A Alkasoft vem acompanhando de perto o trabalho e as demandas mais recorrentes dos advogados. Conhecendo as dores dos profissionais da área jurídica, se aprofundou na busca de soluções que ajudassem em todas as suas áreas de atuação.
Ao longo desta jornada já falamos sobre gestão do escritório, adaptação às novas tecnologias, captação de clientes, além de outros conteúdos importantes.
Na sequência, iremos apresentar um post sobre técnicas de persuasão no Direito e todas as vantagens que estas habilidades podem trazer. Os benefícios se estendem não só no âmbito profissional, mas também nas relações interpessoais da rotina do advogado.
Técnicas de persuasão na prática jurídica
O ramo da advocacia é naturalmente conhecido pelo poder persuasivo dos seus profissionais. Em seu trabalho diário, o advogado trabalha em cima de teses e argumentos para convencer outras pessoas por meio da argumentação jurídica.
Importante destacar que persuasão é diferente de manipulação, pois na persuasão você convence alguém de algo benéfico a ambas as partes. Além disso, o convencimento ocorre pelas próprias ideias.
Ou seja, não se impõe concepções de forma forçada. Usando as corretas técnicas de persuasão você se aproxima harmonizando ideias sem gerar conflito e conquistando a importante cooperação do seu interlocutor.
Você já conhece as técnicas de persuasão no Direito? Sabe como usar na rotina do seu escritório e na relação com as pessoas do seu convívio?
1 – Saiba escutar e tenha interesse genuíno pelas pessoas
Quando se fala em persuasão, a primeira coisa que vem em mente são os belos discursos com palavras impactantes que tocam as pessoas. Todavia, isso não é o mais importante. Saber escutar é comprovadamente mais benéfico quando você quer obter a cooperação de alguém.
Geralmente as pessoas gostam mais de serem ouvidas. Além disso, ao ouvir atentamente alguém, você terá muito mais informações que poderão ajudar na hora de compactuar ideias.
Entretanto, apenas ouvir não é o suficiente. É preciso haver um interesse genuíno pelo que dizem, ter a sensibilidade de observar o quanto aquele assunto é significativo e saber o que a levou até aquela situação. Assim, você vai conseguir se aproximar do interlocutor com empatia, buscando junto a ele não só a melhor, mas a solução necessária para ambos.
Lembre-se que ao ouvir você está adquirindo informações importantes que, junto com outras técnicas de persuasão, irão ajudá-lo a obter a compatibilidade e uma melhor argumentação jurídica.
2 – Concilie o conhecimento técnico com a inteligência emocional
Obviamente que o conhecimento técnico é imprescindível no exercício da profissão do advogado. Contudo, aliar este conhecimento com a inteligência emocional pode ser uma técnica de persuasão extremamente eficaz.
Ter o domínio da matéria técnica faz com que o advogado tenha autoridade e argumentação jurídica para falar sobre determinado assunto. Isso lhe dá capacidade para lidar com as objeções e encontrar melhores caminhos dentro do Direito.
Entretanto, a persuasão está intimamente ligada ao emocional. Por isso, jamais entre em conflito de ideias, mesmo que a lei diga que a sua posição está certa. Esta ação poderá gerar hostilidade, dificultando qualquer cooperação possível.
Neste caso, a inteligência emocional é um excelente aliado não só para evitar que isso aconteça, mas para buscar melhor eficiência nessas relações. Ela lhe dará maior sensibilidade para que você conheça as dores das pessoas e saiba de forma assertiva como acessá-las na busca da melhor solução.
3 – Utilize a técnica do Rapport
O Rapport é uma importante técnica de persuasão e pode ser um divisor de águas para obter o convencimento do seu interlocutor. Consiste basicamente no “espelhamento”, ou seja, no uso da mesma linguagem, corporal ou falada, para gerar sintonia e conexão.
Ou seja, o advogado age se aproximando da personalidade e do comportamento da pessoa, demonstrando mesmos interesses, tom de voz, forma de falar e gestos. Ao se aproximar da vivência da pessoa, fortifica-se a relação e cria uma ideia em comum que aproxima.
4 – Nunca deixe de estudar e praticar as técnicas de persuasão
O estudo proporciona o conhecimento teórico, mas só a prática constante e o treinamento é que vão fazer com que você use com excelência as técnicas de persuasão no Direito.
O conhecimento é muito importante, pois você precisa estar sempre se renovando e aprendendo sobre novas técnicas de argumentação jurídica, além de revisar aquelas que já sabe. A maior fonte deste conhecimento são artigos, podcasts ou livros com insights que podem ser aplicados no cotidiano do advogado.
Entretanto, só o conhecimento literal não é o suficiente. É necessário que você se exponha e pratique de forma reiterada as técnicas que aprendeu para assim aprimorar-se cada vez mais na busca do seu objetivo.
Alkasoft é parceira do advogado
Como já vimos, a Alkasoft vem produzindo uma série de conteúdos relevantes e tendências jurídicas que irão auxiliar na rotina do advogado. Sabemos que a prática jurídica além de concorrida é cansativa, por isso preparamos textos práticos com ideias inovadoras que poderão ser aplicadas imediatamente no seu escritório de advocacia. Estamos preparando ainda mais. Aproveite e conheça o Software Jurídico Lawyer Eleven e fique por dentro das mais modernas e eficientes funcionalidades.