fbpx
carreiras-juridicas-mais-promissoras-2919-proximos-anos-alkasoft

Os acontecimentos da política de um país mexem com todas as áreas profissionais, dando também destaque a várias profissões. Na advocacia isso não é diferente.

No Brasil, por exemplo, a reforma trabalhista aprovada pelo presidente Michel Temer no final de 2017 fez o setor jurídico se adaptar às novas regras e, por causa dessa mudança, estão surgindo novas carreiras jurídicas. Isso se aplica também às alterações feitas no ambiente legal que envolve as disputas eleitorais e as relações empresariais.

Conheça algumas carreiras jurídicas que estão em alta

Se você atua na área jurídica e está buscando um segmento em alta que possa abrir oportunidades no futuro, é importante que você observe as áreas nas quais pode valer a pena investir em uma especialização.

Confira algumas áreas do Direito que estão em alta neste momento e que poderão seguir em evidência nos próximos anos:

1. Advogado eleitoral

As mudanças no cenário político brasileiro e as novas regras no sistema eleitoral fizeram muita gente buscar por informações sobre o assunto. O direito eleitoral ganhou relevância nesse cenário – e não apenas em 2018, que foi um ano eleitoral.

A verdade é que as novidades na área estão fazendo candidatos e partidos políticos procurarem uma assessoria jurídica para resolver problemas, pendências e até procurarem informações em ano eleitoral. Assim, as eleições de 2018 mostraram a necessidade de pedir ajuda e assessoria para um advogado eleitoral.

A Lei da Ficha Limpa, por exemplo, é uma realidade que acaba exigindo uma atenção especial de muitos políticos e partidos. Essa é uma boa área, já que a advocacia eleitoral deve continuar em alta no País, não apenas por causa das eleições, a cada dois anos, mas porque cada vez mais políticos deverão se preocupar com a legislação vigente para não terem problemas durante o período dos seus mandatos.

2. Advogado consultivo trabalhista

A reforma trabalhista trouxe mudanças que impactam a rotina de empregados e empresas. Foram feitas várias alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as quais, juntamente com a novidade trazida pelo eSocial, estão fazendo muitas pessoas buscarem o auxílio de um advogado especializado nessa área.

Para prestar um serviço de qualidade, o advogado consultivo nessa área precisa estar ciente de todas as mudanças e sempre fazer consultas de rotina sobre as questões trabalhistas. O seu trabalho será atuar de forma preventiva, utilizando seus conhecimentos para diminuir custos e riscos e, consequentemente, trazer resultados para o seu cliente – seja ele pessoa física ou jurídica – e melhorar a sua situação trabalhista. Mas é importante você saber que a advocacia consultiva para empresas no ramo trabalhista é bastante exigente, na prática. Se você quer ser um destes profissionais, busque qualificação constante e específica.

3. Direito empresarial

Todas as grandes empresas possuem um setor jurídico, local de trabalho de muitos advogados especializados em demandas empresariais. Com o surgimento de startups e novas empresas, esse profissional está sendo cada vez mais necessário. O trabalho do advogado especializado em direito empresarial é, portanto, de extrema importância para o funcionamento de uma companhia.

Vale comentar que o ramo empresarial envolve vários aspectos, como o Direito Societário, o Direito Civil, o Direito do Consumidor, o Direito envolvendo contratos, entre outros.

Dentro dessa classificação, também podemos encontrar o diretor de compliance. Ele é o responsável por fazer com que a empresa aja de acordo com a lei e os regulamentos internos da própria companhia. Por essa razão, o advogado que atua nesse segmento está sempre ligado a todos os problemas operacionais de uma companhia.

A obrigação desse especialista é evitar futuras punições, por isso ele deve estar acostumado a adotar as melhores práticas.

4. Direito da Moda

Uma outra área em pleno crescimento para os profissionais do Direito é a do Fashion Law. Segundo uma reportagem do site do jornal O Globo, essa área cresceu tanto que foi criada uma Comissão de Direito da Moda na OAB-RJ. Segundo uma das entrevistadas pela reportagem, a advogada Deborah Portilho, o Fashion Law surgiu em 2006 como uma disciplina da Fordham University, instituição de ensino de Nova York.

“No Brasil, existe desde 2012, mas são poucos os advogados que atuam na área. Muita gente ainda não tem noção da sua importância”, comentou Deborah Portilho. Na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), um grupo de estudos se dedica ao Fashion Law.

A coordenadora do grupo de pesquisa, a professora Juliana Domingues, explica que ainda não há legislação específica que trata do Direito da Moda. Por isso, atualmente, o profissional que se dedica a esse aspecto cuida desse direito como propriedade intelectual, direito autoral, direito concorrencial, além de questões relacionadas à cadeia produtiva da moda ligada ao e-commerce, por exemplo. Ou seja, essa é uma área em pleno crescimento e que demanda profissionais atualizados com o assunto.

5. Direito digital

A tecnologia trouxe inovações em diversas áreas, inclusive na tradicional carreira do Direito. Nesse sentido, o direito digital vem crescendo nos últimos anos como uma das carreiras jurídicas promissoras ao tratar de questões legais relacionadas ao universo digital. Entre as carreiras jurídicas mais promissoras para os próximos anos, essa é uma das principais.

O direito digital é o resultado da relação entre a Ciência do Direito e a Tecnologia da Informação. Trata-se do conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas oriundas do universo digital.

Como consequência dessa nova realidade, surge a necessidade de garantir a validade jurídica das informações prestadas, bem como das transações através do uso de certificados digitais. O direito digital também inova várias áreas tradicionais, que ganham em eficiência com a introdução da internet.

Como você pôde perceber, a área jurídica segue crescendo, principalmente com o avanço da tecnologia. Novas carreiras jurídicas estão surgindo com o objetivo de atender a essa demanda.

Quer saber mais sobre as novidades da área jurídica? Então não deixe de acompanhar o nosso blog e os materiais gratuitos de interesse para quem atua na área do Direito disponíveis aqui no nosso site.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *