações, mas você também pode prospectar clientes.
Ao acompanhar as atualizações de mercado e adotar estratégias, como presença no meio digital, você investe e sai em busca de “capturar” novos clientes.
Contudo, esse assunto é bastante sensível no meio jurídico. Isso porque existem limites e regras preestabelecidas pelo Estatuto de Advocacia, pela OAB e pelo Código de Ética e Disciplina.
Por isso, a captação de clientes e a divulgação dos serviços devem ser feitas de forma cuidadosa, respeitando as regras estabelecidas.
Neste artigo, mostramos quais erros evitar na hora de prospectar clientes.
Os desafios de prospecção de clientes para a área jurídica
Como mencionamos, o meio jurídico estabelece normas e restrições quanto à divulgação de serviços. Mas afinal, é proibido fazer propaganda e divulgar seus serviços? A resposta é não.
A propaganda pode ser feita, mas precisa respeitar as limitações impostas, como ser informativa, discreta e sóbria, e não ter a finalidade de captar clientes ou comercializar a profissão.
A advocacia ainda é vista como um serviço público, e não uma atividade comercial. Entretanto, é possível investir em estratégias que respeitem essas normas, como o marketing jurídico que é bem diferente do marketing tradicional.
A internet pode ajudar nessa tarefa, mas é preciso usar isso a seu favor de maneira correta. E para ter sucesso na hora de prospectar clientes, é preciso se atentar a alguns fatores e evitar cometer erros comuns.
5 erros comuns que impedem o escritório de prospectar clientes
1- Não estar onde os clientes procuram
De que adianta oferecer um excelente serviço e não ser procurado? Você pode fazer um ótimo trabalho e ser um profissional extremamente qualificado, mas as pessoas precisam encontrá-lo e saber como entrar em contato com você.
Hoje, se você não está na internet, seu negócio não existe. Isso porque quando as pessoas procuram contratar serviços, a primeira coisa a ser feita é recorrer aos mecanismos de busca, como o Google, para conhecer a atuação da empresa.
Entretanto, muitos escritórios de advocacia ainda não se posicionam no Google nem nas redes sociais. Por isso é importante marcar presença no meio digital, garantindo a divulgação da sua marca.
2- Baixo desempenho no site
Os sites são a porta de entrada para o seu negócio, é o primeiro contato que o cliente pode ter com seus serviços. Por isso, é importante que eles tenham um bom desempenho e ajudem na conversão de clientes.
Então, se o número de visitas em seu site é grande, mas você não recebe tantos contatos, seu site tem um baixo desempenho. Mas isso tem solução e é possível mudar esses números. Para isso se atente a dois fatores:
- Antes de pensar em contratar serviços, as pessoas buscam respostas para algumas questões legais. Portanto, busque conversar com seu público por meio de conteúdos dinâmicos que possam solucionar essas dúvidas, ajudar na geração de leads e engajar o público;
- As pessoas procuram contratar o serviço de empresas com as quais se sentem confortáveis. Demonstre confiança e prove por que você deve ser contratado.
3- Falta de investimento para atingir suas metas financeiras
Não basta ter a ambição de crescer e aumentar os lucros. Se você quer que seu escritório bata grandes metas precisa investir na captação de clientes.
Tenha em mente que o ideal é investir entre 6 e 10% da sua receita em marketing para atingir sua meta. Mas não esqueça que é preciso concentrar de 1 a 2% desse valor para seus clientes anteriores. Afinal, manter relacionamentos antigos ajuda a produzir um ótimo ROI.
4- Não conhecer as regras de marketing jurídico
É preciso estar a par de como funciona o marketing jurídico para evitar cometer erros clássicos, como:
- Enviar e-mails sem autorização: o e-mail marketing é uma forma de fazer propaganda de produtos e serviços das empresas. Mas é uma tática proibida na advocacia e só pode ser feita com prévia autorização ou se solicitado pelo cliente;
- Distribuir brindes: é expressamente proibido distribuir brindes e presentes para potenciais clientes. Então, esqueça canetas, canecas, broches ou outros objetos. Caso contrário, seu escritório pode ser punido pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB;
- Divulgar serviços de advocacia vinculados a serviços não-jurídicos: mesmo que pareça uma boa ideia para atrair clientes, não é. Independente se a parceria é lucrativa ou não, é vedada a associação do nome do advogado a qualquer outro serviço, como uma consultoria contábil, por exemplo;
- Divulgar valores de seus serviços: ainda que a intenção seja mostrar que o custo é acessível ou, ainda, uma tentativa de demonstrar transparência, divulgar o valor dos serviços é uma prática proibida pela OAB e gera punições ao profissional.
5- Não dar aos prospects uma razão para escolher você em vez de qualquer outro advogado
Os clientes entram em contato, tiram dúvidas e conhecem seu serviço, mas não te contratam? Pode não parecer, mas isso é bastante comum.
Demonstre uma razão sólida para que eles te escolham, diga como seus serviços irão atender suas necessidades. Mostre porque eles devem recorrer a você e de que forma você resolve os problemas deles. São essas questões que você deve responder de maneira clara. Lembre-se: o foco é sempre o cliente, faça ele perceber isso.
Prospectar clientes pode ser simples com a ferramenta certa
Para prospectar clientes, você pode contar com o suporte da tecnologia. Um software jurídico, como o Lawyer Eleven, tem todos os recursos necessários para ajudá-lo nessa missão.
A ferramenta fornece agenda de contato de todos os clientes, registra todos os atendimentos realizados e permite conhecer o perfil das pessoas que buscam seu serviço. Dessa maneira, é possível aprimorar o marketing jurídico e ser ainda mais assertivo ao prospectar clientes.
Moderno, ágil e seguro, o Lawyer Eleven é um software jurídico desenvolvido em uma plataforma em nuvem para a gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Com os recursos do sistema, você automatiza algumas tarefas do dia a dia, agiliza os processos e ganha tempo para prospectar clientes.
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